Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes das tendências e produtos turísticos |
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e de comunicação nos vários domínios do setor do turismo |
Conhecimentos abrangentes dos princípios e práticas éticas associadas à atividade profissional no turismo |
Conhecimentos abrangentes sobre a mudança global na procura turística e o desenvolvimento de novos destinos e produtos |
Conhecimentos abrangentes sobre enologia, passando pelo seu histórico, tipos de uva e principais castas, classificação dos vinhos, técnicas de vinificação e armazenamento |
Conhecimentos abrangentes sobre metodologias de gestão de projetos |
Conhecimentos especializados das características do património natural e cultural |
Conhecimentos especializados das principais estruturas político-administrativas do turismo |
Conhecimentos especializados das técnicas de valorização do património natural e cultural |
Conhecimentos especializados de ações e de programas de informação e de comercialização turísticos |
Conhecimentos especializados de planeamento, organização e tratamento da informação em turismo |
Conhecimentos especializados do papel do marketing, a sua função e impacto no mercado turístico |
Conhecimentos especializados do turismo online para a procura e oferta global |
Conhecimentos especializados dos principais destinos turísticos |
Conhecimentos fundamentais das línguas portuguesa e inglesa |
Conhecimentos fundamentais em preparação e confeção de pratos de cozinha: portuguesa, sazonal, criativa, internacional e pastelaria |
Aptidões |
Analisar as necessidades e as tendências da procura turística atual e potencial |
Aplicar técnicas de análise do potencial turístico de recursos naturais e culturais |
Aplicar técnicas de classificação da oferta turística |
Aplicar técnicas de comunicação na realização de tarefas de informação turística |
Avaliar e aplicar métodos e técnicas de recolha de informação turística, de caráter geral, histórico e cultural, e identificar motivações e interesses dos clientes para adequar as ofertas do setor da animação |
Desenhar os menus e colaborar na elaboração de listas de bebida de acordo com diferentes temas ou eventos |
Elaborar o sistema de informação que caracteriza o sistema turístico em que pretendem intervir |
Identificar mercados estratégicos da organização, posicionamento e estratégia de marketing |
Organizar, executar e controlar ações e programas de comercialização turística |
Planear reservas em função de fluxos de procura e de canais de comercialização |
Programar conteúdos de turismo adequados aos diferentes segmentos de mercado |
Usar, corretamente, a língua inglesa, no contexto do turismo e da indústria hoteleira |
Utilizar, corretamente, a língua portuguesa, no contexto do turismo e indústria hoteleira |
Atitudes |
Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos processos no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
Demonstrar aprendizagem autónoma |
Demonstrar autonomia e criatividade no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes clientes e contextos de trabalho |
Demonstrar capacidade de autonomia e responsabilidade |
Demonstrar capacidade de comunicação, a nível interno e externo, com interlocutores diferenciados |
Demonstrar capacidade de liderança, de animação de grupos e de gestão de conflitos |
Demonstrar capacidade de tolerância face a diferenças culturais e linguísticas |
Demonstrar capacidade de trabalho com orientação para objetivos e cumprimento de prazos |
Demonstrar capacidade para agir em função de princípios éticos e deontológicos |
Demonstrar proatividade na análise e na resolução de problemas no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
Demonstrar rigor, organização e método de trabalho |