Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Castelo Branco R. Prof. Faria de Vasconcelos 20 40
Descrição geral Planificar, gerir e operacionalizar ações de assessoria, trabalho administrativo e comunicação em empresas, instituições ou organizações, nacionais e internacionais. Promover uma dinâmica de eficácia organizacional com recurso a conhecimentos específicos das áreas do secretariado, da comunicação, da gestão, da contabilidade e do direito empresarial, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das organizações.
Atividades principais
Colaborar na implementação de medidas de avaliação e melhoria da qualidade dos serviços prestados, respeitando os princípios de ética profissional.
Elaborar e gerir dados referentes à área contabilística.
Elaborar, organizar e pesquisar informação com recurso a aplicações informáticas.
Gerir a agenda do serviço e a informação relativa à identificação de clientes e fornecedores.
Gerir as atividades de comunicação empresarial interna em língua materna e estrangeira.
Gerir autonomamente o trabalho específico dos serviços administrativos com recurso a aplicações informáticas adequadas.
Gerir o arquivo de documentação, respeitando regras e procedimentos arquivísticos.
Gerir o processo de recolha e atualização de legislação relativa a diferentes áreas de atividade organizacional.
Gerir procedimentos da área dos recursos humanos.
Gerir relações com o público, nomeadamente clientes, fornecedores e colaboradores em língua portuguesa e estrangeira.
Informar e esclarecer, de modo presencial e não presencial, sobre produtos e serviços da organização.
Planificar, gerir e operacionalizar atividades de assessoria e de comunicação prestando apoio técnico aos órgãos de direção e gestão da entidade em que se insere.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes dos principais conceitos de gestão e da sua importância para o planeamento estratégico das empresas.
Conhecimentos especializados de âmbito jurídico aplicáveis ao universo empresarial e laboral.
Conhecimentos especializados de aplicações informáticas em contextos empresariais.
Conhecimentos especializados de técnicas de informação como elemento de estratégia empresarial.
Conhecimentos especializados e compreensão da expressão oral e escrita em línguas estrangeiras.
Conhecimentos fundamentais de cultura empresarial e organizacional internacional.
Conhecimentos fundamentais de cultura empresarial e organizacional portuguesa.
Conhecimentos fundamentais de planeamento, gestão e implementação de projetos e produção de relatórios com informação relevante.
Conhecimentos fundamentais sobre relações interpessoais nas organizações.
Conhecimentos profundos dos conceitos e técnicas contabilísticas e económico-financeiras.
Conhecimentos profundos em língua materna enquanto instrumento de comunicação.
Aptidões
Analisar e implementar estratégias de gestão de comportamentos e diferenças pessoais, sociais e culturais.
Aplicar e desenvolver técnicas de gestão da comunicação contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela organização.
Apoiar os diferentes departamentos da organização especificamente nas áreas comercial, financeira, jurídica e de recursos humanos.
Assegurar o eficaz atendimento ao público em língua portuguesa e em línguas estrangeiras.
Assessorar a implementação de projetos integrados de produção e desenvolvimento de recursos e atividades em contexto organizacional.
Compreender e aplicar técnicas de comunicação oral e escrita em língua materna e em línguas estrangeiras em diferentes situações de comunicação.
Estruturar e redigir autonomamente o expediente em língua portuguesa e em línguas estrangeiras.
Organizar com autonomia o arquivo aplicando as normas nacionais e europeias de catalogação e arquivística.
Organizar e assegurar a gestão das tarefas inerentes à assessoria na organização.
Organizar e atualizar ficheiros de contactos de clientes e fornecedores.
Utilizar de forma autónoma e adequada recursos informáticos na organização das tarefas de assessoria administrativa.
Atitudes
Demonstrar autonomia, sentido crítico e espírito de iniciativa.
Demonstrar capacidade relacional e de adaptação a diferentes situações e contextos de comunicação.
Demonstrar disponibilidade, cortesia e respeito pelos outros no relacionamento com interlocutores diferenciados.
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a situações e contextos profissionais diversificados, nomeadamente o trabalho em equipa.
Demonstrar respeito pelo quadro de valores eticamente sustentados.
Revelar atitudes autorreflexivas visando a formação pessoal e profissional.
Revelar capacidade de iniciativa e de responsabilidade no cumprimento das tarefas que lhe estão incumbidas.
Revelar capacidade para a conceção e o desenvolvimento de projetos .
Revelar capacidade para a implementação de melhorias na metodologia e organização do trabalho.

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Assessoria e Comunicação Empresarial (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 32 0 0 26.67%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Filosofia e Ética (0226) 0226 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 13 0 0 10.83%
Secretariado e Trabalho Administrativo (0346) 0346 45 0 0 37.5%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 12 0 0 10%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 370h 0h 60
Semestral Inglês II Técnica 0222 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Inglês I Geral e científica 0222 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Francês II Técnica 0222 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Francês I Geral e científica 0222 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Tecnologias Digitais II Técnica 0482 162h
 (HEP 102h)
50h 0h
6
Semestral Tecnologias Digitais I Técnica 0482 162h
 (HEP 102h)
50h 0h
6
Semestral Técnicas de Receção e Atendimento Técnica 0346 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Práticas de Secretariado Técnica 0346 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Organização de Eventos Técnica 0345 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Oficina de Expressão Oral e Escrita - Português Técnica 0223 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Noções de Direito Empresarial Geral e científica 0380 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Introdução à Gestão Empresarial Geral e científica 0345 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
2º Ano 1626h 165h 0h 60
Semestral Francês III Técnica 0222 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0346 816h
 (HEP 811h)
0h 0h
30
Semestral Princípios de Ética Profissional Geral e científica 0226 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Oficina de Protocolo Técnica 0346 135h
 (HEP 75h)
30h 0h
5
Semestral Oficina de Comunicação Empresarial Técnica 0090 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Introdução à Gestão de Recursos Humanos Geral e científica 0345 108h
 (HEP 63h)
0h 0h
4
Semestral Inglês III Técnica 0222 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)