Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Castelo Branco R. Prof. Faria de Vasconcelos 20 40
Descrição geral Orientar, apoiar e supervisionar as crianças, incluindo as que têm necessidades educativas especiais, em colaboração direta com outros profissionais que trabalham na área da educação, promovendo o espírito de cidadania, o sentido cívico, a capacidade de interagir positivamente com os outros e potenciando o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças.
Atividades principais
Auxiliar na integração das crianças na estrutura de organização da instituição.
Desenvolver projetos e atividades de recreação educativa para crianças aplicando técnicas e recursos adequados.
Organizar os espaços, os tempos, os recursos e os materiais com finalidades lúdico-educativas, em colaboração com outros profissionais da área da educação.
Planear, implementar e avaliar projetos recreativos para crianças em colaboração com outros profissionais da área da educação.
Planear, implementar e supervisionar atividades de recreação educativa de crianças, em contextos diversificados e em colaboração com outros profissionais da área da educação.
Conhecimentos
Conhecimento abrangente de recursos educativos em suportes variados, nomeadamente, os digitais, que visem aprendizagem lúdica e interativa.
Conhecimento abrangente sobre a seleção de técnicas de apoio à aprendizagem recreativa das crianças, em áreas como a língua materna, a matemática, o estudo do meio físico e social e as expressões artísticas e físico-motoras.
Conhecimento abrangente sobre estratégias de interação com crianças, incluindo as que têm necessidades educativas especiais.
Conhecimento abrangente sobre o desenvolvimento global das crianças, bem como, sobre saúde, segurança, higiene e bem-estar infantil.
Conhecimento abrangente sobre o desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e psicomotor das crianças.
Conhecimento factual de atividades educativas recreativas para crianças.
Conhecimento factual nas áreas da expressão plástica, musical, dramática e físico-motora.
Conhecimento teórico de planeamento e implementação de projetos educativos lúdicos para crianças.
Conhecimento teórico sobre a estrutura das instituições e organizações educativas para crianças.
Aptidões
Colaborar no planeamento e na dinamização de projetos lúdico-educativos, promotores de desenvolvimento socioafetivo, cognitivo e psicomotor das crianças.
Comunicar de forma clara e adequar o discurso ao interlocutor e à situação comunicativa.
Dinamizar e avaliar atividades recreativas e de aprendizagem, direcionadas especificamente para o público infantil.
Identificar e sinalizar comportamentos de risco.
Interagir positivamente com todas as crianças, nomeadamente, as que têm necessidades educativas especiais.
Mediar conflitos e adaptar as crianças às normas de funcionamento da instituição/organização.
Organizar e adaptar espaços à tipologia das atividades e do grupo de crianças.
Organizar e manter um registo atualizado da informação relativa às atividades e projetos dinamizados.
Pesquisar, selecionar e adaptar recursos educativos lúdicos, incluindo os recursos digitais, adequados ao público-alvo, para contextos formais, informais e não formais de aprendizagem, em áreas como a língua materna, a matemática, o estudo do meio físico
Atitudes
Agir de acordo com os princípios éticos da sua profissão.
Demonstrar capacidade de colaboração na implementação de atividades lúdicas de aprendizagem e de projetos que visem o desenvolvimento integral e equilibrado das crianças.
Demonstrar capacidade de resolução assertiva de conflitos/problemas.
Demonstrar capacidade de trabalho, de colaboração, de responsabilidade, de autonomia, de iniciativa e de flexibilidade.
Demonstrar capacidade proativa na pesquisa e na seleção de recursos educativos adequados ao público-alvo e aos objetivos de projetos ou de atividades.
Demonstrar uma boa capacidade de comunicação oral e escrita, adequando o discurso aos diversos interlocutores e contextos comunicativos.
Evidenciar capacidades de interação com as crianças, as famílias e com os restantes membros da comunidade.
Evidenciar preocupação com a criação e manutenção de ambientes seguros, saudáveis e estimulantes, que otimizem o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem-estar das crianças.

--
Recreação Educativa para Crianças (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 3 0 0 2.5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4 0 0 3.33%
Filosofia e Ética (0226) 0226 3 0 0 2.5%
Psicologia (0311) 0311 6 0 0 5%
Ciências do Ambiente (0422) 0422 5 0 0 4.17%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 4 0 0 3.33%
Enfermagem (0723) 0723 4 0 0 3.33%
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (0761) 0761 86 0 0 71.67%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 280h 0h 60
Semestral Oficina de Artes Plásticas Técnica 0761 216h
 (HEP 156h)
45h 0h
8
Semestral Oficina de Arte Dramática Técnica 0761 216h
 (HEP 156h)
50h 0h
8
Semestral Metodologias e Técnicas de Animação de Crianças Técnica 0761 108h
 (HEP 48h)
45h 0h
4
Semestral Jogos Matemáticos para Crianças Geral e científica 0461 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Educação para a Saúde Infantil Técnica 0761 108h
 (HEP 63h)
20h 0h
4
Semestral Dinâmica de Grupos e Gestão de Conflitos Geral e científica 0311 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Comunicar em Língua Portuguesa Geral e científica 0223 108h
 (HEP 48h)
0h 0h
4
Semestral Ciência para a Infância Geral e científica 0422 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Recursos Educativos Digitais Técnica 0482 108h
 (HEP 48h)
45h 0h
4
Semestral Psicologia do Desenvolvimento da Criança Geral e científica 0311 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Oficina de Expressão Musical Técnica 0761 162h
 (HEP 117h)
30h 0h
6
Semestral Oficina de Escrita Criativa para Crianças Técnica 0761 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
2º Ano 1645h 140h 0h 60
Semestral Necessidades educativas especiais Técnica 0761 108h
 (HEP 63h)
20h 0h
4
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0761 835h
 (HEP 830h)
0h 0h
30
Semestral Emergências na Criança Técnica 0723 108h
 (HEP 63h)
30h 0h
4
Semestral Conceção, Gestão e Avaliação de Projetos Socioeducativos Técnica 0761 216h
 (HEP 156h)
45h 0h
8
Semestral Plurilinguismo nas Sociedades Contemporâneas Geral e científica 0222 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Organizações Educativas e Ética Geral e científica 0226 81h
 (HEP 36h)
0h 0h
3
Semestral Oficina de Movimento Técnica 0761 216h
 (HEP 156h)
45h 0h
8
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)