Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes ao nível do desenvolvimento percetivomotor e das práticas de intervenção em deficiência |
Conhecimentos abrangentes ao nível do uso de tecnologias da comunicação e informação |
Conhecimentos abrangentes de gerontologia e intervenção social e comunitária |
Conhecimentos abrangentes de nutrição e técnicas de alimentação |
Conhecimentos abrangentes de primeiros socorros |
Conhecimentos abrangentes em ética, deontologia e princípios legislativos |
Conhecimentos básicos de farmacologia |
Conhecimentos especializados de acompanhamento, cuidados e respostas sociais de longa duração |
Conhecimentos especializados de auto cuidado, mobilizações e transferências |
Conhecimentos especializados de patologia e psicologia do adulto e do idoso |
Conhecimentos especializados de promoção do bem-estar e qualidade de vida |
Conhecimentos fundamentais de comunicação, relacionamento interpessoal e língua inglesa aplicada |
Conhecimentos fundamentais de empreendedorismo, liderança, política sociais e gestão em saúde |
Conhecimentos fundamentais de ergonomia, higiene e segurança no trabalho e produtos e equipamentos de apoio à saúde |
Conhecimentos fundamentais de estruturas e funções do corpo humano |
Aptidões |
Consultar e interpretar documentação técnica relacionada com aspetos legais, éticos e deontológicos associados ao trabalho com a pessoa sénior e com o utente de cuidados de longa duração quer no contexto das instituições que disponibilizam respostas soci |
Identificar e usar ferramentas estatísticas e de avaliação da qualidade dos serviços prestados |
Implementar as tarefas de prestação de cuidados diários à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração, quer em contexto das instituições, quer em contexto de apoio domiciliário |
Implementar técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida em situações de emergência |
Interpretar e implementar planos de resposta a situações de emergência, propondo a introdução de ações de melhoria |
Interpretar prescrições médicas e farmacológicas de acordo com as instruções específicas dos profissionais de saúde responsáveis |
Interpretar princípios biofísicos, com recurso às tecnologias mais recentes, para promoção da higiene e prevenção de quedas e infeções |
Propor soluções criativas na dinamização da integração social e comunitária da pessoa sénior e do utente de cuidados de longa duração |
Propor soluções e estratégias de dinamização e promoção de atividades de entidades que disponibilizam respostas sociais específicas à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração |
Atitudes |
Adaptar estratégias de intervenção com “os outros” |
Adotar atitudes interculturais nos diversos campos do trabalho social |
Adotar posicionamentos éticos no contexto dos dispositivos de acompanhamento e intervenção junto da pessoa sénior e do utente de cuidados de longa duração |
Apreender a dinâmica dos agentes intervenientes na prestação de cuidados à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração |
Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade a novas situações |
Demostrar capacidade de comunicação interpessoal e intergeracional |
Desenvolver a sociabilidade, circulação social e promoção social e cultural |
Gerir situações sujeitas a alterações imprevisíveis |
Promover a convivência e as práticas sociais inclusivas |
Refletir acerca das potencialidades e limitações das profissões e profissionais da intervenção social junto da pessoa sénior e do utente de cuidados de longa duração |
Usar a autorreflexão como mecanismo para a autoformação |
Usar a escuta ativa, respeitar os outros e reconhecer a epistemologia das alteridades no trabalho social em contexto das instituições que disponibilizam respostas sociais à pessoa sénior e ao utente de cuidados de longa duração |
Usar a reflexividade como instrumento de desenvolvimento pessoal e profissional |