Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 65
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Póvoa de Santarém Complexo Andaluz - Apartado 279 25 65
Descrição geral Coordenar e executar operações associadas ao sistema de gestão comercial da empresa e apoiar no planeamento, organização, direção e controlo da função vendas nos âmbitos nacional e internacional; Identificar oportunidades e formular soluções comerciais, incluindo a respetiva comunicação ao mercado, principalmente através da gestão dos recursos de marketing que se encontram adstritos à função comercial da empresa.
Atividades principais
Apoiar a gestão logística e os clientes ao nível da distribuição incluindo o "merchandising";
Colaborar na gestão da marca e integrar os respetivos ditames na comunicação comercial.
Desenvolver estratégias e táticas de comércio eletrónico aos níveis de "front-office" e "back-office";
Gerir a função comercial da empresa, incluindo a respetiva análise, planeamento e controlo;
Gerir o sistema de pesquisa de informação sobre produtos, mercados e concorrência;
Implementar estratégias de marketing digital, delineando e executando ações no plano tático-operacional;
Organizar a força de vendas, incluindo a respetiva seleção, formação, motivação e supervisão;
Vender e negociar de acordo com o segmento de mercado em causa;
Verificar o respeito por um conjunto de regras jurídicas reguladoras da atividade publicitária;
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre a gestão da função comercial;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre a gestão de equipas comerciais;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre a gestão de marca.
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre a gestão de operações logísticas;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre aplicações informáticas de gestão;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre as técnicas de "merchandising";
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre comércio eletrónico;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre comércio internacional;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre o código da publicidade;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre o marketing digital;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre os media digitais e a programação;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre técnicas de venda e negociação;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre técnicas e instrumentos de pesquisa;
Conhecimentos abrangentes sobre a língua estrangeira escolhida;
Conhecimentos abrangentes sobre as principais funções da gestão empresarial;
Aptidões
Analisar, planear, executar e controlar a função comercial da empresa;
Aplicar técnicas de vendas na ótica de marketing;
Articular técnicas de negociação "win-win” e a gestão de relacionamento com os clientes;
Colaborar na gestão da cadeia de abastecimento da empresa;
Colaborar na gestão de marca integrando esta na proposição de valor comercial.
Combinar tecnologias "web" e vários tipos de média na criação de "websites" comerciais;
Contribuir com informações comerciais na redefinição das estratégias de marketing;
Cumprir um conjunto de normas jurídicas essenciais para a atividade publicitária;
Definir estratégias e táticas de comércio eletrónico e contribuir para o seu suporte logístico;
Dinamizar os pontos de venda no mundo físico e no mundo virtual;
Executar estratégias e táticas de marketing digital e criar conteúdos multimédia;
Recolher e analisar informações sobre o mercado para potenciar o volume de vendas;
Recrutar, selecionar, formar, motivar e supervisionar as equipas comerciais;
Utilizar sistemas de informação para a gestão da função comercial;
Utilizar técnicas e instrumentos de comércio internacional para aumentar as vendas;
Atitudes
Demonstrar atenção pelos detalhes e interesse pelas relações causa-efeito;
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na execução dos trabalhos;
Demonstrar capacidade de liderança da força de vendas e vontade de servir os comerciais;
Demonstrar capacidade de persuasão e de alcançar bons relacionamentos interpessoais;
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa na prossecução de objetivos comuns;
Demonstrar criatividade e assertividade na proposta de novas ideias e soluções;
Demonstrar empenhamento na monitorização das atividades dos comerciais;
Demonstrar honestidade perante tensões entre considerandos éticos e comerciais.
Demonstrar interesse por assuntos relacionados com questões de organização e método;
Demonstrar princípios éticos, disponibilidade, cortesia e respeito pelos demais;
Demonstrar resiliência face às contingência do mercado e exibir perseverança comercial;

--
Gestão e Comunicação Comercial (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Economia (0314) 0314 5 0 0 4.17%
Comércio (0341) 0341 50 0 0 41.67%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 25 0 0 20.83%
Gestão e Administração (0345) 0345 10 0 0 8.33%
Direito (0380) 0380 5 0 0 4.17%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 245h 0h 60
Semestral Gestão da Força de Vendas Técnica 0341 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Fundamentos de Gestão Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Economia Geral e científica 0314 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Direito da Publicidade Técnica 0380 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Comércio Internacional Técnica 0341 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Técnicas de Venda e Negociação Técnica 0341 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Técnicas de Expressão e Comunicação Geral e científica 0223 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Princípios de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Pesquisa de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 0461 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Língua Estrangeira Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
2º Ano 1530h 210h 0h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 780h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Design - Comunicação e Multimédia Técnica 0213 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Comércio Eletrónico Técnica 0341 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Técnicas de Merchandising Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Gestão de Marca Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 65
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Póvoa de Santarém Complexo Andaluz - Apartado 279 25 65

--
Gestão e Comunicação Comercial (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)