Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 22
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 22 50
Berão Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos 20 40
Descrição geral Planear, conceber, gerir e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas de análise aplicadas aos produtos turísticos, em conformidade com as boas práticas turísticas, os referenciais normativos e a legislação aplicável
Atividades principais
Criar programas que transmitam qualidade e distrações complementares aos serviços turísticos clássicos
Definir Planos de Marketing, para promoção e venda de produtos e serviços turísticos.
Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas
Elaborar projetos de criação, de consolidação e de comunicação de produtos e de destinos turísticos
Gerir e dinamizar produtos, espaços e equipamentos turísticos considerando as boas práticas e legislação aplicável
Planear e gerir sistemas de informação para registo e tratamento de dados inerentes à atividade turística
Planificar e organizar abordagens a técnicas de interação com os clientes no sentido de maximizar os efeitos das atividades, criando condições para uma fidelização efetiva
Preparar e implementar eventos turísticos, desde a sua idealização até à sua concretização efetiva
Recolher, analisar e sistematizar informação com vista à elaboração de documentos de informação, promoção e comercialização de produtos turísticos
Supervisionar, coordenar e organizar as operações de comidas e bebidas em empresas turísticas e hoteleiras, de restauração e catering, garantindo a qualidade dos serviços
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes das tendências e produtos turísticos
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e de comunicação nos vários domínios do setor do turismo
Conhecimentos abrangentes dos princípios e práticas éticas associadas à atividade profissional no turismo
Conhecimentos abrangentes sobre a mudança global na procura turística e o desenvolvimento de novos destinos e produtos
Conhecimentos abrangentes sobre enologia, passando pelo seu histórico, tipos de uva e principais castas, classificação dos vinhos, técnicas de vinificação e armazenamento
Conhecimentos abrangentes sobre metodologias de gestão de projetos
Conhecimentos especializados das características do património natural e cultural
Conhecimentos especializados das principais estruturas político-administrativas do turismo
Conhecimentos especializados das técnicas de valorização do património natural e cultural
Conhecimentos especializados de ações e de programas de informação e de comercialização turísticos
Conhecimentos especializados de planeamento, organização e tratamento da informação em turismo
Conhecimentos especializados do papel do marketing, a sua função e impacto no mercado turístico
Conhecimentos especializados do turismo online para a procura e oferta global
Conhecimentos especializados dos principais destinos turísticos
Conhecimentos fundamentais das línguas portuguesa e inglesa
Conhecimentos fundamentais em preparação e confeção de pratos de cozinha: portuguesa, sazonal, criativa, internacional e pastelaria
Aptidões
Analisar as necessidades e as tendências da procura turística atual e potencial
Aplicar técnicas de análise do potencial turístico de recursos naturais e culturais
Aplicar técnicas de classificação da oferta turística
Aplicar técnicas de comunicação na realização de tarefas de informação turística
Avaliar e aplicar métodos e técnicas de recolha de informação turística, de caráter geral, histórico e cultural, e identificar motivações e interesses dos clientes para adequar as ofertas do setor da animação
Desenhar os menus e colaborar na elaboração de listas de bebida de acordo com diferentes temas ou eventos
Elaborar o sistema de informação que caracteriza o sistema turístico em que pretendem intervir
Identificar mercados estratégicos da organização, posicionamento e estratégia de marketing
Organizar, executar e controlar ações e programas de comercialização turística
Planear reservas em função de fluxos de procura e de canais de comercialização
Programar conteúdos de turismo adequados aos diferentes segmentos de mercado
Usar, corretamente, a língua inglesa, no contexto do turismo e da indústria hoteleira
Utilizar, corretamente, a língua portuguesa, no contexto do turismo e indústria hoteleira
Atitudes
Adaptar-se à evolução das tecnologias e dos processos no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir
Demonstrar aprendizagem autónoma
Demonstrar autonomia e criatividade no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir
Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes clientes e contextos de trabalho
Demonstrar capacidade de autonomia e responsabilidade
Demonstrar capacidade de comunicação, a nível interno e externo, com interlocutores diferenciados
Demonstrar capacidade de liderança, de animação de grupos e de gestão de conflitos
Demonstrar capacidade de tolerância face a diferenças culturais e linguísticas
Demonstrar capacidade de trabalho com orientação para objetivos e cumprimento de prazos
Demonstrar capacidade para agir em função de princípios éticos e deontológicos
Demonstrar proatividade na análise e na resolução de problemas no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir
Demonstrar rigor, organização e método de trabalho

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Desenvolvimento de Produtos Turísticos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Filosofia e Ética (0226) 0226 2 0 0 1.67%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 14 0 0 11.67%
Gestão e Administração (0345) 0345 9 0 0 7.5%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Estatística (0462) 0462 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 5 0 0 4.17%
Turismo e Lazer (0812) 0812 66 0 0 55%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1587h 247h 0h 60
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
Semestral Técnicas de Expressão e Comunicação Geral e científica 0223 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 0462 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
Semestral Marketing Turístico Técnica 0342 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Marketing Territorial Técnica 0342 106h
 (HEP 61h)
36h 0h
4
Semestral Legislação Turística e Hoteleira Técnica 0380 106h
 (HEP 76h)
22h 0h
4
Semestral Introdução ao Desenvolvimento de Produtos Turísticos Técnica 0812 160h
 (HEP 100h)
45h 0h
6
Semestral Introdução à Gestão Turística Técnica 0812 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Inglês Geral e científica 0222 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
Semestral Gestão de Projetos Turísticos Técnica 0345 106h
 (HEP 61h)
36h 0h
4
Semestral Gestão de Eventos Técnica 0342 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Ética e Deontologia Geral e científica 0226 53h
 (HEP 33h)
0h 0h
2
Semestral Economia e Gestão Geral e científica 0345 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
2º Ano 1597h 216h 0h 60
Semestral Turismo de Saúde e Bem Estar Técnica 0812 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Turismo Criativo Técnica 0812 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Gestão de Alojamento Técnica 0811 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0812 805h
 (HEP 795h)
0h 0h
30
Semestral Enoturismo e Gastronomia Técnica 0812 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Turismo Religioso Técnica 0812 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
Semestral Turismo Náutico e de Cruzeiros Técnica 0812 132h
 (HEP 87h)
36h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 42
Total de alunos inscritos em simultâneo 90
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 22 50
Berão Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos 20 40

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Desenvolvimento de Produtos Turísticos (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)