Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Campus Politécnico, 10 25 50
Descrição geral Conceber, dinamizar e executar, de forma autónoma e/ou sob orientação, atividades de apoio clinico ao consultório médico e dentário, desinfeção e esterilização, organização, secretariado, apoio administrativo e gestão de informação, auxiliando Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais no atendimento direto ou indireto dos utentes.
Atividades principais
Apoiar ativamente nas atividades do consultório e executar procedimentos de apoio clínico e controlo da qualidade, sob indicações dos profissionais devidamente habilitados
Assegurar a preparação da informação necessária a enviar, periodicamente, às Entidades oficiais.
Assegurar o registo correto, quando solicitado, de informações de acordo com as indicações prestadas pelos Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais competentes para a recolha e validação dessas informações
Assegurar tarefas técnico­ administrativas e de atendimento, no âmbito do funcionamento de um consultório da área médica e dentária.
Colaborar ativamente com Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais no apoio à assistência e prestação de primeiros socorros e de cuidados básicos de saúde e bem ­estar, seguindo as instruções dos profissionais de saúde devidamente habilitados para tal
Coordenar a gestão dos colaboradores e executar procedimentos administrativos de recursos humanos.
Gerir as necessidades de aprovisionamento e  escolha de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade do consultório médico e dentário.
Gerir o controlo dos orçamentos.
Planear as atividades técnicas do consultório, de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
Preparar o espaço clinico e instrumental necessário às atividades clínicas de apoio ao ato médico e auxiliar Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais na prestação de cuidados de saúde.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de contabilidade geral
Conhecimentos abrangentes de controlo de qualidade (espaços, equipamentos, materiais, instrumentos e medicamentos)
Conhecimentos abrangentes de documentação técnica e administrativa (procedimentos, organização e arquivo)
Conhecimentos abrangentes de faturação
Conhecimentos abrangentes de gestão administrativa de recursos humanos
Conhecimentos abrangentes de gestão de stocks e aprovisionamento
Conhecimentos abrangentes de legislação fiscal
Conhecimentos abrangentes de legislação laboral
Conhecimentos abrangentes de lingua estrangeira
Conhecimentos abrangentes de lingua portuguesa
Conhecimentos abrangentes de nutrição e saúde
Conhecimentos abrangentes de organização do trabalho e gestão do tempo
Conhecimentos abrangentes de organização e apoio à coordenação e gestão de um consultório
Conhecimentos abrangentes de organização e gestão do trabalho
Conhecimentos abrangentes de organização e manutenção de arquivo
Conhecimentos abrangentes de procedimentos contabilísticos
Conhecimentos abrangentes de sistemas de gestão da qualidade
Conhecimentos abrangentes de técnicas de comunicação e atendimento
Conhecimentos abrangentes de técnicas de gestão de reclamações
Conhecimentos abrangentes de técnicas de gestão do stress
Conhecimentos abrangentes na ótica do utilizador
Conhecimentos abrangentes sobre anatomia e fisiologia do corpo humano.
Conhecimentos abrangentes sobre ética e deontologia profissionais. 
Conhecimentos abrangentes sobre Farmacologia.
Conhecimentos abrangentes sobre microbiologia e biologia
Conhecimentos especializados de materiais dentários
Conhecimentos especializados de rotinas de manutenção dos materiais e equipamentos
Conhecimentos especializados de saúde e primeiros socorros
Conhecimentos especializados de secretariado clinico
Conhecimentos especializados de vocabulário técnico especifico
Conhecimentos especializados em instrumentos, técnicas e etapas de tratamentos conservadores e reabilitadores
Conhecimentos especializados em limpeza, desinfeção e esterilização (instalações, equipamentos, instrumentos e materiais)
Conhecimentos especializados em organização de atividades clinicas
Conhecimentos especializados sobre ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho. 
Conhecimentos especializados sobre histologia e morfologia dentária.
Aptidões
 Aplicar técnicas de inutilização de materiais. 
 Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes em relação à consulta e processo terapêutico. 
 Identificar os diferentes tipos de documentos e o circuito de documentação. 
 Organizar e gerir a utilização, o funcionamento, a operacionalidade e o manuseamento dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados no consultório
 Selecionar e preparar os equipamentos, instrumentos e materiais necessários para a realização do ato médico.
Aplicar os procedimentos administrativos de controlo de assiduidade.
Aplicar as competências linguísticas na comunicação e no processamento de texto em Língua Portuguesa e em língua estrangeira.
Aplicar as técnicas adequadas à manutenção das condições de assepsia das zonas de trabalho e dos equipamentos. 
Aplicar as técnicas de cálculo nas diferentes áreas de intervenção. 
Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento das rotinas. 
Aplicar normas e técnicas de qualidade, de acordo com as regras de higiene e segurança. 
Aplicar os procedimentos definidos para a classificação de documentos contabilísticos. 
Aplicar técnicas de organização, classificação e arquivo do ficheiro dos utentes.
Aplicar técnicas de preparação do utente para o ato médico ou ato clínico, controlando e gerindo o eventual stress associado.
Arquivar as indicações dos rótulos e fichas de segurança dos equipamentos, produtos farmacológicos e outros utilizados no consultório.
Assegurar os procedimentos adequados à medição de produtos orgânicos.
Desempenhar atividades de apoio aos Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais na prestação de cuidados em emergências médicas, quando solicitados e de acordo com as indicações do profissional de saúde
Diagnosticar as necessidades de reposição dos materiais.
Encaminhar os utentes de acordo com as diferentes áreas clínicas
Especificar os materiais, instrumentos e equipamentos de um consultório
Identificar e aplicar os procedimentos e documentos de suporte definidos para a operacionalização do sistema de gestão da qualidade.
Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda, de acordo com as normas e procedimentos definidos.
Manter as condições de limpeza e de utilização do equipamento e materiais, utilizando as técnicas e os produtos adequados, no respeito pelas normas de higiene e segurança. 
Organizar as atividades clínicas de acordo com cada área clínica
Organizar e executar técnicas de assistência de acordo com as indicações prestadas pelos Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais, face ao caso e estado do utente.
Organizar, implementar e gerir o fluxo de trabalho dos recursos humanos.
Proceder à requisição de materiais e equipamentos e efetuar as respetivas requisições. 
Realizar e aplicar os procedimentos técnicos, administrativos e logísticos à função de aprovisionamento. 
Receber, atender e registar as informações dos utentes. 
Registar pedidos, informações, orientações e ocorrências médicas.
Resolver ou encaminhar reclamações de utentes.
Resolver pedidos elaborados pela equipa de saúde, relativos aos equipamentos, materiais, utensílios e produtos químicos e farmacológicos utilizados no consultório
Utilizar as aplicações informáticas adequadas à atividade. 
Utilizar as técnicas de elaboração de cadernos de encargos e de processos de aquisição. 
Utilizar ferramentas informáticas para registar informações dos utentes, preencher documentação técnico­ administrativa e emitir faturação do serviço prestado.
Utilizar os procedimentos adequados à preparação e esterilização dos instrumentos e materiais. 
Utilizar os procedimentos adequados à prossecução do serviço de mensageiro e à reposição de materiais de uso clínico e de consumo corrente.
Verificar as características e controlo de qualidade dos materiais encomendados e proceder ao respetivo armazenamento. 
Atitudes
Demonstrar responsabilidade pelo alcance de objetivos da qualidade.
Expressar-se verbalmente de uma forma clara, estruturada e fluente.
Relacionar-se e adaptar-se a diferentes perfis de utentes e de profissionais.
 Comunicar com simpatia e assertividade, procurando estabelecer empatia com o utente e equipa onde está inserido. 
 Demonstrar capacidade de resolução de problemas decorrentes do exercício da atividade. 
Assumir a atitude para auxiliar no ato médico ou clinico, segundo orientação de Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais.
Assumir atitude para organizar e planear atividades, de acordo com as solicitações do serviço. 
Assumir atitudes para a atualização e adaptação a novas tecnologias e à variedade de equipamentos utilizados. 
Contribuir com iniciativa, autonomia, empenho e disponibilidade para o bom funcionamento da equipa de saúde e para a prestação dos cuidados médicos necessários aos utentes.
Cumprir regras de saúde, higiene e segurança no trabalho. 
Demonstrar capacidade de autocontrolo e de reação adequada em situações complicadas.
Demonstrar capacidade de organização e de gestão do tempo. 
Demonstrar responsabilidade na utilização dos espaços, equipamentos, instrumentos, materiais, medicamentos. 
