Conhecimentos |
Conhecimentos especializados de gestão ambiental, incluindo os requisitos da norma NP EN ISO 14001, EMAS e ferramentas de apoio à gestão ambiental |
Conhecimentos especializados de gestão da segurança no trabalho, incluindo os requisitos da norma OHSAS 18001 e ferramentas de apoio à gestão da segurança no trabalho |
Conhecimentos especializados da organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações |
Conhecimentos especializados de gestão da qualidade da água, incluindo o funcionamento dos sistemas de tratamento de águas e águas residuais, para atuar na sua monitorização e controlo |
Conhecimentos especializados de gestão da qualidade do ar, incluindo as técnicas de avaliação da qualidade do ar ambiente e os requisitos legais e regulamentares |
Conhecimentos especializados de gestão de resíduos, incluindo a política, instrumentos de gestão e os requisitos legais e regulamentares |
Conhecimentos especializados de legislação de segurança e saúde no trabalho e do ambiente |
Conhecimentos especializados de metodologias de avaliação, prevenção e controlo dos perigos e riscos laborais |
Conhecimentos especializados de métodos de avaliação dos factores psicossociais no trabalho |
Conhecimentos especializados de microbiologia |
Conhecimentos especializados de química |
Conhecimentos especializados de ruído laboral e ruído ambiente, incluindo as técnicas de medição e controlo do ruído e vibrações |
Conhecimentos especializados de técnicas de informação, comunicação e formação |
Conhecimentos especializados sobre o controlo dos agentes fisicos, quimicos e biológicos em locais de trabalho |
Conhecimentos fundamentais de ergonomia e de organização de empresas |
Conhecimentos fundamentais de matemática |
Conhecimentos fundamentais de organização de emergência |
Aptidões |
Aplicar ferramentas de apoio à gestão ambiental de uma organização na identificação e priorização de aspetos ambientais e na utilização técnicas de diagnóstico do desempenho ambiental |
Aplicar normas e procedimentos de atuação em situações de emergência |
Aplicar técnicas de identificação de perigos e avaliação de riscos profissionais |
Aplicar técnicas de informação e comunicação adequadas ao contexto de intervenção |
Conceber documentação técnica relacionada com as áreas de intervenção |
Conceber e avaliar a eficácia das ações de formação e sensibilização em segurança no trabalho e ambiente |
Conceber e executar a organização da emergência |
Conceber e executar a organização dos serviços de segurança e saúde do trabalho nas organizações |
Conceber e executar medidas de controlo e melhoria da qualidade do ar |
Conceber e executar medidas de redução do consumo, de prevenção e de controlo da poluição da água, incluindo alterações na operação e gestão de processos de tratamento de águas e de águas residuais para melhorar a sua eficiência |
Conceber e executar planos de prevenção e controlo dos riscos profissionais |
Conceber e executar programas de gestão de resíduos |
Controlar a aplicação das técnicas de medição do ruído, definir e implementar medidas de prevenção e controlo da poluição sonora |
Controlar a atuação de forma adequada em situações de acidente ou incidente ao nível da segurança no trabalho e do ambiente |
Controlar a documentação e registos do sistema de gestão da segurança no trabalho e do ambiente |
Controlar o cumprimento das normas de segurança no trabalho |
Elaborar e aplicar listas de verificação de cumprimento de requisitos legais e normativos. |
Identificar causas de não conformidades da segurança no trabalho e ambientais e definir as medidas corretivas adequadas |
Pesquisar e aplicar legislação, regulamentos e normas inerentes aos diferentes setores de intervenção |
Planear e controlar as etapas de implementação e acompanhamento de sistemas de gestão da segurança no trabalho e do ambiente |
Planear e utilizar técnicas de auditoria a sistemas de segurança no trabalho e do ambiente. |
Utilizar técnicas de determinação de agentes físicos, químicos e biológicos em meio laboral e no meio ambiente e avaliar a conformidade legal |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos de nível superior, quando inserido em equipa |
Demonstrar capacidade de agir com espírito de equipa e cooperação para responder às solicitações do serviço |
Demonstrar capacidade de comunicação com diferentes interlocutores |
Demonstrar capacidade de trabalho, orientação para objetivos e rigor, cumprimento de prazos, horários e procedimentos definidos |
Demonstrar capacidade para se adaptar às evoluções técnicas e metodológicas e a diferentes contextos organizacionais |
Demonstrar capacidade para solucionar situações ou problemas que são da sua responsabilidade e determinar quando são da responsabilidade de um nível hierárquico superior |
Demonstrar disponibilidade para adotar as soluções adequadas para a resolução de conflitos |
Demonstrar iniciativa, proatividade, assertividade e espírito crítico |
Demonstrar responsabilidade no cumprimento da legislação, normas, regulamentos e procedimentos de boas práticas |
Demonstrar responsabilidade no desempenho e capacidade de supervisão de terceiros e gestão de equipas, demonstrando capacidade de liderança e motivação |