Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática; Economia; Geografia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Berão Escola Profissonal Alda Brandão Vasconcelos - Escola de Hotelaria de Colares 25 50
Descrição geral Organizar, controlar, executar e gerir, de forma autónoma, todas as atividades e operações inerentes ao departamento de alojamento duma unidade hoteleira, nomeadamente nas áreas de reservas, acolhimento e atendimento ao cliente, recepção e portaria e housekeeping em estabelecimentos hoteleiros e similares, garantindo um serviço de qualidade e a satisfação do cliente.
Atividades principais
Controlar os serviços de housekeeping, front office e back office garantindo o máximo de qualidade e rentabilidade.
Coordenar as atividades de aprovisionamento, prevendo e calculando as necessidades de bens de consumo necessários aos serviços de alojamento (amenities, produtos limpeza, fardas, roupas, impressos e formulários, etc.) evitando rupturas de stock.
Coordenar e supervisionar os processos de comunicação com o cliente em diferentes idiomas
Coordenar, executar e supervisionar os serviços de portaria e o processo de venda ao cliente dos diferentes produtos disponíveis na unidade hoteleira
Elaborar, executar e supevisionar as normas e padrões de serviço de acordo com check lists.
Executar, coordenar e supervisionar a aplicação de procedimentos de segurança, higiene e primeiros socorros de acordo com as exigências da legislação e as normas internacionais.
Gerir e analisar a informação de gestão disponibilizada pelos quadros superiores tendo em vista a melhoria da qualidade do serviço e da performance da operação hoteleira
Organizar e participar em operações de reservas, distribuição e ocupação do alojamento, maximizando a sua capacidade e estabelecendo a afetação dos recursos necessários.
Organizar, executar e supervisionar os processos de atendimento de clientes com necessidades especiais (vips, reclamações, crianças, deficientes, etc.)
Organizar, executar e supervisionar as atividades de Front office, nomeadamente nos serviços de recepção e acolhimento (check in, check out, acolhimento, atendimento ao cliente), zelando pelo cumprimento de todas as formalidades incluindo o registo e tratamento de dados informaticamente.
Organizar, executar e supervisionar as atividades de Housekeeping (serviços de quartos e andares, limpeza áreas públicas e de serviço, lavandaria/rouparia).
Conhecimentos
Conhecimento abrangente de línguas estrangeiras no geral e no contexto específico do alojamento em hotelaria
Conhecimento abrangente e especializado dos sistemas de informação de apoio à gestão do alojamento em hotelaria
Conhecimentos especializados sobre técnicas comerciais e de maximização da receita
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre postura e imagem profissional
Conhecimentos abrangentes e especializados de normas de contabilidade e faturação, gestão de contas e auditoria noturna
Conhecimentos abrangentes e especializados de sistemas informáticos com funcionalidades de gestão de reservas, front office e quartos
Conhecimentos abrangentes e especializados relativos ao planeamento, organização e gestão de todas as operações de recepção e alojamento em hotelaria
Conhecimentos especializados de técnicas de atendimento e acolhimento ao cliente em hotelaria incluindo os clientes com necessidades especiais (deficientes, idosos, doentes,crianças, etc)
Conhecimentos especializados sobre práticas e procedimentos de serviço em Front Office e reservas
Conhecimentos especializados sobre práticas e procedimentos de serviço em Housekeeping
Conhecimentos especializados sobre segurança, higiene e socorro em estabelecimentos hoteleiros e similares, aplicando a legislação e as normas internacionais
Conhecimentos especializados sobre técnicas de atendimento diferenciado de clientes respeitando a etiqueta e protocolo internacionais
Conhecimentos especializados sobre terminologia técnica e conceitos básicos de turismo e hotelaria
Aptidões
Analisar e aplicar planos de segurança, higiene e socorro em hotelaria no cumprimento da legislação e das normas internacionais
Analisar e gerir sistemas de informação de apoio à gestão utilizando adequadamente as aplicações informáticas
Analisar o desempenho do hotel e desenvolver e aplicar planos operacionais adequados
