Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português e Matemática e Biologia e Físico-química e Economia e Artes
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Guarda Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 20 50
Descrição geral Conceber e desenvolver, de forma autónoma ou sob orientação, ações e projetos educativos e empresariais com recurso às TIC: gestão de redes sociais, comunicação empresarial, processos formativos promovendo o desenvolvimento da literacia digital e mediática.
Atividades principais
Conceber e desenvolver ações no âmbito da utilização das TIC que promovam a criatividade, autonomia e socialização.
Conceber e desenvolver, em equipa, projetos comunicacionais utilizando as TIC.
Conceber e executar ações promotoras da literacia digital e mediática.
Desenvolver projetos educativos com o apoio das TIC.
Dinamizar a comunicação organizacional através de comunidades e redes sociais, favorecendo a confiança, o diálogo e o apoio mútuo.
Gerir ações e projetos em TIC em conformidade com as normas das instituições, de ética e deontologia.
Prestar serviços de assessoria e consultadoria em TIC às organizações: educativas e empresariais.
Produzir, em Língua Portuguesa, conteúdos multimédia para a Web.
Supervisionar a utilização das TIC em contexto profissional.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de diferentes formas de expressão e atitudes criativas com o público-alvo.
Conhecimentos abrangentes de processos de observação e avaliação de intervenção socioeducativa em contextos profissionais.
Conhecimentos abrangentes dos processos e estádios evolutivos dos profissionais.
Conhecimentos especializados das tecnologias de informação e comunicação com fins formativos.
Conhecimentos especializados em técnicas de comunicação, de relacionamento interpessoal e de motivação.
Conhecimentos especializados em tecnologias de informação e comunicação como técnicas de animação específicas.
Conhecimentos especializados em tecnologias de informação e comunicação na Matemática ao nível da interpretação e intervenção em problemas reais.
Conhecimentos fundamentais das características sociais e éticas em contexto das TIC.
Conhecimentos fundamentais de métodos e técnicas de aplicação das TIC em contexto pedagógico e profissional.
Conhecimentos fundamentais, orais e escritos, ao nível da língua materna e da língua estrangeira.
Aptidões
Analisar, desenvolver e avaliar formas de comunicação multimediada através das diferentes expressões nos processos sociais e educativos.
Aplicar, com recurso às TIC, métodos educativos, psicológicos e sociológicos.
Avaliar as necessidades do meio profissional e saber aplicar as técnicas de comunicação adequadas.
Criar conteúdos didácticos multimédia tendo em consideração as especificidades do público-alvo.
Criar, na comunidade, valores de relacionamento interpessoal.
Desenvolver as competências oral e escrita nas suas vertentes de compreensão, expressão e produção com as TIC.
Dinamizar, através das TIC, uma intervenção adaptada às necessidades, através da gestão de projetos e atividades de forma autónoma ou em grupo.
Identificar e interiorizar os princípios éticos e deontológicos relativos à utilização das TIC.
Monitorizar a interação comunicativa através das comunidades online e redes sociais.
Preparar e organizar o uso de diferentes dispositivos tecnológicos em prol dos processos socioeducativos.
Promover as literacias digital e mediática de forma global.
Trabalhar formas de integração e inserção social, respondendo a necessidades socioeducativas dos profissionais no âmbito da literacia digital e mediática.
Atitudes
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
Assumir uma dimensão cívica e formativa relativa às exigências éticas e deontológicas da atividade profissional.
Demonstar capacidade de gerir a informação com flexibilidade na gestão do tempo.
Demonstrar capacidade de acolhimento, escuta e relacionamento empático.
Demonstrar capacidade de resolução de problemas.
Demonstrar capacidade de trabalhar em equipa.
Demonstrar capacidade na validação da informação, nomeadamente naquilo que se refere às denominadas 'fake news'.
Demonstrar capacidades de relacionamento interpessoal, de gestão de conflitos e de motivação.
Demonstrar cooperação, entreajuda, solidariedade e respeito pelo outro.
Demonstrar criatividade na utilização dos diferentes instrumentos de comunicação.
Demonstrar flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes situações e culturas.
Demonstrar poder de comunicação, adaptando a linguagem às características dos diferentes interlocutores.
Favorecer a inclusão social, respeitando princípios e valores éticos e relacionais.
Manifestar curiosidade intelectual, sentido de organização e responsabilidade.

--
Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 5 0 0 4.17%
Ciências da Educação (0142) 0142 55 0 0 45.83%
Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos) (0144) 0144 5 0 0 4.17%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 25 0 0 20.83%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 5 0 0 4.17%
Psicologia (0311) 0311 5 0 0 4.17%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 5 0 0 4.17%
Jornalismo e Reportagem (0321) 0321 5 0 0 4.17%
Ciências do Ambiente (0422) 0422 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 291h 0h 60
Semestral Ambiente, Cidadania e Educação Social Técnica 0422 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral TIC na investigação e Desenvolvimento Geral e científica 0321 135h
 (HEP 82h)
0h 0h
5
Semestral Tecnologia na Educação Matemática Técnica 0142 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Geral e científica 0311 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Métodos e técnicas de intervenção educativa Técnica 0142 135h
 (HEP 90h)
37h 0h
5
Semestral Literacia Digital Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Língua Portuguesa Geral e científica 0223 135h
 (HEP 75h)
0h 0h
5
Semestral Sim Língua Estrangeira - Espanhol
Leque de Escolha:
Língua Estrangeira - Espanhol
Língua Estrangeira - Francês
Língua Estrangeira - Inglês
Geral e científica 0222 135h

135h
135h
135h

 (HEP 82h)
0h 0h

0h
0h
0h
5

5
5
5
Semestral Integração das TIC em Contexto Profissional Técnica 0213 135h
 (HEP 82h)
37h 0h
5
Semestral Formação Pessoal e Social Geral e científica 0090 135h
 (HEP 82h)
0h 0h
5
Semestral Atelier de Expressões e Ferramentas Digitais Técnica 0142 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral As TIC na Educação Especial Técnica 0144 135h
 (HEP 90h)
37h 0h
5
2º Ano 1610h 246h 0h 60
Semestral Animação Multimédia Técnica 0213 135h
 (HEP 90h)
37h 0h
5
Semestral Programação e Criatividade na Educação Técnica 0142 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Modelos de Intervenção e Desenvolvimento Social Técnica 0312 135h
 (HEP 82h)
37h 0h
5
Semestral Literacia Mediática Técnica 0213 135h
 (HEP 82h)
37h 0h
5
Semestral Inovação na sociedade da Informação e Conhecimento Técnica 0213 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0142 800h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Construção e Exploração de Material Didático Técnica 0142 135h
 (HEP 75h)
45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)