Conhecimentos |
Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal. |
Conhecimentos abrangentes de desenvolvimento pessoal e psicologia do desenvolvimento. |
Conhecimentos abrangentes e especializados na promoção da qualidade vida com recurso a produtos de apoio. |
Conhecimentos abrangentes em acessibilidade e otimização de espaços. |
Conhecimentos abrangentes em primeiros socorros e suporte básico de vida no ambiente profissional. |
Conhecimentos abrangentes na manutenção e reparação de produtos de apoio. |
Conhecimentos especializados de características técnicas e funcionamento dos Produtos de Apoio. |
Conhecimentos especializados na categorização de produtos de apoio. |
Conhecimentos fundamentais na comunicação com língua inglesa e com recurso às tecnologias de informação e comunicação. |
Conhecimentos fundamentais acerca dos cuidados de saúde, atividades e participação da pessoa com limitações funcionais. |
Conhecimentos fundamentais das estruturas e funções do corpo. |
Conhecimentos fundamentais de legislação, gestão e administração na área dos produtos de apoio e acessibilidade. |
Conhecimentos fundamentais de politicas e sistemas atribuição e comparticipação de produtos de apoio. |
Conhecimentos fundamentais em higiene e segurança no trabalho e tratamento de resíduos em contexto de trabalho. |
Aptidões |
Aconselhar o produto de apoio considerando a recomendação, objetivo, preço e qualidade do produto de apoio. |
Aconselhar sobre a organização de espaços e eliminação de barreiras nos diferentes contextos da pessoa. |
Adaptar e utilizar estratégias e habilidades para lidar com a pessoa com diversas condições de saúde. |
Adequar postura e aplicar técnicas de comunicação ao contexto e ao interlocutor. |
Assegurar as condições técnicas para a reutilização segura de produtos de apoio. |
Colaborar no inventário, gestão e documentação de stock de produtos de apoio e materiais. |
Conciliar os produtos de apoio com as características da pessoa e a recomendação técnica. |
Consultar e interpretar documentação técnica relativa a produtos de apoio. |
Implementar planos de resposta a situações em contexto de trabalho, propondo a introdução de ações de melhoria. |
Instruir para a utilização segura dos Produtos de Apoio de acordo com a sua condição de saúde. |
Interpretar e fazer cumprir uma recomendação técnica na área de produtos de apoio. |
Prestar aconselhamento relativo à seleção de produtos de apoio. |
Prestar aconselhamento relativo à utilização e manutenção de produtos de apoio. |
Prestar informações acerca dos mecanismos legais para a aquisição e compartição de produtos de apoio. |
Produzir documentos informativos acerca da utilização e manutenção de produtos de apoio. |
Realizar operações básicas de manutenção de produtos de apoio. |
Atitudes |
Demonstar capacidade de usar a autoreflexão como mecanismo para a autoformação. |
Demonstar capacidade e disponibilidade para trabalhar integrado numa equipa multiprofissional. |
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem ao interlocutor. |
Demonstrar capacidade de refletir sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Demonstrar confiança no aconselhamento acerca de produtos de apoio de acordo com a recomendação técnica. |
Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade e autonomia no desempenho das suas funções. |
Demonstrar recetividade à inovação |
Demonstrar respeito e cuidado com a pessoa com condições diversas de saúde, evidenciando compromisso ético. |
Demonstrar responsabilidade na realização de operações simples de manutenção de produtos de apoio. |
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas de segurança adotando uma atitude preventiva. |
Reconhecer a necessidade de atualização e formação contínua. |