Aplicar técnicas de atendimento presencial e telefónico e técnicas de comunicação em geral
Aplicar técnicas de promoção e marketing de serviços prestados pela unidade hoteleira
Avaliar e aplicar os procedimentos e instrumentos que melhor se ajustem a cada situação e contexto nos diferentes âmbitos da operação de alojamento em hotelaria
Dinamizar práticas de responsabilidade social e ambiental, procedimentos protocolares a respeitar com diferentes targets e situações
Manusear e utilizar a aplicação informática para o alojamento e as respetivas funcionalidades
Planear e executar atividades de Housekeeping, nomeadamente limpeza de quartos, áreas públicas e de serviço, lavandaria/rouparia
Planear e executar atividades de reservas individuais e de grupos, assim como acompanhar todo o processo até à chegada do cliente
Planear e executar atividades inerentes aos serviços de check in e check out ao cliente em hotelaria
Preparar e tratar informação recebida e produzida de acordo com padrões de serviço e normas internas, cumprindo os procdimentos oficiais
Saber comunicar em diferentes idiomas
Atitudes
Demonstrar capacidade comercial de apresentação e venda de produtos e serviços
Demonstrar capacidade de disciplina no cumprimento das normas de segurança, higiene e socorro
Demonstrar capacidade de escuta ativa na interação com o cliente
Demonstrar capacidade de resolução de problemas decorrentes de solicitações e reclamações de clientes
Demonstrar ética e descrição relativamente a preços, faturas e pagamentos
Demonstrar interesse em compreender e respeitar as expetativas e necessidades dos clientes, respeitando as diferenças e a sua individualidade
Demonstrar proatividade, organização, disciplina e capacidade de gestão do tempo
Demonstrar sentido de observação e atenção ao detalhe
Demontrar responsabilidade no cumprimento de normas e procedimentos internos da organizaçao
Demostrar inteligência e controlo emocional perante situações de emergência, de reclamação ou de stress
Desmontrar capacidade de atuar em função de objetivos, de organização e gestão orientada para o cliente
Desmontrar capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal com diferentes interlocutores e em equipa
Desmontrar capacidade de liderar: dar instruções, orientar e motivar

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Operações em Alojamento e Receção em Hotelaria (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 18 0 0 15%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 6 0 0 5%
Gestão e Administração (0345) 0345 18 0 0 15%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 54 0 0 45%
Turismo e Lazer (0812) 0812 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 320h 0h 60
Semestral Organização Empresarial Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Anual Língua Estrangeira II Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Introdução às Operações Hoteleiras Técnica 0811 84h
 (HEP 54h)
25h 0h
3
Semestral Introdução ao Turismo Técnica 0812 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Anual Inglês Geral e científica 0222 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Etiqueta e Protocolo Técnica 0811 84h
 (HEP 54h)
25h 0h
3
Semestral Contabilidade Geral Geral e científica 0344 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Comunicação e Relações Interpessoais Técnica 0090 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Técnica 0482 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Reservas e Front Office Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas e Tecnologias de Housekeeping Técnica 0811 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
2º Ano 1680h 190h 0h 60
Semestral Procedimentos de Segurança em Hotelaria Técnica 0811 84h
 (HEP 54h)
25h 0h
3
Semestral Língua Estrangeira II - Aplicada ao Alojamento Técnica 0222 84h
 (HEP 54h)
25h 0h
3
Semestral Inglês Técnico Técnica 0222 84h
 (HEP 54h)
25h 0h
3
Semestral Gestão do Alojamento Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Gestão Comercial e Revenue Management Técnica 0345 168h
 (HEP 108h)
45h 0h
6
Semestral Estatística Aplicada à Gestão Geral e científica 0462 168h
 (HEP 108h)
0h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 840h
 (HEP 840h)
0h 0h
30
Semestral Acessibilidade na Hotelaria Técnica 0811 84h
 (HEP 54h)
25h 0h
3
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)