Conhecimentos |
Conhecimento especializado das principais tipologias de rede; |
Conhecimentos abrangentes em Ética, Moral, Deontologia e Direito. |
Conhecimentos abrangentes nas áreas do empreendedorismo e tecnologias de informação e comunicação. |
Conhecimentos abrangentes sobre a anatomo-histofisiologia humana. |
Conhecimentos abrangentes sobre conceitos-chave das ciências biológicas, humanas e sociais e língua estrangeira. |
Conhecimentos abrangentes sobre estratégias de intervenção em primeiros socorros e suporte básico de vida. |
Conhecimentos abrangentes sobre nutrientes e alimentação saudável |
Conhecimentos especializados de planeamento e realização de atividades de expressão dramática nos diferentes contextos de saúde comunitária. |
Conhecimentos especializados na área de intervenção de um técnico superior em serviço familiar e comunitário. |
Conhecimentos especializados que permitam prestar apoio para a satisfação das necessidades humanas básicas de famílias e comunidades. |
Conhecimentos teóricos de comunicação, relações interpessoais e gestão de conflitos. |
Conhecimentos teóricos acerca das políticas de apoio à família ao longo do ciclo de vida. |
Conhecimentos teóricos sobre ambiente seguro, segurança, higiene e proteção da saúde. |
Conhecimentos teóricos sobre estratégias de educação para a saúde a famílias e comunidades. |
Aptidões |
Analisar as políticas de apoio à família ao longo do ciclo de vida. |
Analisar os princípios da cidadania ativa na intervenção com a família e comunidade. |
Aplicar as normas e procedimentos inerentes à higiene, segurança e saúde. |
Aplicar as técnicas de comunicação na relação com o utente/ família e equipa multidisciplinar. |
Cumprir as normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos, inerentes ao exercício da actividade. |
Dinamizar a implementação de projetos inovadores, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à família e comunidade. |
Elaborar recomendações sobre os princípios de uma alimentação saudável . |
Executar dinâmicas expressivas/teatrais como práticas constitutivas de mudança social. |
Identificar as necessidades em cuidados humanos e de saúde básicos à família e comunidade nos diferentes contextos sobre supervisão. |
Identificar as necessidades individuais da pessoa /família, tendo em conta o seu processo de desenvolvimento e aplicar estratégias de promoção da saúde e prevenção da doença. |
Identificar e organizar serviços adequados a cada contexto de intervenção, respeitando os valores e cultura organizacional |
Ligar para o 112, executar a Posição Lateral de Segurança e Suporte Básico de Vida. |
Utilizar as tecnologias de informação e comunicação na melhoria da qualidade prestados à família e comunidade. |
Utilizar técnicas de intervenção adequadas no serviço familiar e comunitário. |
Atitudes |
Demonstrar autonomia, iniciativa e responsabilidade, na prestação de cuidados humanos e de saúde básicos às pessoas ao longo do ciclo de vida. |
Demonstrar capacidade de expressão dramática com criatividade e inovação na comunidade. |
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa multidisciplinar em contextos multiculturais. |
Demonstrar capacidade na execução de projectos inovadores. |
Demonstrar capacidade no reconhecimento precoce de situações urgentes, de alertar o 112 e de realizar o suporte básico de vida. |
Demonstrar capacidade para promover hábitos e estilos de vida saudáveis desde a conceção até ao final de vida. |
Demonstrar capacidades comunicacionais e de relação interpessoal como a escuta, respeito e empatia. |
Demonstrar capacidades para respeitar normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos. |
Demonstrar responsabilidade no cumprimento das normas inerentes à higiene, segurança e saúde. |