Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes da tecnologia envolvida nos automatos de iluminação |
Conhecimentos abrangentes de iluminação cénica |
Conhecimentos abrangentes de linguagens de programação, com foco no Python e Touchdesigner |
Conhecimentos abrangentes de maquinaria de cena e rigging |
Conhecimentos abrangentes de redes informáticas |
Conhecimentos abrangentes de rigging |
Conhecimentos abrangentes do vocabulário e gramática dos espaços de espetáculo, históricos e atuais |
Conhecimentos abrangentes dos diferentes processos de produção de conteúdos, com destaque para o videomapping e pixelmapping. |
Conhecimentos abrangentes dos espaços e momentos fulcrais de criação cénica na história ocidental. |
Conhecimentos abrangentes factuais de maquinaria de cena |
Conhecimentos abrangentes factuais de rigging |
Conhecimentos abrangentes sobre a metodologia de criação de um espetáculo |
Conhecimentos abrangentes sobre a segurança e riscos na instalação e operação dos equipamentos nas diferentes áreas tecnológicas presentes num espaço de criação cénica |
Conhecimentos abrangentes sobre as características gerais da iluminação cénica em relação à tipologia do espetáculo |
Conhecimentos abrangentes sobre as tecnologias aplicadas às artes cénicas |
Conhecimentos abrangentes sobre composição visual de fotografia |
Conhecimentos abrangentes sobre imagem digital. |
Conhecimentos especializados de programação de sistemas de iluminação cénica |
Conhecimentos especializados de programação de sistemas de iluminação digital |
Conhecimentos especializados de afinação de projetores. |
Conhecimentos especializados de análise e interpretação de uma planta de luz. |
Conhecimentos especializados de montagem de projetores. |
Conhecimentos especializados dos equipamentos de iluminação e suas características (projetores de luz, filtros, outros) |
Conhecimentos especializados em protocolos de comunicação de iluminação cénica. |
Conhecimentos especializados em software informático aplicado à iluminação cénica |
Conhecimentos especializados nas linguagens de programação LUA e Arduino |
Conhecimentos especializados sobre a evolução das técnicas e das tecnologias associados à construção de imagens e sons |
Conhecimentos especializados sobre as tecnologias aplicadas e/ou associadas à iluminação cénica |
Conhecimentos especializados sobre desenho técnico aplicado à iluminação técnica |
Conhecimentos específicos do programador de sistemas de iluminação na hierarquia de criação cénica |
Conhecimentos factuais das características gerais diferenciadas entre os diferentes tipos de espetáculo |
Conhecimentos factuais de afinação de projetores |
Conhecimentos factuais de iluminação cénica |
Conhecimentos factuais de montagem de projetores |
Conhecimentos factuais de práticas de palco |
Conhecimentos factuais de programação de sistemas de iluminação digital. |
Conhecimentos factuais do vocabulário e gramática dos espaços de espetáculo atuais |
Conhecimentos factuais do vocabulário e gramática específico de iluminação cénica |
Conhecimentos factuais dos equipamentos de iluminação e suas características (projetores, filtros, outros equipamentos |
Conhecimentos factuais em análise e interpretação de uma planta técnica de luz |
Conhecimentos fundamentais sobre os elementos que permitem identificar sons e imagens |
Conhecimentos fundamentais sobre os novos contextos e dinâmicas de utilização dos media e suas implicações éticas |
Aptidões |
Identificar os vários momentos que marcaram a história da música. |
Responder às necessidades dos espetáculos de acordo com o espaço e tipologia de cena. |
Aplicar as funções e as propriedades da luz cénica; |
Aplicar as principais técnicas de leitura de uma imagem e de uma composição sonora. |
Aplicar as regras e os procedimentos de segurança fundamentais em qualquer trabalho de palco |
Aplicar as regras gerais de composição visual de fotografia em iluminação cénica |
Aplicar as técnicas e métodos de comunicação entre consolas de luz e softwares de pré-visualização de iluminação cénica |
Aplicar as técnicas e métodos de montagem de automatos de iluminação e outros acessórios de iluminação controlados por dmx512 |
Aplicar as técnicas e métodos de montagem e/ou de planeamento dos sistemas de iluminação cénica tendo em conta a interdependência entre as outras áreas de palco, considerando sempre os riscos, normas e métodos associados à segurança no trabalho; |
Aplicar métodos de trabalho interdisciplinar durante a produção de espetáculos. |
Aplicar os diferentes processos de produção de conteúdos, com relevância maior para o videomapping e pixelmapping. |
Aplicar os diferentes tipos de filosofia de programação das principais consolas de luz de acordo com o tipo de espetáculo |
Aplicar os fundamentos da programação e operação de luz às necessidades de um projeto artístico |
Desenvolver plug-ins básicos em LUA para consolas de luz |
Desenvolver programas básicos em Arduino |
Desenvolver programas básicos personalizados para manuseamento e integração de sistemas de luz/vídeo |
Desenvolver sistemas básicos de interação com integração de sistemas de luz, vídeo, som e outros |
Desenvolver sistemas simples de interação |
