Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes de abordagem interdisciplinar STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). |
Conhecimentos abrangentes de design de produto e dos seus processos cognitivos. |
Conhecimentos abrangentes de diferentes métodos de recolha e análise de dados. |
Conhecimentos abrangentes de funcionamento e gestão de instituições de cariz educativo e cultural. |
Conhecimentos abrangentes de linguagens de programação e robótica para a educação. |
Conhecimentos abrangentes de propriedades textuais e regras de produção discursiva. |
Conhecimentos abrangentes de técnicas de apresentação e divulgação de trabalhos próprios e institucionais. |
Conhecimentos de teorias do desenvolvimento humano e dos processos de aprendizagem em contextos educativos diversos. |
Conhecimentos especializados de interpretação de manuais, protocolos e outros documentos técnicos. |
Conhecimentos especializados de materiais, ferramentas técnicas e tecnologias das diferentes áreas oficinais. |
Conhecimentos especializados de modelação e impressão 3D. |
Conhecimentos especializados de regras, técnicas e equipamentos laboratoriais. |
Conhecimentos especializados de tecnologia educativa e de recursos educacionais abertos. |
Conhecimentos especializados em tecnologias educativas para o ensino da Matemática. |
Conhecimentos especializados em tecnologias educativas para o ensino das Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente. |
Conhecimentos fundamentais na área da educação inclusiva. |
Aptidões |
Dinamizar práticas educativas adequadas, em diversos contextos educativos, considerando o desenvolvimento psicológico, nos seus múltiplos domínios. |
Analisar e explorar o funcionamento e gestão de instituições de cariz educativo e cultural. |
Analisar e interpretar documentos técnicos de apoio à utilização e manutenção de equipamentos. |
Aplicar diferentes métodos, técnicas, materiais e estratégias na conceção e design e promoção de recursos educativos. |
Aplicar regras de segurança e técnicas específicas na utilização de espaços laboratoriais. |
Aplicar técnicas de modelação na impressão 3D de recursos e outros artefactos. |
Aplicar técnicas de recolha e tratamento de dados. |
Articular o uso de materiais manipuláveis físicos com ambientes tecnológicos para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico. |
Conceber e gerir ações que permitam o envolvimento dos atores sociais nos projetos e ações socioeducativas |
Criar, aplicar e avaliar recursos tecnológicos e atividades em contextos educativos e culturais. |
Dinamizar atividades educativas que promovam o pensamento computacional, a integração da robótica, e a utilização de diferentes linguagens de programação. |
Dinamizar atividades que promovam uma abordagem interdisciplinar STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). |
Explorar recursos tecnológicos de apoio ao ensino das Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente. |
Organizar e dinamizar espaços oficinais, assegurando a implementação de regras de higiene e segurança. |
Organizar e preparar apresentações em suportes físicos e digitais na divulgação de trabalhos. |
Produzir discursos orais e escritos com adequação e correção. |
Atitudes |
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias. |
Demonstrar capacidade de adaptação aos conteúdos programáticos dos diferentes níveis de ensino. |
Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade. |
Demonstrar capacidade de integrar e interagir construtivamente em equipas de trabalho. |
Demonstrar capacidade de resolução de problemas. |
Demonstrar capacidades de integração interdisciplinar, designadamente nas áreas de Matemática, Ciências e Tecnologias como parte integrante da Cultura e da Sociedade. |
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos contextos profissionais. |
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das regras e procedimentos organizacionais. |
Evidenciar competências de relacionamento interpessoal. |
Evidenciar sentido crítico e auto-crítico. |
Mostrar iniciativa em explorar conceitos, aplicando o conhecimento a situações práticas. |