Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e Matemática e Biologia e Físico-Química e Economia e Artes e História
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guarda Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 20 50
Descrição geral Gerir o diálogo intercultural e assegurar o entendimento entre pessoas de culturas diferentes e diversas instituições públicas e privadas e organizações de intervenção social, preparando tanto a integração social de migrantes como o seu acolhimento.
Atividades principais
Colaborar com organizações de intervenção social junto de pessoas e grupos vulneráveis.
Colaborar no desenvolvimento da autonomia dos indivíduos de grupos sociais vulneráveis dentro da comunidade portuguesa através de aprendizagens de competências interculturais.
Elaborar processos de identificação de necessidades e problemas sociais de migrantes e minorias étnicas.
Escrever relatórios e outros documentos, caracterizando contextos e circunstancialismos sociais.
Estabelecer contactos entre indivíduos e grupos de diferentes raízes culturais.
Gerir o diálogo intercultural no sentido de gerir diversidades linguísticas, estereótipos culturais e intolerância em contextos de diferentes comunidades.
Gerir o entendimento entre os vários intervenientes do contexto escolar.
Gerir o processo de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo crianças, jovens e adultos de comunidades de migrantes e minorias étnicas.
Gerir questões de integração na comunidade anfitriã, de coesão social e de desenvolvimento sustentável da sociedade.
Monitorizar a criação de um ambiente multicultural por parte das instituições em relação aos migrantes.
Monitorizar o entendimento, por parte dos migrantes, do funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário.
Conhecimentos
Conhecimento abrangente do funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário.
Conhecimento abrangente das culturas no mundo contemporâneo caraterizadoras de diversas identidades socioculturais.
Conhecimento especializado da dinâmica das relações interpessoais e intergrupais, bem como da sua relevância na intervenção e desenvolvimento social.
Conhecimento especializado dos códigos de conduta e regras de comunicação geralmente aceites em diferentes sociedades e ambientes, designadamente nas organizações.
Conhecimento especializado dos métodos estatísticos básicos para dar resposta às necessidades de análise e apresentação sobre as diversas realidades multiculturais.
Conhecimento especializado dos principais tipos de interação verbal, registos de linguagem e formas de comunicação em função do contexto, em português/ inglês.
Conhecimento factual das novas problemáticas das migrações, da realidade multicultural e dos processos de integração dos recém-chegados à sociedade portuguesa.
Conhecimento factual do modo de funcionamento da comunidade local, dos preceitos de higiene e de saúde, dos códigos de conduta, dos estilos de vida propícios à coesão e integração social e de questões ambientais.
Conhecimento teórico da legislação referente a estrangeiros nas áreas de migrantes e refugiados e os princípios deontológicos para a sua aplicação em meio socioprofissional, bem como os principais organismos ligados à migração e sua função.
Conhecimento teórico da relação entre identidade (individual e social) e cultura e conhecimento dos conceitos básicos de personalidade, cultura, identidade, atitude, atribuição, preconceito, estereótipo e discriminação.
Conhecimento teórico de conceitos e tendências relacionados com sociedade e geopolítica na atualidade os quais contribuem para a identificação dos vários modos de vida e acontecimentos determinantes a nível nacional, europeu e mundial.
Conhecimento teórico de estratégias de desenvolvimento pessoal ao longo da vida no sentido do autoconhecimento e da aquisição de competências pessoais e sociais para a realização das tarefas de intervenção social.
Conhecimento teórico dos conceitos básicos de cultura e identidade (individual e social) bem como do desenvolvimento diacrónico da relação entre identidade e cultura portuguesas.
Conhecimento teórico dos grandes princípios que sustentam o fundamento das diversas religiões, das suas diferenças e efeitos práticos.
Conhecimento teórico-prático das técnicas de comunicação em gestão de conflitos.
Conhecimento teórico-prático das técnicas de mediação intercultural e da gestão de conflitos como modalidades de intervenção de um terceiro sobre situações sociais de interculturalidade, orientada para o reconhecimento do outro.
Conhecimentos especializados das tecnologias digitais para apoio à comunicação.
Aptidões
Aplicar a legislação relativa a migrantes e refugiados.
Aplicar dados estatísticos e gráficos para seguir e avaliar cadeias de raciocínio em análises e relatórios sobre contextos sociais interculturais.
Aplicar técnicas de comunicação na gestão de conflitos, procurando um entendimento.
Aplicar técnicas de comunicação para facilitar a dinâmica intra e intergrupal.
Avaliar o desempenho próprio e o de terceiros, desenvolvendo a capacidade de gestão e supervisão.
Descrever o funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário.
Descrever, com espírito crítico e capacidade de argumentação, a evolução e organização de várias sociedades tendo em vista a resolução de problemas.
Escolher estratégias que tendam a incutir mais respeito, empatia e flexibilidade na comunicação e propiciem o diálogo intercultural dentro das organizações .
Escutar, observar e identificar criticamente as partes divergentes, mediando conflitos latentes e procurando um entendimento e a equidade.
Identificar a incerteza, o stress e a complexidade das realidades individuais e sociais, refletindo de forma crítica e planeando decisões e formas de atuação adequadas.
Identificar a singularidade dos migrantes e suas narrativas de vida bem como o desenvolvimento das relações de migrantes vs. não migrantes e as suas implicações psicológicas.
