Conhecimentos |
Conhecimento abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design. |
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais. |
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para dispositivos móveis. |
Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos. |
Conhecimentos especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para a Web. |
Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão |
Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional. |
Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação. |
Conhecimentos fundamentais sobre criação e edição de game assets, nomeadamente conteúdos audiovisuais e modelos 3D. |
Conhecimentos fundamentais sobre o modelo de organização de empresas, tipologia, estrutura organizacional e funções de gestão |
Aptidões |
Analisar, desenhar e apresentar mockup, ideias, conceitos e mecânicas relativas à criação de novas aplicações multimédia e videojogos. |
Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos. |
Comunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa. |
Criar texturas, clips de áudio, modelos tridimensionais e outros recursos utilizando ferramentas de autor para o efeito. |
Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia. |
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para a Internet e/ou Web, tendo em conta os requisitos deste tipo de arquitetura. |
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existentes. |
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para dispositivos móveis, tendo em conta as limitações físicas da interação com os mesmos e tirando partido dos sensores que estes possuem. |
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API. |
Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação nos projetos em que participe. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de adaptação a novos desafios tecnológicos |
Demonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade. |
Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva |
Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis |
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais |