| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes de contabilidade geral |
| Conhecimentos abrangentes de controlo de qualidade (espaços, equipamentos, materiais, instrumentos e medicamentos) |
| Conhecimentos abrangentes de documentação técnica e administrativa (procedimentos, organização e arquivo) |
| Conhecimentos abrangentes de faturação |
| Conhecimentos abrangentes de gestão administrativa de recursos humanos |
| Conhecimentos abrangentes de gestão de stocks e aprovisionamento |
| Conhecimentos abrangentes de legislação fiscal |
| Conhecimentos abrangentes de legislação laboral |
| Conhecimentos abrangentes de lingua estrangeira |
| Conhecimentos abrangentes de lingua portuguesa |
| Conhecimentos abrangentes de nutrição e saúde |
| Conhecimentos abrangentes de organização do trabalho e gestão do tempo |
| Conhecimentos abrangentes de organização e apoio à coordenação e gestão de um consultório |
| Conhecimentos abrangentes de organização e gestão do trabalho |
| Conhecimentos abrangentes de organização e manutenção de arquivo |
| Conhecimentos abrangentes de procedimentos contabilísticos |
| Conhecimentos abrangentes de sistemas de gestão da qualidade |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas de comunicação e atendimento |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas de gestão de reclamações |
| Conhecimentos abrangentes de técnicas de gestão do stress |
| Conhecimentos abrangentes na ótica do utilizador |
| Conhecimentos abrangentes sobre anatomia e fisiologia do corpo humano. |
| Conhecimentos abrangentes sobre ética e deontologia profissionais. |
| Conhecimentos abrangentes sobre Farmacologia. |
| Conhecimentos abrangentes sobre microbiologia e biologia |
| Conhecimentos especializados de materiais dentários |
| Conhecimentos especializados de rotinas de manutenção dos materiais e equipamentos |
| Conhecimentos especializados de saúde e primeiros socorros |
| Conhecimentos especializados de secretariado clinico |
| Conhecimentos especializados de vocabulário técnico especifico |
| Conhecimentos especializados em instrumentos, técnicas e etapas de tratamentos conservadores e reabilitadores |
| Conhecimentos especializados em limpeza, desinfeção e esterilização (instalações, equipamentos, instrumentos e materiais) |
| Conhecimentos especializados em organização de atividades clinicas |
| Conhecimentos especializados sobre ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho. |
| Conhecimentos especializados sobre histologia e morfologia dentária. |
| Aptidões |
| Aplicar técnicas de inutilização de materiais. |
| Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes em relação à consulta e processo terapêutico. |
| Identificar os diferentes tipos de documentos e o circuito de documentação. |
| Organizar e gerir a utilização, o funcionamento, a operacionalidade e o manuseamento dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados no consultório |
| Selecionar e preparar os equipamentos, instrumentos e materiais necessários para a realização do ato médico. |
| Aplicar os procedimentos administrativos de controlo de assiduidade. |
| Aplicar as competências linguísticas na comunicação e no processamento de texto em Língua Portuguesa e em língua estrangeira. |
| Aplicar as técnicas adequadas à manutenção das condições de assepsia das zonas de trabalho e dos equipamentos. |
| Aplicar as técnicas de cálculo nas diferentes áreas de intervenção. |
| Aplicar as técnicas de organização do trabalho no desenvolvimento das rotinas. |
| Aplicar normas e técnicas de qualidade, de acordo com as regras de higiene e segurança. |
| Aplicar os procedimentos definidos para a classificação de documentos contabilísticos. |
| Aplicar técnicas de organização, classificação e arquivo do ficheiro dos utentes. |
| Aplicar técnicas de preparação do utente para o ato médico ou ato clínico, controlando e gerindo o eventual stress associado. |
| Arquivar as indicações dos rótulos e fichas de segurança dos equipamentos, produtos farmacológicos e outros utilizados no consultório. |
| Assegurar os procedimentos adequados à medição de produtos orgânicos. |
