Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Matemática; Economia; Geografia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Gaia Rua Cabo Borges, 55 20 40
Descrição geral Gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio electrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.
Atividades principais
Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online
Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado
Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.
Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização
Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;
Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico
Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital
Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias
Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital
Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico
Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de comunicação e empreendedorismo
Conhecimentos abrangentes de Design Thinking
Conhecimentos abrangentes de gestão e organização de empresas
Conhecimentos abrangentes de informática na óptica do utilizador
Conhecimentos abrangentes de legislação Informática e do Comércio Eletronico
Conhecimentos abrangentes de língua Inglesa
Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
Conhecimentos abrangentes de métodos de previsão, sobre vendas e outros indicadores, do comportamento dos mercados
Conhecimentos abrangentes de metódos quantitativos
Conhecimentos abrangentes de segurança, higiene e saúde no trabalho
Conhecimentos abrangentes do comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados de compras e pagamentos eletrónicos
Conhecimentos especializados de comunicação online
Conhecimentos especializados de metodologia e técnicas de elaboração e apresentação de projetos
Conhecimentos especializados na elaboração de estudos de mercado
Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
Conhecimentos especializados sobre ferramentas de divulgação e comunicação da sua atividade
Conhecimentos especializados sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
Conhecimentos especializados sobre marketing digital
Conhecimentos especializados sobre sistemas de gestão de conteúdos
Aptidões
Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado.
Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
Aplicar as tecnologias de informação para suporte técnico e tecnologico aos processos de comunicação interna e externa das organizações
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais
Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados.
Aplicar os conceitos de Design Thinking.
Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital
Definir estratégias de internacionalização através do comércio eletrónico;
Dinamizar e implementar planos de marketing digital
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação
Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha de marketing digital
Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
Preparar e organizar, a compra e a venda eletrónicas
Produzir conteúdos multimédia
Propor a aquisição de infraestruturas informáticas de apoio ao comércio eletrónico e realizar a respetiva manutenção e atualização
Atitudes
Demonstrar capaciade de trabalho em equipa
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias
Demonstrar capacidade de planificação e organização
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos
Demonstrar princípios e práticas de autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético

--
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 15 0 0 12.5%
Design (0214) 0214 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4 0 0 3.33%
Jornalismo e Reportagem (0321) 0321 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 58 0 0 48.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 3 0 0 2.5%
Enquadramento na Organização/Empresa (0347) 0347 3 0 0 2.5%
Direito (0380) 0380 2 0 0 1.67%
Matemática (0461) 0461 4 0 0 3.33%
Ciências Informáticas (0481) 0481 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 9 0 0 7.5%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 3 0 0 2.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 310h 0h 60
Semestral Produção de Documentos Web Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Princípios de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 75h)
25h 0h
5
Semestral Plataformas Digitais e Redes Sociais Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Metodos Quantitativos Geral e científica 0461 100h
 (HEP 50h)
0h 0h
4
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 100h
 (HEP 50h)
0h 0h
4
Anual Língua Inglesa Geral e científica 0222 100h
 (HEP 50h)
0h 0h
4
Semestral Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo Técnica 0345 75h
 (HEP 50h)
10h 0h
3
Semestral Gestão de Conteudos Web Técnica 0213 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Gestão das Organizações Geral e científica 0347 75h
 (HEP 50h)
0h 0h
3
Semestral Ferramentas de produção de conteúdos digitais Técnica 0482 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Geral e científica 0862 75h
 (HEP 50h)
0h 0h
3
Semestral Web Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 75h)
30h 0h
5
Semestral Tecnologias de Informação e de Comunicação Técnica 0482 100h
 (HEP 50h)
45h 0h
4
Semestral Redação Web Técnica 0321 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
2º Ano 1500h 210h 0h 60
Semestral Projeto Integrado Digital Técnica 0342 200h
 (HEP 150h)
40h 0h
8
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Legislação Informática e do Comércio Eletrónico Técnica 0380 50h
 (HEP 25h)
10h 0h
2
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 750h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral Design Thinking Técnica 0214 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
Semestral Comércio Eletrónico Técnica 0481 125h
 (HEP 75h)
40h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)