Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas e Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades e Artes Visuais
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Gaia Av. dos Descobrimentos, 333 - Santa Marinha 30 60
Descrição geral Planear, implementar e avaliar estratégias e táticas de marketing digital, que permitam potenciar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online.
Atividades principais
Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online
Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores alvo
Definir e aplicar critérios de segmentação de mercados em âmbito digital
Definir, implementar e avaliar o plano digital de marketing de uma empresa
Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital
Gerir a identidade e posicionamento da marca
Gerir e selecionar as melhores ferramentas comunicacionais para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital
Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de bens, serviços e ideias
Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online
Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital
Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de comunicação e empreendedorismo
Conhecimentos abrangentes de gestão, organização e funcionamento de empresas
Conhecimentos abrangentes de legislação informática e do comércio eletrónico
Conhecimentos abrangentes de língua Inglesa
Conhecimentos abrangentes do comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados de compras e pagamentos eletrónicos
Conhecimentos especializados de comunicação online
Conhecimentos especializados de prática em contexto de trabalho
Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico
Conhecimentos especializados sobre ferramentas de divulgação e comunicação da atividade empresarial
Conhecimentos especializados sobre gestão de redes sociais e produção de conteúdos digitais
Conhecimentos especializados sobre marketing digital
Conhecimentos especializados sobre vocabulário específico da área profissional
Conhecimentos fundamentais sobre a elaboração de um modelo de negócios
Aptidões
Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa
Analisar problemas no âmbito do marketing digital, identificando e seleccionando estratégias de resolução
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito
Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais
Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital
Comunicar conceitos, raciocínios e ideias, oralmente e por escrito, a diferentes públicos, com clareza
Dinamizar e implementar planos de marketing digital
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais
Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação
Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha comunicacional suportada no marketing digital
Pesquisar, selecionar, sistematizar e adaptar informação nova a situações concretas
Preparar as estratégias de comunicação às diferentes formas e para diferentes públicos
Preparar e organizar a venda eletrónica
Produzir conteúdos multimédia
Atitudes
Demonstrar autonomia e capacidade para a resolução de problemas
Demonstrar capacidade de adaptar linguagens e condutas a diferentes contextos e públicos
Demonstrar capacidade de cumprir prazos e horários
Demonstrar capacidade de diálogo fluente adequado a cada situação
Demonstrar capacidade de liderança e empreendedorismo
Demonstrar capacidade de promover a criatividade e a abertura à inovação
Demonstrar capacidade para assumir uma postura profissional
Demonstrar capacidade para elaborar e apresentar trabalhos de forma organizada e cuidada
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa
Demonstrar capacidades de conduta ética e responsável nas relações interpessoais
Demonstrar capcidade de exprimir e fundamentar opiniões
Demonstrar espírito de iniciativa e dinamismo
Demonstrar interesse pela aprendizagem permanente

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Comércio (0341) 0341 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 72 0 0 60%
Gestão e Administração (0345) 0345 24 0 0 20%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 315h 0h 60
Semestral Comunicação em Língua Inglesa Geral e científica 0222 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Comportamento Humano nas Organizações Geral e científica 0345 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Branding e Content Management Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Social Media Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Search Engine Optimization Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Fundamentos de Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Fundamentos de Economia e Gestão Geral e científica 0345 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral e-Business Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Direito da Informática e Internet Técnica 0380 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Design e Multimédia Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
2º Ano 1500h 225h 0h 60
Semestral Comunicação Online Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Plano de marketing digital Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Mobile Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Formação em contexto de trabalho Em contexto de trabalho 0342 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral e-Commerce Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Customer Relationship Management Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Ciências e Tecnologias e Ciências Sociais e Humanas e Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades e Artes Visuais
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 50
Total de alunos inscritos em simultâneo 100
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila Nova de Gaia Av. dos Descobrimentos, 333 - Santa Marinha 30 60
Santa Maria da Feira FEDESPAB - Associação de Ensino e Desenvolvimento de Paços de Brandão 20 40

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)