Conhecimentos |
Conhecimento abrangente do impacto na qualidade de vida das pessoas com disfunção |
Conhecimento abrangente acerca das normas de primeiros socorros e suporte básico de vida |
Conhecimento abrangente acerca do impacto psicológico no processo de reabilitação |
Conhecimento abrangente para a promoção da saúde e qualidade de vida nas pessoas com incapacidade |
Conhecimento aprofundado acerca da importância da atividade e da ocupação |
Conhecimento aprofundado acerca das estruturas e funções do corpo |
Conhecimento aprofundado acerca de questões relacionadas com a ética profissional |
Conhecimento aprofundado das normas e regras de segurança aplicadas ao próprio e ao cliente |
Conhecimento aprofundado das regras e procedimentos de manutenção, higienização e controlo de equipamentos específicos |
Conhecimento especializado dos conceitos inerentes aos diferentes ciclos de vida |
Conhecimento especializado do enquadramento legal da gestão e políticas de saúde |
Conhecimentos abrangentes sobre a sequência de procedimentos nas diferentes atividades a realizar com os clientes |
Conhecimentos abrangentes sobre cuidados em fim de vida |
Conhecimentos especializados associados à disfunção no desempenho nos diferentes ciclos de vida |
Conhecimentos especializados sobre higiene e segurança no trabalho |
Conhecimentos fundamentais acerca dos cuidados continuados integrados a prestar no contexto da saúde |
Conhecimentos fundamentais de incapacidade e impacto social e ocupacional |
Conhecimentos fundamentais para a compreensão e promoção de dinâmicas interrelacionais |
Aptidões |
Aplicar atividades recreativas e de lazer com vista à promoção da saúde adequadas a cada ciclo de vida e tendo em conta a disfunção |
Atuar segundo as normas de ética mantendo uma conduta profissional assertiva |
Atuar segundo as normas e a legislação aplicável a este tipo de serviços, promovendo a segurança e o bem estar dos clientes e considerando a gestão de riscos |
Avaliar os fatores de risco inerentes ao desenvolvimento e implementação dos vários procedimentos assistenciais, garantindo o bem estar e a segurança dos clientes |
Executar técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida em caso de necessidade |
Identificar as patologias com maior prevalência e principais disfunções no desempenho em cada ciclo de vida |
Identificar e aplicar os fundamentos das relações interpessoais |
Identificar e comunicar possíveis situações de risco decorrentes do contexto ambiental ou humano |
Identificar os contextos específicos para a aplicação dos cuidados continuados integrados |
Identificar, organizar e preparar os recursos necessários para a realização das atividades de prestação de cuidados |
Implementar processos de avaliação da ação que permitam identificar os fatores de sucesso e as limitações observadas |
Operacionalizar atividades inerentes à saúde e higiene adotando procedimentos metodológicos adequados a cada ciclo de vida e tendo em conta a disfunção |
Organizar temporalmente a sequência de atividades a desenvolver com o cliente |
Prestar cuidados de conforto e bem estar em fim de vida |
Reajustar os procedimentos no decorrer das atividades, para garantir a qualidade da intervenção prática |
Sugerir com base na observação e na prática a introdução de melhorias nos procedimentos da prestação de cuidades de saúde |
Atitudes |
Demonstrar aptidão para tomar decisões com base na percepção das suas capacidades e limitações |
Demonstrar assertividade e rigor na execução dos procedimentos, cuidados de saúde e atividades |
Demonstrar capacidade de análise, compreensão e interpretação das normas legais e regulamentares específicas da área |
Demonstrar cuidado e rigor no manuseamento e conservação dos equipamentos |
Demonstrar determinação e responsabilidade na adoção das medidas de segurança necessárias à implementação das actividades |
Demonstrar disponibilidade e capacidade de partilha e trabalho em equipa |
Demonstrar disponibilidade para a participação efetiva das famílias no processo de cuidados |
Demonstrar flexibilidade, adaptando-se a diferentes situações e contextos de intervenção, evitando situações de conflito ou confronto |
Demonstrar interesse na atualização de conhecimentos e competências, adotando uma atitude reflexiva e crítica |
Demonstrar preocupação com a gestão do tempo |
Demonstrar preocupação com a qualidade e rigor na comunicação estabelecida com a equipa e outros prestadores de cuidados formais (comunicação verbal, não verbal e escrita) |
Demonstrar preocupação com a qualidade e rigor na comunicação estabelecida com o cliente e família/cuidadores informais (comunicação verbal e não verbal) |
Demonstrar responsabilidade e proatividade nas diferentes atividades desenvolvidas |
Demonstrar responsabilidade na tomada de decisão |
Demonstrar responsabilidade no seu desempenho profissional retirando as devidas ilações e consequências |
Demonstrar uma atitude de responsabilidade na utilização e conservação das instalações e equipamento |
Investir na relação e interação com o cliente e equipa |