Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e Matemática e Geografia e Economia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 35
Total de alunos inscritos em simultâneo 80
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Santarém Largo Cândido dos Reis / Edifício do Antigo Hospital 35 80
Descrição geral Gerir produtos de marketing digital, programar e implementar campanhas comerciais, quer numa perspetiva Business to Business quer numa perspetiva de Business to Consummer, planear e executar as tarefas associadas ao comércio electrónico, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável aos níveis nacional e internacional.
Atividades principais
 Coordenar o planeamento de media e ferramentas e meios online .
 Elaborar e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online e offline de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação.  
 Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital
 Monitorizar e gerir o impacto de campanhas de marketing digital.
 Planear e gerir os sistemas de informação e comunicação de suporte ao comércio eletrónico.
Elaborar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades do mercado
Elaborar e analisar estudos de mercado credíveis de modo a produzir relatórios sobre a evolução dos mercados digitais e eletrónicos.
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital  
Elaborar e implementar planos de negócios inovadores e de internacionalização.
Gerir as vendas e as compras em contexto eletrónico.
Gerir e selecionar as melhores ferramentas para a implementação de estratégias de branding definidas no âmbito digital.
Gerir os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de produtos, serviços e ideias.
Planear e gerir os projetos comerciais de âmbito eletrónico.
Conhecimentos
 Conhecimentos especializados sobre gestão de conteúdos web.
 Conhecimentos especializados sobre compras e pagamentos eletrónicos.
Conhecimentos abrangentes sobre design thinking.
Conhecimentos abrangentes sobre ferramentas colaborativas de escritório.
Conhecimentos especializados sobre comunicação online.
Conhecimentos especializados sobre design multimédia.
Conhecimentos especializados sobre metodologias e técnicas de elaboração e e apresentação de projetos.
Conhecimentos especializados sobre produção de conteúdos digitais e gestão de redes sociais
Conhecimentos fundamentais sobre métodos quantitativos.
Conhecimentos fundamentais sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua inglesa.
Conhecimentos fundamentais sobre técnicas de comunicação oral e escrita em língua portuguesa.
Conhecimentos abrangentes sobre o comportamento do consumidor.
Conhecimentos abrangentes sobre gestão e organização de empresas.
Conhecimentos abrangentes sobre legislação Informática e do comércio eletronico.
Conhecimentos abrangentes sobre marketing.
Conhecimentos abrangentes sobre métodos de previsão, vendas e outros indicadores, do comportamento dos mercados.
Conhecimentos especializados sobre marketing digital.
Conhecimentos especializados sobre a elaboração de estudos de mercado.
Conhecimentos especializados sobre comércio eletrónico.
Conhecimentos especializados sobre ferramentas de divulgação e comunicação da sua atividade.
Conhecimentos especializados sobre sistemas de gestão de conteúdos.
Conhecimentos especializados sobre web marketing.  
Aptidões
 Aplicar as tecnologias de informação para suporte técnico e tecnologico aos processos de comunicação interna e externa das organizações.
 Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha de marketing digital.
Analisar e tratar informação relevante, para a elaboração de relatórios de estudos de mercado.
Analisar informação em língua portuguesa e língua inglesa.
Aplicar as técnicas e as ferramentas adequadas à produção de conteúdos multimédia.
Aplicar os conceitos de Design Thinking.
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão.
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito.
Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais.
Aplicar metodologias e técnicas para a análise de dados. 
Aplicar técnicas de comércio eletrónico no desenho de um plano de marketing digital.
Definir estratégias de internacionalização através do comércio eletrónico.
Dinamizar e implementar planos de marketing digital.
Dinamizar os processos de gestão inerentes ao comércio eletrónico, articulando diferentes perfis profissionais.
Dinamizar os recursos humanos, aplicando os princípios de liderança e motivação.
Preparar as estratégias de comunicação adequadas às diferentes formas e para diferentes públicos.
Preparar e organizar, a compra e a venda eletrónicas.
Propor a aquisição de infraestruturas informáticas de apoio ao comércio eletrónico e realizar a respetiva manutenção e atualização.
Atitudes
Demonstrar principios e práticas de, autonomia, rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético.
Demonstrar capaciade de trabalho em equipa.
Demonstrar capacidade de adaptação à evolução dos procedimentos e das tecnologias
Demonstrar capacidade de planificação e organização.
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa.
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados.
Demonstrar capacidades de liderança e de coordenação de projetos.

--
Marketing Digital e Comércio Eletrónico (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 10 0 0 8.33%
Design (0214) 0214 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4 0 0 3.33%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 66 0 0 55%
Gestão e Administração (0345) 0345 5 0 0 4.17%
Direito (0380) 0380 3 0 0 2.5%
Matemática (0461) 0461 6 0 0 5%
Ciências Informáticas (0481) 0481 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 10 0 0 8.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 320h 0h 60
Semestral Web Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Tecnologias da Informação e Comunicação Técnica 0482 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Principios de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Plataformas Digitais e Redes Sociais Técnica 0213 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Organização e Gestão Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 0461 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 100h
 (HEP 55h)
0h 0h
4
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Gestão de Conteúdos Web Técnica 0213 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Ferramentas de produção de conteúdos digitais Técnica 0482 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Semestral Comunicação de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Comportamento do Consumidor Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
2º Ano 1500h 205h 0h 60
Semestral Projeto Integrado Digital Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Legislação Informática e do Comércio Eletrónico Técnica 0380 75h
 (HEP 45h)
20h 0h
3
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 750h
 (HEP 600h)
0h 0h
30
Semestral Design Thinking Técnica 0214 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Comércio Eletrónico Técnica 0481 150h
 (HEP 90h)
35h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)