Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia e Português e Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 43
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
São Mamede de Infesta Rua Jaime Lopes Amorim 20 43
Descrição geral Gerir comercialmente um ponto de venda explorando o potencial das condições comerciais e stocks, através da elaboração e implementação de um plano de negócios, de um plano de marketing e de comunicação aplicado ao ponto de venda , procurando atingir a satisfação e fidelização dos clientes.
Atividades principais
Coordenar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda
Desenvolver e implementar serviços de acolhimento aos clientes
Desenvolver e implementar sistemas de gestão de stocks e aprovisionamento
Desenvolver estudos sobre o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral
Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.
Diagnosticar as necessidades dos clientes
Elaborar e implementar o plano de negócios do ponto de venda
Elaborar e implementar planos de comunicação
Elaborar e implementar planos de marketing
Elaborar relatórios de atividades comerciais
Gerir e organizar a força de vendas
Implementar a aplicação da legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa
Implementar as técnicas de Gestão de Relacionamentos e Customer Care.
Implementar as técnicas de venda e negociação
Planear estudos dos produtos e ou dos serviços da empresa
Conhecimentos
Conhecimento especializado de gestão de equipas de vendas
Conhecimento especializado de legislação comercial
Conhecimento especializado na gestão comercial e planos de negócio
Conhecimentos especializados de distribuição, transportes e gestão de stocks do ponto de venda
Conhecimentos especializados de estudo do mercado e do comportamento do consumidor
Conhecimentos especializados de marketing relacional e Costumer Relationship Management
Conhecimentos especializados em comunicação no ponto de venda
Conhecimentos especializados em língua inglesa.
Conhecimentos especializados sobre gestão de comércio eletrónico
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas
Conhecimentos fundamentais de marketing
Conhecimentos fundamentais em economia
Conhecimentos fundamentais em matemática
Conhecimentos fundamentais em sistemas de informação empresarial
Conhecimentos fundamentais sobre ferramentas comunicação e divulgação do ponto de venda e suas atividades.
Aptidões
Aplicar e aceder a sistemas de informação comercial, retirando informação útil aos processos de gestão comercial
Comunicar de diferentes formas e para diferentes públicos
Conceber e planear o controlo de custos de atividades comerciais e de vendas.
Dominar as técnicas relacionadas com o comércio eletrónico
Preparar com diferenciação produtos e serviços
Preparar e executar processos de gestão comercial e da força de vendas
Propor melhorias nos processos de gestão comercial e da força de vendas
Analisar a informação em língua inglesa
Aplicar as ferramentas fundamentais de gestão
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão comercial do ponto de venda
Aplicar metodologias de marketing relacional
Aplicar o enquadramento legal do ponto de venda
Colaborar nos diferentes processos de gestão de equipas de vendas
Efetuar pesquisa de mercado e de comportamento do consumidor
Implementar planos de comunicação
Implementar planos de marketing
Implementar planos de negócios
Utilizar a análise de dados como ferramenta de gestão
Atitudes
Demonstrar aprendizagem ao longo da vida e a partilha constante de conhecimentos nos diferentes domínios da gestão empresarial
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e na execução dos trabalhos
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
Demonstrar capacidade de análise metódica de informação crítica
Demonstrar capacidade de comunicação e interpretação
Demonstrar capacidade de organização e planeamento dos trabalhos e recursos humanos
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com os clientes e fornecedores
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos
Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada
Demonstrar espírito de equipa e capacidade de liderança
Demonstrar flexibilidade e capacidade de estabelecer relações cordiais entre colegas e clientes
Demonstrar inovação e criatividade no desenvolvimento de estratégias de e-commerce
Demonstrar responsabilidade e iniciativa

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Gestão Comercial do Ponto de Venda (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Economia (0314) 0314 6 0 0 5%
Comércio (0341) 0341 36 0 0 30%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 24 0 0 20%
Gestão e Administração (0345) 0345 30 0 0 25%
Direito (0380) 0380 6 0 0 5%
Matemática (0461) 0461 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 300h 0h 60
Semestral Sistemas de Informação empresariais Técnica 0482 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Princípios de Marketing Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Princípios de Gestão Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Matemática aplicada às ciências sociais Geral e científica 0461 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Marketing do Ponto de Venda Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Inglês para vendas e marketing Geral e científica 0222 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Gestão de Equipas no Ponto de Venda Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Estudo do mercado e do consumidor Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Economia do Consumidor Geral e científica 0314 150h
 (HEP 90h)
0h 0h
6
Semestral Direito Comercial e do Ponto de Venda Técnica 0380 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
2º Ano 1500h 216h 0h 60
Semestral Plano de Negócios para o ponto de venda Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Gestão on-line do ponto de venda Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Gestão de stocks e aprovisionamento Técnica 0341 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de relacionamentos e costumer care Técnica 0345 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 750h
 (HEP 720h)
0h 0h
30
Semestral Comunicação em ponto de venda Técnica 0342 150h
 (HEP 90h)
45h 0h
6
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia e Português e Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 44
Total de alunos inscritos em simultâneo 95
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
São Mamede de Infesta Rua Jaime Lopes Amorim 44 95

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Gestão Comercial do Ponto de Venda (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)