Dominar a instalação e configurações de software envolvendo servidores de video, lasers e painéis de LED |
Dominar as técnicas e métodos de videomapping e pixelmapping existentes ao nível das consolas de luz e servidores de video |
Dominar o controlo e a programação de servidores de video, lasers e painéis de LED |
Dominar o controlo e a programação dos autómatos de iluminação em diferentes consolas de luz e para diferentes tipos de espectáculo |
Efetuar a montagem dos sistemas de comunicação entre os dispositivos de iluminação, vídeo e controlo do espetáculo |
Elaborar desenhos técnicos de sistemas de iluminação cénica, com recurso a aplicações informáticas. |
Elaborar um registo técnico de programação e operação de luz de um espetáculo |
Interpretar a planta de luz de um espetáculo. |
Manipular características da imagem digital. |
Planear e executar circuitos básicos de eletrónica |
Reconhecer a iluminação cénica de acordo com a tipologia do espetáculo. |
Reconhecer a organização dos espaços cénicos: fichas técnicas, implantação dos meios técnicos, oficinas anexas e recursos humanos |
Reconhecer a tecnologia envolvida nos automatos de iluminação |
Reconhecer as diferentes fases do processo criativo teatral |
Reconhecer e aplicar os diferentes suportes de comunicação visual. |
Reconhecer os diferentes tipos de espetáculo. |
Reconhecer os diferentes tipos de filosofia de programação das principais consolas de luz e saber aplicar as noções básicas de programação de acordo com o tipo de espectáculo |
Reconhecer os marcos mais relevantes da história das consolas de luz e dos autómatos de iluminação |
Reconhecer os riscos, os equipamentos e os métodos associados à segurança no trabalho |
Recriar, em ambiente virtual, os elementos básicos da arquitetura de palcos simples. |
Recriar, em ambiente virtual, sistemas de iluminação cénica. |
Responder adequadamente às atividades específicas da iluminação cénica; |
Saber aplicar os equipamentos de iluminação cénica adequados |
Saber aplicar os protocolos de comunicação utilizados na indústria do entretenimento. |
Saber planear e executar redes de comunicação entre periféricos de iluminação e vídeo. |
Saber planear e implementar desenhos técnicos de sistemas complexos de iluminação cénica de grande dimensão, podendo criar ou não uma planta de luz |
Saber planear e implementar desenhos técnicos de sistemas complexos de iluminação cénica, podendo criar ou não uma planta de luz |
Saber propor as melhores soluções para a comunicação e controlo de dispositivos cénicos. |
Utilizar a terminologia elementar das principais tecnologias de palco: maquinaria, iluminação, som e vídeo. |
Utilizar as diferentes tecnologias de comunicação aplicadas ao controlo dos diferentes aparelhos de iluminação cénica |
Utilizar as técnicas de afinação do equipamento de iluminação analógico. |
Utilizar as técnicas de montagem e desmontagem do equipamento de iluminação analógico. |
Utilizar as técnicas de operação e controlo para equipamento de iluminação analógico |
Utilizar diferentes linguagens de programação implicadas nos sistemas da indústria do entretenimento. |
Utilizar funcionalidades acrescidas de sistemas ou programas que integram funções de user-scripting |
Utilizar o vocabulário e gramática dos espaços de espetáculo atuais |
Utilizar o vocabulário e gramática específico de iluminação cénica; |
Utilizar os equipamentos de iluminação (projetores, filtros, mesas de luz, etc.) adequados. |
Utilizar os formatos de imagem digital e os seus algoritmos de compressão e aplicar em sistemas de iluminação cénica. |
Utilizar os métodos e técnicas de produção de efeitos de luz através de projectores analógicos. |
Utilizar os métodos e técnicas de programação das consolas de luz computorizadas envolvendo autómatos de iluminação |
Atitudes |
Adaptar-se à variedade de estilos e exigências das produções. |
Demonstrar adaptação a sistemas com diferentes linguagens de programação. |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos. |
Demonstrar autonomia no uso e desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas |
Demonstrar capacidade de adaptação a novas tecnologias. |
Demonstrar capacidade de planificação metódica e algorítmica |
Demonstrar capacidade de planificação, organização e método. |
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa. |
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal |
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados. |
Demonstrar consciência da necessidade de pesquisa constante, em busca da atualização de conhecimentos sobre a sua área de especialização técnica contextualizada no universo das artes do espectáculo. |
Demonstrar criatividade na programação de sistemas digitais |
Demonstrar discernimento em situações de finalização de prazos ou de operação em directo. |
Demonstrar eficácia e autonomia na resolução de problemas elementares que aconteçam na realização de uma produção/espectáculo. |
Demonstrar rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético. |
Demonstrar sentido crítico e poder de argumentação em assuntos relacionados com a iluminação cénica. |
Deverá demonstrar autonomia na procura e sistematização de informação histórica e actual para uma resposta mais consciente no seu desempenho. |
Trabalhar em equipa. |