Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática e Tecnologias da Informação e da Comunicação
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto R. Dr. Roberto Frias 20 40
Descrição geral Conceber, produzir e gerir recursos de base tecnológica em espaços educativos específicos e apoiar atividades educativas em organizações públicas ou privadas, privilegiando uma abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) e a utilização de ferramentas de fabricação digital e prototipagem.
Atividades principais
Apoiar o desenvolvimento de atividades educativas, suportadas por recursos tecnológicos.
Colaborar na implementação de projetos pedagógicos que assentem numa abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).
Contribuir para a organização e dinamização de espaços de trabalho Laboratorial e/ou de Fabricação Digital.
Desenvolver recursos adaptados às especificidades dos diversos espaços educativos, formais e não formais.
Gerir equipamentos diferenciados tendo em conta o contexto da sua rentabilização em espaços educativos formais e não formais.
Idealizar e criar conteúdos multimédia.
Organizar documentação, facilitando a sua utilização em espaços educativos formais e não formais.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de abordagem interdisciplinar STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).
Conhecimentos abrangentes de design de produto e dos seus processos cognitivos.
Conhecimentos abrangentes de diferentes métodos de recolha e análise de dados.
Conhecimentos abrangentes de funcionamento e gestão de instituições de cariz educativo e cultural.
Conhecimentos abrangentes de linguagens de programação e robótica para a educação.
Conhecimentos abrangentes de propriedades textuais e regras de produção discursiva.
Conhecimentos abrangentes de técnicas de apresentação e divulgação de trabalhos próprios e institucionais.
Conhecimentos de teorias do desenvolvimento humano e dos processos de aprendizagem em contextos educativos diversos.
Conhecimentos especializados de interpretação de manuais, protocolos e outros documentos técnicos.
Conhecimentos especializados de materiais, ferramentas técnicas e tecnologias das diferentes áreas oficinais.
Conhecimentos especializados de modelação e impressão 3D.
Conhecimentos especializados de regras, técnicas e equipamentos laboratoriais.
Conhecimentos especializados de tecnologia educativa e de recursos educacionais abertos.
Conhecimentos especializados em tecnologias educativas para o ensino da Matemática.
Conhecimentos especializados em tecnologias educativas para o ensino das Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente.
Conhecimentos fundamentais na área da educação inclusiva.
Aptidões
Dinamizar práticas educativas adequadas, em diversos contextos educativos, considerando o desenvolvimento psicológico, nos seus múltiplos domínios.
Analisar e explorar o funcionamento e gestão de instituições de cariz educativo e cultural.
Analisar e interpretar documentos técnicos de apoio à utilização e manutenção de equipamentos.
Aplicar diferentes métodos, técnicas, materiais e estratégias na conceção e design e promoção de recursos educativos.
Aplicar regras de segurança e técnicas específicas na utilização de espaços laboratoriais.
Aplicar técnicas de modelação na impressão 3D de recursos e outros artefactos.
Aplicar técnicas de recolha e tratamento de dados.
Articular o uso de materiais manipuláveis físicos com ambientes tecnológicos para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática no ensino básico.
Conceber e gerir ações que permitam o envolvimento dos atores sociais nos projetos e ações socioeducativas
Criar, aplicar e avaliar recursos tecnológicos e atividades em contextos educativos e culturais.
Dinamizar atividades educativas que promovam o pensamento computacional, a integração da robótica, e a utilização de diferentes linguagens de programação.
Dinamizar atividades que promovam uma abordagem interdisciplinar STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics).
Explorar recursos tecnológicos de apoio ao ensino das Ciências Físicas, da Vida e do Ambiente.
Organizar e dinamizar espaços oficinais, assegurando a implementação de regras de higiene e segurança.
Organizar e preparar apresentações em suportes físicos e digitais na divulgação de trabalhos.
Produzir discursos orais e escritos com adequação e correção.
Atitudes
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias.
Demonstrar capacidade de adaptação aos conteúdos programáticos dos diferentes níveis de ensino.
Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita.
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade.
Demonstrar capacidade de integrar e interagir construtivamente em equipas de trabalho.
Demonstrar capacidade de resolução de problemas.
Demonstrar capacidades de integração interdisciplinar, designadamente nas áreas de Matemática, Ciências e Tecnologias como parte integrante da Cultura e da Sociedade.
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diversos contextos profissionais.
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das regras e procedimentos organizacionais.
Evidenciar competências de relacionamento interpessoal.
Evidenciar sentido crítico e auto-crítico.
Mostrar iniciativa em explorar conceitos, aplicando o conhecimento a situações práticas.

--
Serviços de Tecnologias Educativas (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas (0146) 0146 73 0 0 60.83%
Belas-Artes (0211) 0211 7 0 0 5.83%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Psicologia (0311) 0311 10 0 0 8.33%
Matemática (0461) 0461 12 0 0 10%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 7 0 0 5.83%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 345h 0h 60
Semestral Tecnologias Educativas em Ciências Físicas Técnica 0146 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Tecnologias Educativas em Ciências da Vida e do Ambiente Técnica 0146 175h
 (HEP 100h)
55h 0h
7
Semestral Tecnologias de Apoio ao Conhecimento Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Sociologia da Educação e da Aprendizagem Digital Geral e científica 0311 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Oficina de Língua Portuguesa Geral e científica 0223 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Matemática em Ambientes Tecnológicos Técnica 0461 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Matemática e Sociedade Técnica 0461 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Laboratórios de Fabricação II Técnica 0146 175h
 (HEP 100h)
55h 0h
7
Semestral Laboratórios de Fabricação I Técnica 0146 175h
 (HEP 100h)
55h 0h
7
Semestral Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Geral e científica 0311 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
2º Ano 1500h 175h 0h 60
Semestral Projeto Técnica 0146 275h
 (HEP 185h)
65h 0h
11
Semestral Programação e Robótica para a Educação Técnica 0482 175h
 (HEP 100h)
55h 0h
7
Semestral Oficina de Design Técnica 0211 175h
 (HEP 100h)
55h 0h
7
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0146 750h
 (HEP 735h)
0h 0h
30
Semestral Análise de Contextos e Práticas Geral e científica 0146 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)