Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática; Física e Química; Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 24
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Abrantes R. 17 de Agosto de 1808 24 60
Descrição geral Desenhar e programar jogos digitais para as principais plataformas, de forma individual ou integrado em equipas multidisciplinares.
Atividades principais
Definir e criar os componentes necessários para a criação de um jogo digital
Definir o motor de jogo adequado a cada tipo de jogo e plataforma
Desenhar um jogo digital nos seus componentes de modelação, programação e áudio
Planear e desenvolver as estruturas de dados de suporte a um jogo digital
Planear e desenvolver os componentes de programação de um jogo digital de acordo com as plataformas a que se destina
Planear e implementar planos de comunicação e marketing no contexto dos jogos digitais
Planear e modelar os componentes de um jogo digital
Programar a integração dos componentes áudio num jogo digital
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da história das artes criativas em geral e dos jogos digitais em particular
Conhecimentos abrangentes das tecnologias áudio utilizadas nos jogos digitais
Conhecimentos especializados de algoritmos e estruturas de dados
Conhecimentos especializados de modelação digital para um jogo digital
Conhecimentos especializados de programação tradicional, online ou mobile aplicada a jogos digitais
Conhecimentos especializados dos principais motores e plataformas utlizados em jogos digitais
Conhecimentos especializados sobre a comercialização e marketing de um jogo digital
Conhecimentos especializados sobre a rentabilização de um jogador de jogos digitais
Conhecimentos fundamentais de língua materna e inglês técnico aplicado ao universo dos jogos digitais
Conhecimentos fundamentais de matemática aplicada a jogos digitais
Aptidões
Aplicar a tecnologia adequada à integração dos componentes áudio de um jogo digital
Aplicar as ferramentas de programação mais adequadas a cada tipo de jogo digital
Aplicar as técnicas adequadas de captação, retenção e monetização de jogadores em cada tipo de jogo digital
Aplicar as tenologias base mais adequadas a cada tipo de jogo digital
Aplicar ferramentas apropriadas à criação de modelos para jogos digitais
Aplicar os algoritmos e estruturas de dados adequados a cada tipo de jogo digital
Aplicar os motores de jogo mais adequados a cada tipo de jogo digital
Aplicar raciocínio analítico na resolução e descrição de problemas.
Aplicar raciocínio lógico na resolução de problemas de síntese
Aplicar técnicas de síntese e análise a texto na língua em questão.
Dinamizar equipas multidisciplinares promovendo a cooperação entre os elementos que as constituem
Identificar os componentes de um jogo digital e conhecer o seu contributo para o resultado final
Implementar técnicas adequadas à comercialização e marketing de cada tipo de jogo digital
Atitudes
Adaptar-se à evolução das tecnologias, equipamentos e ferramentas informáticas
Demonstrar autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal
Demonstrar capacidade de excelência ou seja capacidade para exceder expectativas, nomeadamente no empenho em desenvolver o seu trabalho com base em elevados padrões de qualidade e no empenho da aprendizagem continua ao longo da vida
Demonstrar capacidade de iniciativa, criatividade e empreendedorismo, evidenciando um conhecimento detalhado do setor dos jogos digitais
Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares
Demonstrar capacidade de utilização do conhecimento adquirido na resolução de novos problemas
Demonstrar capacidade para lidar com situações sujeitas a alterações imprevisíveis
Demonstrar capacidade para liderar e gerir equipas, promovendo a sua motivação e o cumprimento dos requisitos do projeto
Demonstrar empenho na qualidade e eficácia da comunicação oral e escrita
Demonstrar responsabilidade e ética profissional

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Desenvolvimento de Jogos Digitais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 26 0 0 21.67%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 4 0 0 3.33%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Ciências Informáticas (0481) 0481 70 0 0 58.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 300h 0h 60
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 108h
 (HEP 48h)
0h 0h
4
Semestral História e Evolução dos Jogos Geral e científica 0213 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Fundamentos de Matemática Geral e científica 0461 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Fundamentos de Jogos Técnica 0213 108h
 (HEP 78h)
15h 0h
4
Semestral Fundamentos de Algorimos Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Desenvolvimento de Jogos Online Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Desenho de Jogos Digitais Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Atelier de criatividade Geral e científica 0345 54h
 (HEP 24h)
0h 0h
2
Semestral Algoritmos e Estruturas de Dados Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Tecnologias Áudio para Jogos Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Programação Orientada por Objetos Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Programação de Jogos Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Português Geral e científica 0223 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
2º Ano 1620h 210h 0h 60
Semestral Modelação Digital Técnica 0481 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Laboratório Desenvolvimento de Jogos Técnica 0213 216h
 (HEP 126h)
90h 0h
8
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0481 810h
 (HEP 765h)
0h 0h
30
Semestral Desenvolviment de Jogos para Dispositivos Móveis Técnica 0481 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Atelier de inovação e empreendedorismo Geral e científica 0345 54h
 (HEP 24h)
0h 0h
2
Semestral Projeto e Marketing para Indústria de Jogos Digitais Técnica 0342 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Motores de Jogos Técnica 0481 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)