Conhecimentos |
Conhecimentos fundamentais sobre os cuidados na infância e juventude, no âmbito da formação pessoal e social e da promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens |
Conhecimentos básicos em segurança e prestação de cuidados de saúde |
Conhecimentos especializados no âmbito das tecnologias na infância e juventude |
Conhecimentos especializados sobre programas de intervenção no âmbito do apoio às crianças e jovens |
Conhecimentos fundamentais sobre problemas pessoais e familiares relacionados com a criança e jovens |
Conhecimentos fundamentais para a criação de clima afetivo adequado. |
Conhecimentos fundamentais sobre metodologias experimentais nas áreas da matemática, da ecologia e educação ambiental, do português e das expressões. |
Conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento físico, psicológico, cultural, comunicacional e social das crianças e jovens |
Aptidões |
Aplicar os cuidados adequados às crianças e aos jovens, nas diversas situações do seu quotidiano, em contextos formais e informais |
Atender, de forma personalizada, às necessidades individuais das crianças e jovens |
Criar espaços e momentos desafiadores no âmbito dos quais as crianças e os jovens possam exprimir o pensamento e os sentimentos |
Dinamizar atividades multidisciplinares em espaços onde as crianças e os jovens desenvolvam o seu processo de socialização |
Dinamizar atividades no âmbito da abordagem às diferentes linguagens e literacias |
Implementar ações / atividades no âmbito de projetos em desenvolvimento |
Planear e construir materiais pedagógicos e lúdicos de apoio às diferentes áreas de aprendizagem |
Planificar e implementar projetos em parceria com outros agentes educativos |
Atitudes |
Evidenciar abertura para os problemas de crianças e jovens e reconhecê-los como oportunidades de aprendizagem |
Evidenciar capacidades de resolução de problemas, de modo a promover um ambiente sustentável de segurança e confiança |
Evidenciar competências para se envolver na formação de crianças e jovens, nomeadamente no que respeita ao processo de socialização e de promoção da saúde |
Evidenciar disponibilidade para a participação efetiva das famílias nos processos de apoio à criança e ao jovem |
Evidenciar iniciativa e flexibilidade para aceitar e valorizar as formas comunicacionais de cada criança e jovem |
Evidenciar uma atenção permanente ao desenvolvimento integral das crianças e jovens |
Ser capaz de valorizar o que as crianças e os jovens pensam, fazem, produzem e sentem e evidenciar disponibilidade para investir em tempos de qualidade |