Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 24
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Setúbal Campus do IPS - Estefanilha 24 60
Descrição geral Analisar, desenhar, implementar e avaliar produtos multimédia e videojogos, com recurso às tecnologias específicas para o efeito, nas diversas vertentes das mesmas, nomeadamente computadores pessoais, Web e dispositivos móveis.
Atividades principais
Adaptar aplicações existentes e respetivos conteúdos para plataformas alternativas
Implementar produtos multimédia (multimédia interativa, e-learning, realidade virtual, realidade aumentada, etc.)
Implementar videojogos integrando recursos diversos, internos ou externos à organização
Integrar e colaborar com equipas de programação de videojogos
Produzir conteúdos, game assets e elementos multimédia (texturas, clips de áudio e video, modelos 3D, etc.)
Testar videojogos e aplicações multimédia e produzir a respetiva documentação
Conhecimentos
Conhecimento abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para dispositivos móveis.
Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.
Conhecimentos especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para a Web.
Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão
Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional.
Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.
Conhecimentos fundamentais sobre criação e edição de game assets, nomeadamente conteúdos audiovisuais e modelos 3D.
Conhecimentos fundamentais sobre o modelo de organização de empresas, tipologia, estrutura organizacional e funções de gestão
Aptidões
Analisar, desenhar e apresentar mockup, ideias, conceitos e mecânicas relativas à criação de novas aplicações multimédia e videojogos.
Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos.
Comunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa.
Criar texturas, clips de áudio, modelos tridimensionais e outros recursos utilizando ferramentas de autor para o efeito.
Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para a Internet e/ou Web, tendo em conta os requisitos deste tipo de arquitetura.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existentes.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para dispositivos móveis, tendo em conta as limitações físicas da interação com os mesmos e tirando partido dos sensores que estes possuem.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API.
Interpretar e implementar técnicas de gestão e comunicação nos projetos em que participe.
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação a novos desafios tecnológicos
Demonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade.
Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva
Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais

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Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 12 0 0 10%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 3 0 0 2.5%
Gestão e Administração (0345) 0345 6 0 0 5%
Matemática (0461) 0461 12 0 0 10%
Ciências Informáticas (0481) 0481 87 0 0 72.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 330h 0h 60
Semestral Videojogos multijogador e em rede Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Introdução à Programação Web Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Interação Pessoa-Máquina Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Semestral Ferramentas de Edição de Som e Imagem Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Elementos de Matemática II Geral e científica 0461 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Elementos de Matemática I Geral e científica 0461 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Design e Programação de Jogos Técnica 0481 243h
 (HEP 153h)
60h 0h
9
Semestral Bases de Dados Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
2º Ano 1620h 180h 0h 60
Semestral Técnicas Avançadas de Programação para Videojogos Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Programação de Aplicações Móveis Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Inteligência Artificial Técnica 0481 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de Empresas e Comportamento Organizacional Geral e científica 0345 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Ferramentas de Modelação 3D Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0481 810h
 (HEP 810h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)