Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 25 50
Descrição geral Orientar, apoiar e supervisionar crianças, bem como planear, conceber e implementar atividades e estratégias de apoio a crianças que conduzam à formação integral nos domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.
Atividades principais
Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento de atividades pedagógicas com crianças
Conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio à infância
Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio à infância
Planear, implementar e avaliar projetos ou colaborar na sua dinamização
Planificar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento integral da criança
Programar e implementar a aplicação de técnicas e metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção
Promover o bem-estar global e a formação pessoal e social das crianças
Conhecimentos
Conhecimentos abrangente das teorias e dos conceitos associados à conceção e à compreensão do processo de desenvolvimento da criança, em articulação com as variáveis do contexto de intervenção
Conhecimentos abrangentes de conceitos, de princípios e de procedimentos subjacentes à organização de percursos na natureza e na exploração de espaços exteriores
Conhecimentos abrangentes e especializados no âmbito do desenvolvimento de projetos educativos e da organização e da gestão de ambientes educativos diversificados
Conhecimentos especializados de técnicas de comunicação e de interação com a criança e restantes agentes educativos
Conhecimentos fundamentais das tecnologias de informação e comunicação na ótica do utilizador
Conhecimentos fundamentais das temáticas e dos respetivos conceitos nos domínios da alimentação, da higiene e da segurança infantil
Conhecimentos fundamentais dos procedimentos subjacentes à construção e ao desenvolvimento de atitudes positivas face ao ambiente e ao património
Conhecimentos fundamentais no âmbito dos modelos pedagógicos na infância
Conhecimentos fundamentais no domínio das expressões.
Conhecimentos fundamentais no domínio do português como língua materna
Conhecimentos fundamentais sobre as dimensões da educação para a cidadania e da formação pessoal e social
Conhecimentos fundamentais sobre conteúdos matemáticos presentes no quotidiano da criança
Aptidões
Aplicar estratégias de comunicação que potenciem a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral, por parte da criança
Conceber e operacionalizar atividades no âmbito da educação para a cidadania e formação pessoal e social
Conceber e planear estratégias que conduzam à aplicação de comportamentos respeitadores do património natural e cultural, por parte das crianças
Construir, analisar e executar programas de ocupação de tempos livres para a infância
Dinamizar tarefas que envolvam as expressões plástica, dramática, motora e musical
Operar com métodos, técnicas e regras que favoreçam a organização e o funcionamento de ambientes educativos
Planear, analisar, executar e avaliar projetos de intervenção orientados para o apoio à infância
Planear, executar e avaliar estratégias e atividades orientadas para o desenvolvimento de comportamentos e de atitudes de observação, exploração e proteção da natureza e o meio envolvente
Promover a utilização criativa das tecnologias da informação e da comunicação, recorrendo à sua utilização para potenciar as comunicações e as relações interpessoais
Promover atividades relevantes para a interculturalidade e respeito pelo outro
Promover processos de comunicação, de raciocínio, de pensamento crítico e de resolução de problemas
Planear e executar estratégias que possibilitem a efetiva operacionalização de métodos e respetivas técnicas alusivas à execução, ao controlo, à avaliação e à melhoria das regras de higiene e segurança infantil
Atitudes
Adaptar a linguagem a diferentes interlocutores e contextos
Demonstrar autonomia na conceção, aplicação e avaliação de projetos, no âmbito de serviços e estruturas de apoio a crianças.
Demonstrar autonomia na construção, desenvolvimento e avaliação de estratégis e atividades no âmbito da educação para a cidadania e da formação pessoal e social
Demonstrar autonomia na construção, no desenvolvimento e na avaliação da implementação de estratégias e de atividades promotoras de uma interação sustentável da criança com a natureza e o meio ambiente que a rodeia
Demonstrar autonomia na orientação e na gestão do grupo e das respetivas atividades em que as crianças são envolvidas
Demonstrar capacidade de audição da criança e dos restantes agentes educativos, demonstrando sempre disponibilidade e respeito
Demonstrar capacidade de comunicação e de relação interpessoal
Demonstrar capacidade para evitar e gerir conflitos
Demonstrar flexibilidade e capacidade de abertura e adaptação em diferentes situações e contextos
Demonstrar iniciativa na resolução de problemas e ou tarefas
Demonstrar responsabilidade e autonomia pelos cuidados e bem-estar das crianças

--
Apoio à Infância (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 4 0 0 3.33%
Ciências da Educação (0142) 0142 5 0 0 4.17%
Artes do Espetáculo (0212) 0212 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 10 0 0 8.33%
História e Arqueologia (0225) 0225 5 0 0 4.17%
Filosofia e Ética (0226) 0226 4 0 0 3.33%
Psicologia (0311) 0311 10 0 0 8.33%
Ciências do Ambiente (0422) 0422 5 0 0 4.17%
Ciências da Terra (0443) 0443 5 0 0 4.17%
Matemática (0461) 0461 10 0 0 8.33%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (0761) 0761 51 0 0 42.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1585h 285h 0h 60
Semestral Ciências da Terra e da Vida Geral e científica 0443 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
Semestral Atividades de observação e exploração da natureza Técnica 0422 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral Atividades de exploração da história e do património cultural Técnica 0225 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral TIC no Apoio à Infância Técnica 0482 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral Psicologia do Desenvolvimento Geral e científica 0311 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
Semestral Promoção da Saúde e bem estar na infância Técnica 0761 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral Português Geral e científica 0223 132h
 (HEP 72h)
0h 0h
5
Semestral Movimento, Música e Drama Técnica 0212 159h
 (HEP 99h)
45h 0h
6
Semestral Jogos matemáticos Técnica 0461 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral Fundamentos de Matemática Geral e científica 0461 132h
 (HEP 87h)
0h 0h
5
Semestral Formação Pessoal e Social e Educação para a Cidadania Técnica 0090 106h
 (HEP 61h)
30h 0h
4
Semestral Dinâmicas de grupo e trabalho em equipa Técnica 0311 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
2º Ano 1603h 180h 0h 60
Semestral Atividades lúdicas e ambientes educativos Técnica 0761 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral Técnicas de Expressão e Comunicação Técnica 0223 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral Oficina de expressões Técnica 0761 159h
 (HEP 99h)
45h 0h
6
Semestral Necessidades educativas especiais Técnica 0142 132h
 (HEP 87h)
30h 0h
5
Semestral Modelos pedagógicos e projetos de intervenção aplicados a serviços de apoio à infância Técnica 0761 132h
 (HEP 87h)
35h 0h
5
Semestral Ética e Deontologia Profissional Geral e científica 0226 106h
 (HEP 76h)
0h 0h
4
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0761 810h
 (HEP 800h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 35
Total de alunos inscritos em simultâneo 70
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 35 70

--
Apoio à Infância (Percurso Geral) 120 ECTS
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 45
Total de alunos inscritos em simultâneo 90
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Lisboa Alameda das Linhas de Torres, n.º 179 45 90

--
Apoio à Infância (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)