Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Desenho; Geometria Descritiva; Tecnologias de Informação e Comunicação
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 22
Total de alunos inscritos em simultâneo 54
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Abrantes R. 17 de Agosto de 1808 22 54
Descrição geral Conceber jogos digitais e criar todas as suas componentes artísticas, de forma individual ou integrado nume equipa de desenvolvimento multidisciplinar
Atividades principais
Conceber vários tipos de jogos digitais, na sua vertente artistica
Definir e criar os componentes áudio de um jogo digital
Definir e criar os componentes de animação de um jogo digital
Definir e criar os componentes de história de um jogo digital
Definir e criar os componentes de ilustração de um jogo digital
Definir e criar os componentes de modelação de um jogo digital
Definir e criar os principais componentes necessários à criação de um jogo digital
Desenhar um jogo digital nos seus componentes de história, ilustração, áudio, modelação e animação
Planear e implementar planos de comunicação e marketing no contexto dos jogos digitais
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da história das artes criativas em geral e dos jogos digitais em particular
Conhecimentos abrangentes das tecnologias áudio utilizadas nos jogos digitais
Conhecimentos especializados de animação digital para um jogo digital
Conhecimentos especializados de desenho e ilustração digital
Conhecimentos especializados de edição musical e componentes áudio para um jogo digital
Conhecimentos especializados de modelação digital para um jogo digital
Conhecimentos especializados dos processos de pré-produção de um jogo digital
Conhecimentos especializados sobre a comercialização e marketing de um jogo digital
Conhecimentos especializados sobre a criação de personagens, cenários e ambientes destinados a integrar jogos digitais
Conhecimentos especializados sobre a criação de textos destinados a integrar histórias ou narrativas de jogos digitais
Conhecimentos especializados sobre a rentabilização de um jogador de jogos digitais
Conhecimentos fundamentais de língua materna e inglês técnico aplicado ao universo dos jogos digitais
Conhecimentos fundamentais sobre o desenho de formas humanas e seu movimento
Aptidões
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de animações para jogos digitais
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de áudio para jogos digitais
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de ilustrações para jogos digitais
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de modelos para jogos digitais
Aplicar as ferramentas apropriadas à criação de textos para jogos digitais
Aplicar as técnicas adequadas de captação, retenção e monetização de jogadores em cada tipo de jogo digital
Aplicar técnicas de sintese e análise a textos na língua em questão
Dinamizar equipas multidisciplinares promovendo a cooperação entre os elementos que as constituem
Identificar os componentes de um jogo digital e conhecer o seu contributo para o resultado final
Identificar todos os processos de pré-produção de um jogo digital
Implementar técnicas adequadas à comercialização e marketing de cada tipo de jogo digital
Atitudes
Adaptar-se à evolução das tecnologias, equipamentos e ferramentas informáticas
Demonstrar autonomia na resolução de problemas técnicos correntes e imprevisíveis
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal
Demonstrar capacidade de empreendedorismo, evidenciando um conhecimento detalhado do setor dos jogos digitais
Demonstrar capacidade de integração em equipas multidisciplinares
Demonstrar capacidade para lidar com situações sujeitas a alterações imprevisíveis
Demonstrar capacidade para liderar e gerir equipas, promovendo a sua motivação e o cumprimento dos requisitos do projeto
Demonstrar empenho na qualidade e eficácia da comunicação oral e escrita
Demonstrar iniciativa e criatividade na produção de conteúdos digitais
Demonstrar responsabilidade e ética profissional

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Artes para Jogos Digitais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Belas-Artes (0211) 0211 5 0 0 4.17%
Artes do Espetáculo (0212) 0212 5 0 0 4.17%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 81 0 0 67.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 11 0 0 9.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 4 0 0 3.33%
Ciências Informáticas (0481) 0481 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 345h 0h 60
Semestral Tecnologias Áudio para Jogos Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Português Geral e científica 0223 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 108h
 (HEP 48h)
0h 0h
4
Semestral Ilustração Digital Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral História, Cenários e Personagens Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral História e Evolução dos Jogos Geral e científica 0213 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Fundamentos de Jogos Técnica 0213 108h
 (HEP 78h)
15h 0h
4
Semestral Estudo do Movimento Técnica 0211 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Estratégias de Escrita Criativa Técnica 0223 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Desenho de Jogos Digitais Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Atelier de criatividade Geral e científica 0345 54h
 (HEP 24h)
0h 0h
2
Semestral Animação Digital Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Análise aos Jogos Digitais Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
2º Ano 1620h 210h 0h 60
Semestral Tópicos de Modelação Digital Técnica 0481 135h
 (HEP 75h)
30h 0h
5
Semestral Projeto e Marketing para Indústria de Jogos Digitais Técnica 0342 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Pré-produção Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Laboratório Desenvolvimento de Jogos Técnica 0213 216h
 (HEP 126h)
90h 0h
8
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0213 810h
 (HEP 765h)
0h 0h
30
Semestral Criação de Música Técnica 0212 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Atelier de inovação e empreendedorismo Geral e científica 0345 54h
 (HEP 24h)
0h 0h
2
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)