| Desempenhar atividades de apoio aos Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais na prestação de cuidados em emergências médicas, quando solicitados e de acordo com as indicações do profissional de saúde |
| Diagnosticar as necessidades de reposição dos materiais. |
| Encaminhar os utentes de acordo com as diferentes áreas clínicas |
| Especificar os materiais, instrumentos e equipamentos de um consultório |
| Identificar e aplicar os procedimentos e documentos de suporte definidos para a operacionalização do sistema de gestão da qualidade. |
| Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda, de acordo com as normas e procedimentos definidos. |
| Manter as condições de limpeza e de utilização do equipamento e materiais, utilizando as técnicas e os produtos adequados, no respeito pelas normas de higiene e segurança. |
| Organizar as atividades clínicas de acordo com cada área clínica |
| Organizar e executar técnicas de assistência de acordo com as indicações prestadas pelos Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais, face ao caso e estado do utente. |
| Organizar, implementar e gerir o fluxo de trabalho dos recursos humanos. |
| Proceder à requisição de materiais e equipamentos e efetuar as respetivas requisições. |
| Realizar e aplicar os procedimentos técnicos, administrativos e logísticos à função de aprovisionamento. |
| Receber, atender e registar as informações dos utentes. |
| Registar pedidos, informações, orientações e ocorrências médicas. |
| Resolver ou encaminhar reclamações de utentes. |
| Resolver pedidos elaborados pela equipa de saúde, relativos aos equipamentos, materiais, utensílios e produtos químicos e farmacológicos utilizados no consultório |
| Utilizar as aplicações informáticas adequadas à atividade. |
| Utilizar as técnicas de elaboração de cadernos de encargos e de processos de aquisição. |
| Utilizar ferramentas informáticas para registar informações dos utentes, preencher documentação técnico administrativa e emitir faturação do serviço prestado. |
| Utilizar os procedimentos adequados à preparação e esterilização dos instrumentos e materiais. |
| Utilizar os procedimentos adequados à prossecução do serviço de mensageiro e à reposição de materiais de uso clínico e de consumo corrente. |
| Verificar as características e controlo de qualidade dos materiais encomendados e proceder ao respetivo armazenamento. |
| Atitudes |
| Demonstrar responsabilidade pelo alcance de objetivos da qualidade. |
| Expressar-se verbalmente de uma forma clara, estruturada e fluente. |
| Relacionar-se e adaptar-se a diferentes perfis de utentes e de profissionais. |
| Comunicar com simpatia e assertividade, procurando estabelecer empatia com o utente e equipa onde está inserido. |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas decorrentes do exercício da atividade. |
| Assumir a atitude para auxiliar no ato médico ou clinico, segundo orientação de Médicos, Enfermeiros, Médicos Dentistas, Estomatologistas e Higienistas Orais. |
| Assumir atitude para organizar e planear atividades, de acordo com as solicitações do serviço. |
| Assumir atitudes para a atualização e adaptação a novas tecnologias e à variedade de equipamentos utilizados. |
| Contribuir com iniciativa, autonomia, empenho e disponibilidade para o bom funcionamento da equipa de saúde e para a prestação dos cuidados médicos necessários aos utentes. |
| Cumprir regras de saúde, higiene e segurança no trabalho. |
| Demonstrar capacidade de autocontrolo e de reação adequada em situações complicadas. |
| Demonstrar capacidade de organização e de gestão do tempo. |
| Demonstrar responsabilidade na utilização dos espaços, equipamentos, instrumentos, materiais, medicamentos. |
| Envolver-se para auxiliar nos diversos tratamentos |
| Evidenciar cuidado com a imagem e a apresentação pessoal. |
| Facilitar o relacionamento interpessoal com os outros elementos da equipa de saúde, com vista à criação de com vista à criação de um bom ambiente laboral. |
| Falar com terminologia técnica no domínio da saúde |
| Manter organizado o posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço. |
| Respeitar os princípios éticos e deontológicos inerentes à profissão. |