Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; Matemática Aplicada às Ciências Sociais; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 15
Total de alunos inscritos em simultâneo 30
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto Porto School Hotel 15 30
Descrição geral Planear, gerir e coordenar os diversos departamentos da unidade hoteleira, organizar, gerir e supervisionar equipas de trabalho, elaborar programas de gestão específicos de cada departamento, gerir e executar operações de produção e serviço dos diferentes departamento da unidade hoteleira e planear estratégias de marketing para a gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes.
Atividades principais
Coordenar e planear as estratégias de marketing e as novas políticas de gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes
Desenvolver a análise das mais recentes tendências de mercado ao ambiente de trabalho dos departamentos
Elaborar e acompanhar a execução dos objetivos e orçamentos dos departamentos da unidade hoteleira
Elaborar o organograma dos diferentes departamentos da unidade hoteleira e respetivas responsabilidades e funções participando no recrutamento e seleção dos colaboradores
Gerir a análise dos principais indicadores de gestão e implementar ações corretivas no domínio da gestão
Gerir e executar operações de produção e serviço dos diversos departamentos da unidade hoteleira
Gerir o cumprimento do orçamento dos diferentes departamentos, os resultados financeiros do negócio e a análise dos mesmos de forma a desenvolver a resolução de possíveis falhas
Gerir o sistema de sugestões/reclamações de clientes
Gerir os recursos humanos de cada departamento de forma a garantir um ambiente seguro e adequado tanto a clientes como colaboradores
Planear e desenvolver os sistemas de gestão da atividade comercial, com recurso a aplicações informáticas adequadas
Planear, gerir e coordenar as diversas secções da unidade hoteleira, garantindo a excelência dos serviços prestados ao cliente e hóspede
Supervisionar as normas de serviço e implementar sistemas de controlo do seu cumprimento numa ótica de melhoria contínua
Supervisionar e garantir a implementação das estratégias de gestão dos departamentos
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes e teóricos relativos à gestão eficaz e eficiente de uma unidade hoteleira e às novas formas de a gerir.
Conhecimentos abrangentes relativos à gestão dos procedimentos de trabalho, de acordo com as regras de higiene e segurança.
Conhecimentos abrangentes sobre a gestão dos variados departamentos numa unidade hoteleira, ao nível funcional, de recursos materiais e humanos.
Conhecimentos especializados de formas de liderança, de gestão de equipas, de comunicação e atitude assertivas, de forma a promover a criação interna de um bom ambiente de trabalho, a produtividade dos colaboradores, a qualidade da produção e do serviço,
Conhecimentos especializados relativos a procedimentos de controlo da atividade dos diferentes departamentos e da produtividade dos recursos humanos.
Conhecimentos especializados relativos às tendências do turismo e da hotelaria (mercados e fluxos), de forma a programar ofertas e serviços, que vão ao encontro das necessidades dos clientes.
Aptidões
Analisar e aplicar as políticas de marketing de cada departamento.
Analisar o desempenho das equipas departamentais, usando indicadores de performance comerciais, de qualidade e de gestão.
Analisar o orçamento dos departamentos, tanto ao nível das receitas como dos custos de exploração, fazendo uso dos mais atuais softwares de gestão hoteleira.
Dinamizar relações de proximidade do negócio com o cliente e com outros interlocutores, tanto na língua materna como em língua estrangeira.
Identificar as novas tendências hoteleiras, adaptando produtos e serviços às necessidades e exigências dos mercados em geral e dos clientes em particular.
Identificar diferentes segmentos de clientes e diferentes mercados-alvo.
Atitudes
Demonstrar a capacidade de comunicar com interlocutores internos e externos à organização.
Demonstrar a capacidade de refletir a cultura da organização, respeitando os valores, os princípios e a filosofia da unidade hoteleira.
Demonstrar a capacidade para assimilar e promover o trabalho em equipa, gerir conflitos e resolver reclamações de clientes, almejando a qualidade do ambiente e do serviço da unidade hoteleira.
Demonstrar criatividade para a inovação de produtos e serviços, promovendo a adaptação e flexibilidade perante novas situações.

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Gestão Hoteleira Internacional (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 2 0 0 1.67%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 11 0 0 9.17%
Economia (0314) 0314 2 0 0 1.67%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 2 0 0 1.67%
Gestão e Administração (0345) 0345 10 0 0 8.33%
Estatística (0462) 0462 2 0 0 1.67%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 2 0 0 1.67%
Engenharia e Técnicas Afins (0520) 0520 3 0 0 2.5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 78 0 0 65%
Turismo e Lazer (0812) 0812 3 0 0 2.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 660h 0h 60
Semestral Gestão de Eventos e Lazer Técnica 0812 75h
 (HEP 15h)
40h 0h
3
Semestral Gestão de Alojamento Técnica 0811 150h
 (HEP 25h)
80h 0h
6
Semestral Espanhol II Geral e científica 0222 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Espanhol I Geral e científica 0222 50h
 (HEP 20h)
0h 0h
2
Semestral E-Commerce no Turismo e Hotelaria Técnica 0342 75h
 (HEP 15h)
40h 0h
3
Semestral Comunicação e Gestão de Equipas Geral e científica 0090 50h
 (HEP 25h)
0h 0h
2
Semestral Serviço de Lavandaria e Andares Técnica 0811 100h
 (HEP 25h)
60h 0h
4
Semestral Serviço de Alimentos e Bebidas Técnica 0811 150h
 (HEP 25h)
80h 0h
6
Semestral Revenue Management Técnica 0345 150h
 (HEP 25h)
80h 0h
6
Semestral Métodos Quantitativos para a Hotelaria Geral e científica 0462 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Inglês II Geral e científica 0222 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Inglês I Geral e científica 0222 50h
 (HEP 20h)
0h 0h
2
Semestral Hotelaria Internacional Técnica 0811 125h
 (HEP 25h)
70h 0h
5
Semestral Gestão Hoteleira Técnica 0811 125h
 (HEP 25h)
70h 0h
5
Semestral Gestão de Serviço de Clientes Técnica 0811 100h
 (HEP 25h)
60h 0h
4
Semestral Gestão de Operações de Alojamento Técnica 0811 150h
 (HEP 25h)
80h 0h
6
2º Ano 1500h 220h 0h 60
Semestral Gestão de Andares Técnica 0811 100h
 (HEP 25h)
60h 0h
4
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Economia do Turismo Geral e científica 0314 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Contabilidade Hoteleira Geral e científica 0344 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Marketing e Relações Públicas para a Hotelaria Geral e científica 0342 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Manutenção Hoteleira Técnica 0520 75h
 (HEP 15h)
40h 0h
3
Semestral Inglês III Geral e científica 0222 75h
 (HEP 25h)
0h 0h
3
Semestral Gestão para a Hotelaria Geral e científica 0345 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Gestão de Tecnologias de Informação Geral e científica 0482 50h
 (HEP 20h)
0h 0h
2
Semestral Gestão de SPA Técnica 0811 100h
 (HEP 25h)
60h 0h
4
Semestral Gestão de Recursos Humanos na Hotelaria Geral e científica 0345 50h
 (HEP 10h)
0h 0h
2
Semestral Gestão de Front Office Técnica 0811 100h
 (HEP 25h)
60h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)