Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e Economia e Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Arrifana R. Dr. José António Fernandes Camelo - Arrifana 25 60
Descrição geral Planear, organizar, controlar e dirigir, as atividades associadas aos departamentos de front office (receção e portaria), back office (reservas), housekeeping (lavandaria) e room service, das diferentes unidades de alojamento, de forma a garantir a qualidade do serviço e o bem-estar dos hóspedes.
Atividades principais
Assegurar e controlar o estado de conservação, higienização e arrumação das instalações, dos equipamentos e dos bens alimentares utilizados nas unidades de alojamento.
Coordenar as operações com os diferentes serviços afetos à unidade, por forma a Identificar e satisfazer necessidades
Dirigir e coordenar as brigadas e equipas de trabalho.
Efetuar as operações de check-in e check-out, em função das normas e standards definidos, e proceder ao arquivo da documentação.
Gerir e planear as reservas, a ocupação e a distribuição dos quartos em função dos pedidos efetuados, de forma a maximizar a capacidade de alojamento da unidade.
Planear a política comercial da unidade e gerir o relacionamento a nível externo com agências de viagem, empresas de animação e outros agentes externos à unidade.
Planear, executar e coordenar as atividades de limpeza, arrumação e decoração das unidades de alojamento, andares e zonas comuns, bem como o serviço de room service, visando a qualidade de serviço.
Prestar informações sobre o funcionamento da unidade de alojamento e serviços associados, bem como outras de natureza turística, histórica e cultural.
Promover a unidade de alojamento nas diferentes plataformas digitais.
Promover a utilização de ferramentas informáticas que permitam assegurar a operação do departamento de alojamentos, bem como potenciar a relação com os atuais e potenciais hóspedes.
Conhecimentos
Conhecimentos especializados das regras de funcionamento dos serviços de receção, portaria, andares, lavandaria e room service.
Conhecimentos especializados de tecnologias de informação e comunicação, e de softwares específicos inerentes à gestão das unidades.
Conhecimentos especializados em línguas estrangeiras.
Conhecimentos fundamentais das normas de higiene, segurança e saúde no trabalho e dos princípios éticos e legais em vigor no setor.
Conhecimentos fundamentais de gestão de recursos materiais e humanos necessários ao serviço.
Conhecimentos fundamentais de marketing turístico e relacional; de técnicas de gestão de clientes e protocolo; bem como de comunicação e relações interpessoais.
Conhecimentos fundamentais de organização e gestão de eventos
Conhecimentos fundamentais nas áreas do turismo, hotelaria e restauração e de serviços complementares associados.
Conhecimentos fundamentais orientadores para a criação de projetos e negócios.
Conhecimentos profundos de princípios de organização, coordenação e controlo do departamento de alojamento.
Aptidões
Aplicar princípios e técnicas de limpeza, higienização, arrumação e decoração dos quartos, andares e zonas comuns.
Colaborar na definição de objetivos e regras de funcionamento dos serviços, bem como no processo de integração de novos colaboradores.
Comunicar eficazmente com os diferentes públicos, sempre que possível no idioma de origem, identificando necessidades de informação geral e turística, e gerir expectativas.
Definir estratégias de marketing turístico e relacional. Utilizar métodos e técnicas de promoção das diversas atividades/eventos e da própria unidade de alojamento.
Desenvolver projetos e negócios sustentáveis, rentáveis e dinamizadores da economia local e regional.
Dominar o uso das tecnologias de informação e comunicação, na gestão corrente da unidade, bem como na sua divulgação e promoção no exterior.
Efectuar as operações de reservas, check-in e check-out, e assegurar a assistência aos hóspedes durante a sua estada.
Organizar e executar o serviço de receção, portaria, andares, lavandaria, rouparia e room service, de uma unidade de alojamento.
Utilizar métodos e técnicas de elaboração de programas/atividades e de organização de percursos turísticos, promovendo e valorizando o património existente na região e os recursos endógenos.
Atitudes
Comunicar eficazmente, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados.
Demonstrar autonomia na aplicação eficaz dos conceitos organizacionais e de gestão do departamento de alojamento e andares.
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e capacidade de resolução de problemas de forma adequada.
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes públicos e contextos de trabalho, promovendo o bom relacionamento interpessoal.
Demonstrar proatividade perante situações imprevistas, e uma atitude positiva na gestão de reclamações e na resolução de conflitos.
Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos.
Gerir com eficácia e bom senso os recursos humanos afetos, transmitindo os princípios e normas de serviço da unidade de alojamento.
Promover os serviços da unidade e motivar os clientes e/ou os hóspedes para a utilização dos mesmos.
Revelar capacidades de organização e iniciativa para desenvolver as atividades inerentes à gestão do departamento de alojamento e andares, com vista a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos hóspedes.
Revelar zelo e responsabilidade profissional.

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Gestão de Alojamentos Turísticos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 13.5 0 0 11.25%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4.5 0 0 3.75%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 9 0 0 7.5%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 4.5 0 0 3.75%
Gestão e Administração (0345) 0345 12 0 0 10%
Direito (0380) 0380 4.5 0 0 3.75%
Estatística (0462) 0462 4.5 0 0 3.75%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 4.5 0 0 3.75%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 45 0 0 37.5%
Turismo e Lazer (0812) 0812 13.5 0 0 11.25%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 4.5 0 0 3.75%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1495h 360h 0h 60
Semestral Língua Inglesa Aplicada I Geral e científica 0222 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Língua Francesa Aplicada Técnica 0222 112h
 (HEP 67h)
45h 0h
4.5
Semestral Legislação Turística Técnica 0380 112h
 (HEP 67h)
45h 0h
4.5
Semestral Gestão do Serviço de Andares Técnica 0345 75h
 (HEP 45h)
30h 0h
3
Semestral Gestão da Receção Técnica 0811 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Contabilidade Geral Técnica 0344 112h
 (HEP 67h)
45h 0h
4.5
Semestral Comunicação e Protocolo Técnica 0342 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4.5
Semestral Turismo Técnica 0812 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Tecnologias de Informação Geral e científica 0482 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Serviços de Restauração Técnica 0811 112h
 (HEP 67h)
45h 0h
4.5
Semestral Noções Elementares de Estatística Geral e científica 0462 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Língua Inglesa Aplicada II Geral e científica 0222 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
2º Ano 1497h 195h 0h 60
Semestral Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo Geral e científica 0345 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Higiene e Segurança no Alojamento Técnica 0862 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4.5
Semestral Gestão e Negociação de Vendas em Hotelaria Técnica 0811 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4.5
Semestral Gestão de Organizações e de Recursos Humanos Técnica 0345 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4.5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0811 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Turismo Digital Técnica 0812 75h
 (HEP 45h)
30h 0h
3
Semestral Técnicas de Organização de Eventos Técnica 0812 112h
 (HEP 67h)
45h 0h
4.5
Semestral Marketing Turístico Técnica 0342 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4.5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)