Conhecimentos |
Conhecimento especializado de políticas e mecanismos de segurança |
Conhecimento especializado de convenções, interação e desenho de interfaces centrados no utilizador |
Conhecimento especializado de ferramentas de apoio à instalação, configuração e gestão de sistemas, redes, servidores e serviços |
Conhecimento especializado em Bases de Dados de natureza diversa |
Conhecimento especializado na especificação de software e seu desenvolvimento |
Conhecimento fundamental da expressão oral e escrita, como instrumento de interação e comunicação |
Conhecimento fundamental da língua inglesa, com um enfoque nas competências: escrita, oral e de leitura |
Conhecimento fundamental de análise, seleção e utilização de soluções tecnológicas, equipamentos, sensores e atuadores |
Conhecimentos especializados sobre Sistemas de Informação e principais linguagens utilizadas para a sua programação e dos seus componentes |
Conhecimentos fundamentais de matemática necessários para o desempenho da profissão |
Aptidões |
Analisar e especificar um Sistema de Informação |
Compreender e propor soluções para os diversos problemas de interação do utilizador com o Sistema de Informação |
Definir algoritmos para um Sistema de Informação com valências para a web e dispositivos móveis |
Definir e avaliar políticas e mecanismos de segurança |
Detetar e solucionar problemas usando ferramentas de desenvolvimento de software |
Identificar requisitos para Sistemas de Informação que tenham o comportamento desejado com base no princípio de funcionamento de uma gama variada de sensores e atuadores |
Propor a reestruturação e redefinição dos componentes de um Sistema de Informação existente |
Propor políticas e mecanismos de segurança adequados ao sistema em questão |
Selecionar tecnologias para o desenvolvimento de software em Sistemas de Informação |
Utilizar diferentes tipos de ferramentas de apoio à instalação, configuração e gestão de sistemas, redes, servidores e serviços |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão |
Demonstrar capacidade de autonomia para detetar e resolver problemas |
Demonstrar capacidade de boa comunicação e de estabelecer boas relações profissionais com clientes, fornecedores, ou outros prestadores de serviços. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade |
Demonstrar capacidade de iniciativa para apresentar propostas de adaptação e/ou evolução de uma solução informática ao seu superior, com capacidade de argumentação e persuasão |
Demonstrar capacidade de se adaptar à constante evolução tecnológica. |
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa |
Demonstrar disponibilidade e respeito pelos outros, no relacionamento com diferentes tipos de interlocutores |
Demonstrar disponibilidade para explorar os conhecimentos teóricos e práticos |
Demonstrar flexibilidade de se adaptar a diferentes situações profissionais, evitando situações de conflito ou de confronto. |