Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e Matemática Aplicada às Ciências Sociais e História e Geografia e Psicologia e Sociologia e Filosofia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Ramada Rua Bento Jesus Caraça, n.º 12 20 40
Descrição geral Apoiar, orientar e supervisionar crianças e jovens, em contextos educativos e sociais diversificados, com vista à promoção do bem-estar, da aquisição e desenvolvimento de competências e da cidadania.
Atividades principais
Conceber , produzir e desenvolver recursos educativos de apoio a crianças e jovens.
Fazer avaliação diagnóstica e contínua das necessidades de desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor com o envolvimento dos diferentes agentes educativos com responsabilidades na educação.
Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio a crianças e jovens.
Planificar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens.
Planificar, implementar e avaliar projetos de apoio a crianças e jovens.
Promover o bem estar global e a formação pessoal e social das crianças e jovens.
Promover, supervisionar e avaliar o impacto das interações e relações interpessoais estabelecidas entre os membros da instituição das famílias, das crianças e dos jovens.
Conhecimentos
Conhecimentos fundamentais sobre os cuidados na infância e juventude, no âmbito da formação pessoal e social e da promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens
Conhecimentos básicos em segurança e prestação de cuidados de saúde
Conhecimentos especializados no âmbito das tecnologias na infância e juventude
Conhecimentos especializados sobre programas de intervenção no âmbito do apoio às crianças e jovens
Conhecimentos fundamentais sobre problemas pessoais e familiares relacionados com a criança e jovens
Conhecimentos fundamentais para a criação de clima afetivo adequado.
Conhecimentos fundamentais sobre metodologias experimentais nas áreas da matemática, da ecologia e educação ambiental, do português e das expressões.
Conhecimentos fundamentais sobre o desenvolvimento físico, psicológico, cultural, comunicacional e social das crianças e jovens
Aptidões
Aplicar os cuidados adequados às crianças e aos jovens, nas diversas situações do seu quotidiano, em contextos formais e informais
Atender, de forma personalizada, às necessidades individuais das crianças e jovens
Criar espaços e momentos desafiadores no âmbito dos quais as crianças e os jovens possam exprimir o pensamento e os sentimentos
Dinamizar atividades multidisciplinares em espaços onde as crianças e os jovens desenvolvam o seu processo de socialização
Dinamizar atividades no âmbito da abordagem às diferentes linguagens e literacias
Implementar ações / atividades no âmbito de projetos em desenvolvimento
Planear e construir materiais pedagógicos e lúdicos de apoio às diferentes áreas de aprendizagem
Planificar e implementar projetos em parceria com outros agentes educativos
Atitudes
Evidenciar abertura para os problemas de crianças e jovens e reconhecê-los como oportunidades de aprendizagem
Evidenciar capacidades de resolução de problemas, de modo a promover um ambiente sustentável de segurança e confiança
Evidenciar competências para se envolver na formação de crianças e jovens, nomeadamente no que respeita ao processo de socialização e de promoção da saúde
Evidenciar disponibilidade para a participação efetiva das famílias nos processos de apoio à criança e ao jovem
Evidenciar iniciativa e flexibilidade para aceitar e valorizar as formas comunicacionais de cada criança e jovem
Evidenciar uma atenção permanente ao desenvolvimento integral das crianças e jovens
Ser capaz de valorizar o que as crianças e os jovens pensam, fazem, produzem e sentem e evidenciar disponibilidade para investir em tempos de qualidade

--
Apoio a Crianças e Jovens (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Ciências da Educação (0142) 0142 60 0 0 50%
Belas-Artes (0211) 0211 3 0 0 2.5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 14 0 0 11.67%
Psicologia (0311) 0311 3 0 0 2.5%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 3 0 0 2.5%
Ciências do Ambiente (0422) 0422 14 0 0 11.67%
Matemática (0461) 0461 6 0 0 5%
Saúde (0720) 0720 5 0 0 4.17%
Trabalho Social e Orientação (0762) 0762 6 0 0 5%
Desporto (0813) 0813 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 220h 0h 60
Semestral Ecologia e Educação Ambiental Geral e científica 0422 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Atividades de Promoção da Saúde e do Bem-estar das crianças e Jovens Técnica 0720 135h
 (HEP 90h)
25h 0h
5
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação em Processos de Apoio à Crianças e Jovens Técnica 0142 108h
 (HEP 70h)
27h 0h
4
Semestral Técnicas de Expressão e Comunicação em Português Técnica 0223 216h
 (HEP 141h)
52h 0h
8
Semestral Psicologia do Desenvolvimento Geral e científica 0311 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Semestral Pedagogia e Modelos de Formação Geral e científica 0142 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Semestral Oficina de Educação Ambiental Técnica 0422 216h
 (HEP 141h)
58h 0h
8
Semestral Metodologia de Projeto Aplicada ao Serviço Educativo de Apoio a Crianças e Jovens Técnica 0142 216h
 (HEP 141h)
58h 0h
8
Semestral Introdução à Sociologia da Educação Geral e científica 0312 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Trimestral Fundamentos da Matemática Geral e científica 0461 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Educação Especial e Inclusão Geral e científica 0142 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Semestral Educação Artística Geral e científica 0211 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
2º Ano 1620h 210h 0h 60
Semestral Técnicas de Desportos de Aventura e Natureza Técnica 0813 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Seminário de Planeamento da Formação em Contexto de Trabalho Técnica 0142 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Oficina de Pesquisa e Experimentação Técnica 0142 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Oficina de Intervenção Comunitária Técnica 0762 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Oficina da Leitura e Escrita Técnica 0223 162h
 (HEP 102h)
42h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0142 810h
 (HEP 810h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e Matemática Aplicada às Ciências Sociais e História e Geografia e Psicologia e Sociologia e Filosofia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 35
Total de alunos inscritos em simultâneo 70
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Ramada Rua Bento Jesus Caraça, n.º 12 35 70

--
Apoio a Crianças e Jovens (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)