Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e História e Geografia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 15
Total de alunos inscritos em simultâneo 32
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Pr. da República, 23-25 15 32
Descrição geral Produzir conteúdos e narrativas para os novos média utilizando as ferramentas digitais disponíveis com o propósito de divulgar, promover e/ou informar.
Atividades principais
Captar, editar e produzir produtos mediáticos audiovisuais e digitais.
Desempenhar funções de divulgação e promoção nas organizações locais relacionadas com a comunicação.
Elaborar e criar produtos mediáticos e concretizar projetos transversais no domínio da comunicação local.
Gerir e programar projetos de comunicação com objetivos específicos de promoção e divulgação das atividades das empresas e instituições locais.
Organizar parcerias institucionais no âmbito de políticas de comunicação.
Pesquisar, selecionar e editar imagens com recurso a programas informáticos e utilizá-las em contextos de informação e comunicação
Planear a integração de imagens, sons e texto em plataformas digitais e redes sociais.
Produzir e executar eventos de comunicação nas organizações locais.
Conhecimentos
Conhecimentos aprofundados sobre a linguagem dos novos média e a utilização de ferramentas online.
Conhecimentos especializados dos processos e modelos de comunicação nas organizações.
Conhecimentos especializados e aprofundados sobre a utilização de ferramentas audiovisuais e dos novos média.
Conhecimentos fundamentais de comunicação verbal e de utilização de voz na Língua Portuguesa.
Conhecimentos fundamentais na Língua Estrangeira.
Conhecimentos gerais sobre a comunicação e os novos média.
Conhecimentos gerais sobre a interpretação de gráficos e dados estatísticos
Aptidões
Conceber produtos audivisuais e digitais inovadores no contexto das organizações e das instituições.
Criar e dinamizar ações de apresentação pública de projetos de comunicação.
Criar formatos mediáticos com base em dados estatísticos
Elaborar narrativas audivisuais e digitais de comunicação.
Identificar e caracterizar os públicos-alvo da produção mediática.
Organizar redes de contactos no domínio da comunicação.
Realizar produtos mediáticos utilizando as ferramentas digitais e audivisuais.
Atitudes
Demonstrar capacidade criativa e estética do domínio da comunicação mediática
Demonstrar capacidade de adaptação das mensagens mediáticas aos diversos públicos.
Demonstrar capacidade de organização e planeamento
Demonstrar espírito inovador e empreendedor
Demonstrar responsabilidade no trabalho de equipa ao estabelecer pontes e parcerias entre diferentes interlocutores e agentes culturais.

--
Novos Média e Comunicação Local (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 63 0 0 52.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 10 0 0 8.33%
Jornalismo e Reportagem (0321) 0321 34 0 0 28.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 4 0 0 3.33%
Estatística (0462) 0462 4 0 0 3.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 290h 0h 60
Semestral Teoria e Modelos de Comunicação Técnica 0321 125h
 (HEP 65h)
30h 0h
5
Semestral Técnicas de Expressão Escrita Geral e científica 0223 125h
 (HEP 72h)
0h 0h
5
Semestral Media e Indústrias culturais e criativas Técnica 0321 125h
 (HEP 65h)
30h 0h
5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 125h
 (HEP 72h)
0h 0h
5
Semestral Sim Língua Estrangeira Espanhol
Leque de Escolha:
Língua Estrangeira Espanhol
Língua Estrangeira Francês
Língua Estrangeira Inglês
Língua Estrangeira Espanhol
Língua Estrangeira Francês
Geral e científica 0222 125h

125h
125h
125h
112h
112h

 (HEP 72h)
0h 0h

0h
0h
0h
0h
0h
5

5
5
5
4
4
Semestral Empreendedorismo Geral e científica 0345 100h
 (HEP 55h)
0h 0h
4
Semestral Design da comunicação Técnica 0213 125h
 (HEP 65h)
50h 0h
5
Semestral Comunicação Social Local e Comunitária Técnica 0321 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
Semestral Comunicação Local e Internet Técnica 0213 125h
 (HEP 65h)
50h 0h
5
Semestral Comunicação e Novos Média Técnica 0321 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
Semestral Atelier de áudio Técnica 0213 125h
 (HEP 65h)
30h 0h
5
Semestral Análise de Dados e Informação Gráfica Geral e científica 0462 100h
 (HEP 55h)
0h 0h
4
2º Ano 1500h 250h 0h 60
Semestral Média Locais e Dispositivos Móveis Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
Semestral Guionismo e Narrativas Mediáticas Técnica 0321 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
Semestral Fotografia e Imagem Digital Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
Semestral Fontes de Informação e Média Locais Técnica 0321 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0213 750h
 (HEP 720h)
0h 0h
30
Semestral Atelier de vídeo Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
50h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)