Conhecimentos |
Conhecimento abrangentes sobre a gestão de uma cozinha e restaurante, em prol da satisfação dos clientes, almejando as novas formas de gerir um restaurante (tradicional, coletiva, catering, industrial) ou o departamento de F&B de uma unidade hoteleira |
Conhecimentos abrangentes sobre a dinâmica própria do departamento de F&B e seus serviços complementares |
Conhecimentos especializados de formas de liderança, de gestão de equipas, de comunicação, de iniciativa, de adoção de atitudes assertivas, de resolução de problemas, de reclamações e conflitos, de forma a promover a criação interna de um bom ambiente de |
Conhecimentos especializados relativos a procedimentos e fluxos de trabalho no departamento de F&B (definição de funções, tarefas e responsabilidades de cada cargo), de acordo com as regras de higiene e segurança |
Aptidões |
Analisar o desempenho do departamento através de indicadores de performance comerciais, de qualidade e de gestão, avaliando e dinamizando todos os procedimentos operacionais do departamento |
Analisar o orçamento do departamento ao nível das receitas e dos custos de exploração, fazendo uso dos principais softwares de gestão para o efeito |
Aplicar as normas de higiene e segurança, grantindo o seu total cumprimento, tanto no desempenho interno do departamento como na prestação do serviço de restauração ao cliente |
Dinamizar conversações no âmbito da relação com o cliente, em língua estrangeira |
Identificar as novas tendências, nacionais e internacionais, dos serviços de alimentos e bebidas em concreto, adaptando os produtos e serviços |
Identificar os diferentes segmentos de cliente e mercados-alvo, fazendo uso de uma análise e aplicação cuidada das políticas de marketing do departamentode F&B e da estratégia geral da unidade hoteleira/restaurante para o departamento de F&B em concreto |
Atitudes |
Demonstrar a capacidade de comunicar com interlocutores internos e externos à organização |
Demonstrar a capacidade de promoção de um ambiente de trabalho seguro e adequado, refletindo uma capacidade para aplicar a legislação de trabalho em vigor e zelar pelo seu cumprimento |
Demonstrar a capacidade de refletir a cultura da organização e levar a cabo a estratégia desenhada para o departamento de F&B |
Demonstrar a capacidade para assimilar e promover o trabalho em equipa, para a gestão de conflitos e para a resolução de reclamações de clientes |
Demonstrar capacidade de adaptação e flexibilidade perante novas situações, novas exigências e novos desafios, inerentes à necessidade de permanente criatividade e inovação características do departamento de F&B |
Demonstrar criatividade para a inovação de produtos e serviços, garantindo a permanente atualização dos menus (condicentes com as novas exigências dos mercados) e potenciando a diferenciação do departamento de F&B dentro da unidade hoteleira/restaurante |