Envolver-se para auxiliar nos diversos tratamentos
Evidenciar cuidado com a imagem e a apresentação pessoal. 
Facilitar o relacionamento interpessoal com os outros elementos da equipa de saúde, com vista à criação de  com vista à criação de um bom ambiente laboral.
Falar com terminologia técnica no domínio da saúde
Manter organizado o posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço. 
Respeitar os princípios éticos e deontológicos inerentes à profissão. 

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Apoio ao Consultório Médico e Dentário (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Desenvolvimento pessoal (0090) 0090 3 0 0 2.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 2 0 0 1.67%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4 0 0 3.33%
Biblioteconomia, Arquivo e Documentação (BAD) (0322) 0322 1 0 0 0.83%
Contabilidade e Fiscalidade (0344) 0344 4 0 0 3.33%
Gestão e Administração (0345) 0345 2 0 0 1.67%
Secretariado e Trabalho Administrativo (0346) 0346 4 0 0 3.33%
Enquadramento na Organização/Empresa (0347) 0347 2 0 0 1.67%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Biologia e Bioquímica (0421) 0421 8 0 0 6.67%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Saúde (0720) 0720 9 0 0 7.5%
Medicina (0721) 0721 4 0 0 3.33%
Ciências Dentárias (0724) 0724 65 0 0 54.17%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 2 0 0 1.67%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 354h 0h 60
Semestral Comunicação Pessoal e Interpessoal Geral e científica 0090 75h
 (HEP 39h)
0h 0h
3
Semestral Biologia e Microbiologia Técnica 0421 125h
 (HEP 65h)
42h 0h
5
Semestral Apoio a Técnicas Clinicas Técnica 0721 100h
 (HEP 52h)
34h 0h
4
Semestral Anatomia e Histologia Dentária Geral e científica 0724 75h
 (HEP 39h)
0h 0h
3
Semestral Anatomia e Fisiologia Humana Técnica 0720 225h
 (HEP 117h)
76h 0h
9
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Técnica 0482 150h
 (HEP 78h)
50h 0h
6
Semestral Técnicas de Secretariado Técnica 0346 100h
 (HEP 52h)
34h 0h
4
Semestral Português II Geral e científica 0223 50h 0h 0h
2
Semestral Português I Geral e científica 0223 50h
 (HEP 26h)
0h 0h
2
Semestral Materiais Dentários Geral e científica 0724 50h
 (HEP 26h)
0h 0h
2
Semestral Língua Estrangeira Técnica II - Inglês II Geral e científica 0222 25h 0h 0h
1
Semestral Língua Estrangeira Técnica I - Inglês I Geral e científica 0222 25h 0h 0h
1
Semestral Higiene, segurança e saúde no trabalho no setor da saúde Geral e científica 0862 50h
 (HEP 26h)
0h 0h
2
Semestral Estrutura e comunicação organizacional Geral e científica 0345 50h
 (HEP 26h)
0h 0h
2
Semestral Especialidades de Medicina Dentária II Técnica 0724 175h
 (HEP 91h)
59h 0h
7
Semestral Especialidades de Medicina Dentária I Técnica 0724 175h
 (HEP 91h)
59h 0h
7
2º Ano 1500h 177h 0h 60
Semestral Direito Laboral e das Organizações Técnica 0380 100h
 (HEP 52h)
34h 0h
4
Semestral Bioética e Legislação em Saúde Geral e científica 0724 75h
 (HEP 39h)
0h 0h
3
Semestral Arquivo - Organização e Manutenção Geral e científica 0322 25h
 (HEP 13h)
0h 0h
1
Semestral Técnicas Contabilísticas Técnica 0344 100h
 (HEP 52h)
34h 0h
4
Semestral Qualidade e Inovação na Gestão de Processos Clínicos Técnica 0347 50h
 (HEP 26h)
17h 0h
2
Semestral Protese Dentária Técnica 0724 75h
 (HEP 39h)
25h 0h
3
Semestral Nutrição e Saúde Oral Geral e científica 0724 50h
 (HEP 26h)
0h 0h
2
Semestral Farmacologia Geral Geral e científica 0421 75h
 (HEP 39h)
0h 0h
3
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0724 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Especialidades de Medicina Dentária III Técnica 0724 200h
 (HEP 104h)
67h 0h
8
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)