Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Porto de Lisboa 25 50
Descrição geral Planear, gerir e supervisionar ao nível intermédio os serviços de apoio a clientes nos diferentes departamentos de um navio de cruzeiro
Atividades principais
Coordenador e supervisionar os processos de informações ao cliente em diferentes idiomas sobre os diferentes serviços disponíveis no cruzeiro
Gerir e analisar a informação de gestão disponibilizada pelos quadros superiores tendo em vista a melhoria da performance do serviço
Gerir e supervisionar os serviços de housekeeping, front-office, restauração, relações públicas e animação turística utilizando software informático específico
Gerir e supervisionar serviços de housekeeping, front-office, restauração, relações públicas e animação turística a partir da interpretação de checklists
Supervisionar a aplicação das normas de serviço das diferentes secções com base em checklists
Supervisionar a aplicação dos procedimentos de segurança, higiene e primeiros socorros, de acordo com as normas internacionais
Supervisionar e Coordenadar o processo de venda ao cliente de produtos disponíveis no âmbito do mercado dos navios de cruzeiros e serviços a bordo
Supervisionar e gerir as formalidades e comunicações portuárias na ótica do serviço ao cliente
Conhecimentos
Conhecimento especializado da orgânica e logística dos navios de cruzeiro de modo a melhorar o relacionamento profissional e interpessoal
Conhecimento especializado das normas internacionais de segurança em contexto de navios de cruzeiro
Conhecimento especializado de línguas estrangeiras enquanto utilizador independente no contexto específico do turismo e dos navios de cruzeiro em Portugal
Conhecimento especializado de segurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro de acordo com os normativos internacionais
Conhecimento especializado dos sistemas de informação de apoio à gestão em navios de cruzeiro
Conhecimentos especializados sobre as práticas e protocolos de serviço em navios de cruzeiro
Conhecimentos especialziados sobre técnicas de vendas e produtos no âmbito da oferta de navios de cruzeiro
Conhecimentos fundamentais relativos ao planeamento da operação em navios de cruzeiro
Conhecimentos fundamentais sobre gestão logística e desempenho empresarial
Aptidões
Analisar e aplicar planos de segurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro de acordo com os normativos internacionais
Analisar informação e dominar os sistemas de informação de apoio em navios de cruzeiro, no âmbito das operações turísticas e hoteleiras
Analisar o desempenho e aplicar planos operacionais em contexto de navio de cruzeiro e portos marítimos
Assegurar a gestão e divulgação de documentos organizacionais e institucionais destinados aos clientes e outros stakeholders
Avaliar e aplicar os procedimentos e instrumentos que melhor se ajustem a cada contexto e situação nos diferentes âmbitos do quotiadiano do navio de cruzeiro
Comunicar em diferentes idiomas
Dinamizar práticas de responsabilidade social e ambiental, procedimentos protocolares a respeitar com diferentes targets e situações
Preparar e executar atividades de housekeeping, restauração e front-office inerentes aos serviços ao cliente em contexto de navios de cruzeiro
Preparar e tratar informação sobre operações turísticas e hoteleiras de acordo com os procedimentos definidos
Atitudes
Capacidade comercial de apresentação e vendas de serviços
Capacidade de adaptação e polivalência a diferentes contextos e situações
Demonstrar proatividade, organização, disciplina e gestão do tempo
Demonstrar capacidade de disciplina de acordo com as normas internacionais de sergurança, socorro e higiene para navios de cruzeiro
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade
Demonstrar capacidade de organização e gestão orientada para o cliente
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com clientes e com equipas de trabalho
Demonstrar inteligência emocional
Demonstrar uma postura de responsabilidade financeira e social

--
Operações Turísticas e Hoteleiras em Navios de Cruzeiro (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 18 0 0 15%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 6 0 0 5%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 50 0 0 41.67%
Turismo e Lazer (0812) 0812 6 0 0 5%
Proteção de Pessoas e Bens (0861) 0861 16 0 0 13.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 295h 0h 60
Semestral Turismo e Cruzeiros Técnica 0812 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Técnica 0482 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Housekeeping Técnica 0811 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4
Semestral Técnicas e Tecnologias de Animação Turística Técnica 0811 112h
 (HEP 67h)
20h 0h
4
Semestral Segurança Básica para Tripulantes de Navios de Cruzeiro Técnica 0861 336h
 (HEP 216h)
90h 0h
12
Semestral Operações de Segurança em Navios de Cruzeiro Técnica 0861 112h
 (HEP 82h)
20h 0h
4
Anual Língua Estrangeira II Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Anual Inglês Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Fundamentos para Gestão Logística em Navios de Cruzeiros Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Estatística Aplicada à Gestão Geral e científica 0462 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
2º Ano 1680h 160h 0h 60
Semestral Contabilidade Geral Geral e científica 0344 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Comunicação e Relações Interpessoais Técnica 0090 168h
 (HEP 123h)
30h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Front-Office e Comercial Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Alimentos e Bebidas Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Língua Estrangeira - Técnico II Técnica 0222 84h
 (HEP 54h)
20h 0h
3
Semestral Inglês Técnico Técnica 0222 84h
 (HEP 54h)
20h 0h
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 840h
 (HEP 840h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)