Conhecimentos |
Conhecimento abrangente de línguas estrangeiras no geral e no contexto específico do alojamento em hotelaria |
Conhecimento abrangente e especializado dos sistemas de informação de apoio à gestão do alojamento em hotelaria |
Conhecimentos especializados sobre técnicas comerciais e de maximização da receita |
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre postura e imagem profissional |
Conhecimentos abrangentes e especializados de normas de contabilidade e faturação, gestão de contas e auditoria noturna |
Conhecimentos abrangentes e especializados de sistemas informáticos com funcionalidades de gestão de reservas, front office e quartos |
Conhecimentos abrangentes e especializados relativos ao planeamento, organização e gestão de todas as operações de recepção e alojamento em hotelaria |
Conhecimentos especializados de técnicas de atendimento e acolhimento ao cliente em hotelaria incluindo os clientes com necessidades especiais (deficientes, idosos, doentes,crianças, etc) |
Conhecimentos especializados sobre práticas e procedimentos de serviço em Front Office e reservas |
Conhecimentos especializados sobre práticas e procedimentos de serviço em Housekeeping |
Conhecimentos especializados sobre segurança, higiene e socorro em estabelecimentos hoteleiros e similares, aplicando a legislação e as normas internacionais |
Conhecimentos especializados sobre técnicas de atendimento diferenciado de clientes respeitando a etiqueta e protocolo internacionais |
Conhecimentos especializados sobre terminologia técnica e conceitos básicos de turismo e hotelaria |
Aptidões |
Analisar e aplicar planos de segurança, higiene e socorro em hotelaria no cumprimento da legislação e das normas internacionais |
Analisar e gerir sistemas de informação de apoio à gestão utilizando adequadamente as aplicações informáticas |
Analisar o desempenho do hotel e desenvolver e aplicar planos operacionais adequados |
Aplicar técnicas de atendimento presencial e telefónico e técnicas de comunicação em geral |
Aplicar técnicas de promoção e marketing de serviços prestados pela unidade hoteleira |
Avaliar e aplicar os procedimentos e instrumentos que melhor se ajustem a cada situação e contexto nos diferentes âmbitos da operação de alojamento em hotelaria |
Dinamizar práticas de responsabilidade social e ambiental, procedimentos protocolares a respeitar com diferentes targets e situações |
Manusear e utilizar a aplicação informática para o alojamento e as respetivas funcionalidades |
Planear e executar atividades de Housekeeping, nomeadamente limpeza de quartos, áreas públicas e de serviço, lavandaria/rouparia |
Planear e executar atividades de reservas individuais e de grupos, assim como acompanhar todo o processo até à chegada do cliente |
Planear e executar atividades inerentes aos serviços de check in e check out ao cliente em hotelaria |
Preparar e tratar informação recebida e produzida de acordo com padrões de serviço e normas internas, cumprindo os procdimentos oficiais |
Saber comunicar em diferentes idiomas |
Atitudes |
Demonstrar capacidade comercial de apresentação e venda de produtos e serviços |
Demonstrar capacidade de disciplina no cumprimento das normas de segurança, higiene e socorro |
Demonstrar capacidade de escuta ativa na interação com o cliente |
Demonstrar capacidade de resolução de problemas decorrentes de solicitações e reclamações de clientes |
Demonstrar ética e descrição relativamente a preços, faturas e pagamentos |
Demonstrar interesse em compreender e respeitar as expetativas e necessidades dos clientes, respeitando as diferenças e a sua individualidade |
Demonstrar proatividade, organização, disciplina e capacidade de gestão do tempo |
Demonstrar sentido de observação e atenção ao detalhe |
Demontrar responsabilidade no cumprimento de normas e procedimentos internos da organizaçao |
Demostrar inteligência e controlo emocional perante situações de emergência, de reclamação ou de stress |
Desmontrar capacidade de atuar em função de objetivos, de organização e gestão orientada para o cliente |
Desmontrar capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal com diferentes interlocutores e em equipa |
Desmontrar capacidade de liderar: dar instruções, orientar e motivar |