Identificar diversidades culturais e expressões nacionais, incluindo tradições e património.
Identificar oportunidades de valorização individual e social por parte dos migrantes.
Identificar os efeitos da prática de cada uma das religiões a nível pessoal e social.
Identificar os processos e dinâmicas sociais intra e interétnicas emergentes nas sociedades multiculturais contemporâneas, com vista à integração social dos migrantes.
Identificar valores, atitudes e comportamentos que facilitem o diálogo cultural e contribuam para a harmonia e a coesão social através de relações interculturais pró-ativas.
Usar mensagens orais e escritas em língua materna/ na língua franca, o inglês, de modo a comunicar, adaptando a comunicação às exigências da situação.
Usar o software e o equipamento de modo a colaborar com outros tendo em vista objetivos sociais, gerindo e protegendo conteúdos, dados e identidades digitais.
Atitudes
Assumir a posição de interlocutor em realidades culturais diversas em língua portuguesa/ estrangeira, tendo consciência do impacto da linguagem sobre os outros.
Assumir critica e refletidamente a aplicação das tecnologias digitais para apoiar a cidadania ativa e a inclusão social, através de uma atitude ética em relação à proteção dos dados.
Assumir um comportamento cívico e formativo em relação às leis, de acordo com as exigências deontológicas nas instituições e dentro e fora de uma atividade profissional.
Assumir uma perspetiva sociológica em relação às dinâmicas migratórias nas suas múltiplas dimensões demográficas, socioespaciais, culturais e políticas.
Demonstrar capacidade de dinamizar relações intra e inter-grupais.
Demonstrar iniciativa na resolução de conflitos e domínio das técnicas de comunicação.
Demonstrar respeito pelo fundamento das diversas religiões e pelos efeitos da sua prática no quotidiano pessoal e social de acordo com a legislação em vigor.
Demonstrar respeito pelos direitos humanos como base da democracia de forma a contribuir para a evolução política e socioeconómica a nível mundial.
Demonstrar respeito, empatia e flexibilidade na comunicação intercultural dentro das organizações.
Dignificar a cultura portuguesa e as diversas manifestações culturais nacionais.
Favorecer o bem-estar pessoal, social e físico, tendo em vista a saúde, a coesão social e a sustentabilidade do ambiente.
Favorecer o diálogo na comunicação intercultural e chegar a entendimentos e compromissos, tentando não fazer juízos de valor e valorizando os aspetos positivos dos argumentos.
Favorecer a emancipação social e a participação cívica dos migrantes, aplicando os vários conceitos aprendidos na análise da situação do migrante.
Respeitar a verdade na elaboração de estatísticas e gráficos que permitam analisar situações e produzir relatórios sobre contextos sociais multiculturais.
Valorizar a consciencialização de si próprio e do outro, a identificação e definição de objetivos de crescimento pessoal, o desenvolvimento da resiliência e da autoconfiança de modo a ultrapassar obstáculos, resolver problemas e efetuar mudanças.
Valorizar a diversidade de manifestações culturais.
Valorizar o entendimento do funcionamento de instituições de saúde, de educação, de imigração e fronteiras, bancárias, de segurança social, de emprego e formação e de apoio social e humanitário.

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Relações Interculturais e Intervenção Social (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Humanidades (0220) 0220 10.5 0 0 8.75%
Religião e Teologia (0221) 0221 4.5 0 0 3.75%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 9 0 0 7.5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Psicologia (0311) 0311 10.5 0 0 8.75%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 6 0 0 5%
Ciência Política e Cidadania (0313) 0313 6 0 0 5%
Jornalismo e Reportagem (0321) 0321 6 0 0 5%
Direito (0380) 0380 3 0 0 2.5%
Estatística (0462) 0462 4.5 0 0 3.75%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 3 0 0 2.5%
Trabalho Social e Orientação (0762) 0762 51 0 0 42.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1497h 265h 0h 60
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Sociologia das Migrações Técnica 0312 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Psicologia do Migrante Técnica 0311 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Noções Elementares de Estatística Geral e científica 0462 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Introdução à Mediação Sociocultural Técnica 0762 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Inglês Aplicado II Geral e científica 0222 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Inglês Aplicado I Geral e científica 0222 112h
 (HEP 67h)
0h 0h
4.5
Semestral Formação Pessoal e Social Técnica 0311 112h
 (HEP 67h)
22h 0h
4.5
Semestral Cultura Portuguesa Técnica 0220 112h
 (HEP 67h)
33h 0h
4.5
Semestral Cultura Contemporânea e Diversidades Culturais Técnica 0220 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Comunidade Local e Integração Social Técnica 0762 112h
 (HEP 67h)
30h 0h
4.5
2º Ano 1499h 190h 0h 60
Semestral Religiões Proféticas e Religiões Místicas Técnica 0221 112h
 (HEP 67h)
22h 0h
4.5
Semestral Estratégias Linguístico-Sociais nas Organizações Técnica 0762 112h
 (HEP 67h)
33h 0h
4.5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0762 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Dinâmica de grupos e intervenção social Técnica 0762 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Deontologia e Legislação de Migrantes e Refugiados Geral e científica 0380 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Comunicação e Gestão de Conflitos Técnica 0321 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Cidadania e Inclusão Social Técnica 0313 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)