Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e Inglês e História e Geografia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 45
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
São Mamede de Infesta Rua Jaime Lopes Amorim 20 45
Descrição geral Elaborar, produzir, gerir e avaliar Planos de Comunicação e Organização de Eventos, em língua materna e uma estrangeira, recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação, de modo a promover a organização, produtos e serviços junto dos seus diversos públicos.
Atividades principais
Criar planos de Relações Públicas de acordo com a gestão estratégica da empresa, tendo por objectivo estreitar ligações com os diferentes públicos e aumentar a notoriedade e credibilidade da empresa potenciando relações comerciais.
Definir procedimentos protocolares ajustados às diferentes tipologias de eventos, atendendo à diversidade cultural.
Dinamizar ações de relações públicas direcionadas para o público interno e externo da organização.
Elaborar informação e suportes de comunicação em língua a portuguesa e estrangeira sobre a empresa, seus produtos e serviços, promovendo-os em plataformas digitais e redes sociais.
Elaborar mapas de públicos internos e externos de forma a direcionar as ações de comunicação adequando as ferramentas mais eficazes.
Elaborar planos de comunicação com recursos às ferramentas proporcionadas pelas novas tecnologias de comunicação e de informação de forma a impactar os públicos externos.
Gerir a mudança na forma como as organizações comunicam com os seus públicos.
Gerir diferentes tipologias de informação referente à empresa e aos seus produtos e serviços, utilizando as melhores ferramentas digitais para a divulgar junto dos públicos.
Gerir equipas multidisciplinares para a otimização da comunicação interpessoal e prevenção de conflitos organizacionais.
Orçamentar ações de Relações Públicas como assessoria de imprensa, suportes de comunicação escrita em formato papel ou digital e outras necessárias.
Planear os eventos englobados no plano de comunicação e de marketing empresarial.
Produzir intervenções orais persuasivas e argumentativas destinadas a audiências internas e externas, em múltiplos contextos organizacionais e sociais.
Conhecimentos
Conhecimento abrangentes de gestão de equipas e desenvolvimento pessoal
Conhecimentos abrangentes de comunicação organizacional
Conhecimentos abrangentes de língua estrangeira - Inglês
Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa
Conhecimentos abrangentes de Matemática
Conhecimentos abrangentes do enquadramento legal da comunicação organizacional
Conhecimentos abrangentes em comunicação de Marketing
Conhecimentos especializados de produção de conteúdos digitais e multimédia
Conhecimentos especializados de protocolo e organização de eventos
Conhecimentos especializados de técnicas de persuasão e argumentação
Conhecimentos especializados em gestão de projetos
Conhecimentos especializados na elaboração de planos de Relações Públicas
Conhecimentos especializados na orçamentação de ações de comunicação e de eventos
Conhecimentos específicos de comunicação social e de crise
Aptidões
Adequar conteúdos informativos aos diferentes suportes digitais
Aplicar as normas legais previstas para o seu setor
Comunicar de diferentes formas, para diferentes públicos e em diferentes contextos culturais
Controlar orçamentos de ações de comunicação e de organização de eventos, utilizando os métodos e ferramentas adequadas
Dinamizar relações profissionais multiculturais, capitalizando a imagem e reputação da organização
Dominar ferramentas de pesquisa e gerir redes de equipas, parceiros e públicos
Estabelecer o lema referente à promoção dos eventos utilizando o pensamento criativo.
Estabelecer redes de comunicação e fluxos de trabalho suportados por plataformas digitais
Implementar estratégias de marketing e promoção e avaliar as especificidades dos públicos-alvo
Recorrer ao pensamento lógico intuitivo e criativo na utilização de textos dirigidos a públicos nacionais e estrangeiros, no âmbito do plano de comunicação .
Resolver situações protocolares no âmbito de eventos nacionais e estrangeiros
Selecionar os canais mais adequados para cada ação de comunicação.
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para a produção de conteúdos estáticos e dinâmicos
Utilizar métodos e ferramentas adequadas à preparação prática de planos de relações públicas .
Atitudes
Demonstrar capacidade argumentativa e persuasiva
Demonstrar capacidade de acompanhamento da evolução tecnológica
Demonstrar capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal em ambientes multiculturais e globalizados
Demonstrar capacidade de criatividade e de espírito de iniciativa
Demonstrar capacidade de cumprimento de prazos, horários e procedimentos pré-definidos
Demonstrar capacidade de lidar com objeções, resolver situações imprevistas e de crise
Demonstrar capacidade de planificação e de organização
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados
Demonstrar capacidade para adaptar a linguagem aos difentes interlocutores
Demonstrar capacidade para articular recursos financeiros, tempo, pessoas e processos
Demonstrar capacidade para trabalhar em equipa e para cooperar para objetivos comuns
Demonstrar disponibilidade para inovação e para aprendizagem ao longo da vida
Demonstrar forte espírito de polivalência e flexibilidade
Demonstrar pincípios e práticas de autonomia, de rigor, de sentido de responsabilidade e de comportamento ético

--
Relações Públicas e Organização de Eventos (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 6 0 0 5%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Jornalismo e Reportagem (0321) 0321 6 0 0 5%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 66 0 0 55%
Gestão e Administração (0345) 0345 12 0 0 10%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 252h 0h 60
Semestral Inglês Geral e científica 0222 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Fundamentos da Comunicação Empresarial Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Direito Geral e científica 0380 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Comunicação Social e de Crise Técnica 0321 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Relações Públicas Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Protocolo e Organização de Eventos II Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Protocolo e Organização de Eventos I Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Português Geral e científica 0223 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 0462 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
2º Ano 1550h 210h 0h 60
Semestral Logística e Orçamentação de Eventos Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Gestão de Projetos Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Gestão de Equipas e Desenvolvimento Interpessoal Técnica 0090 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 800h
 (HEP 770h)
0h 0h
30
Semestral Conteúdos Digitais e Multimédia Técnica 0213 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Comunicar em Público Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)