Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Artes
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 15
Total de alunos inscritos em simultâneo 33
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto R. da Alegria, 503 15 33
Descrição geral Preparar, instalar e programar sistemas de iluminação cénica (incluindo servidores de vídeo e equipamentos de luz digital), com vista à realização de um espectáculo ao vivo ou de outro produto audiovisual.
Atividades principais
Assegurar a reprodução da programação e do sistema envolvidos no espetáculo
Desenvolver sistemas simples de interação com integração de sistemas de luz, som, vídeo ou outros, recorrendo a linguagens de programação específicas de acordo com as necessidades do espetáculo.
Efetuar a montagem dos sistemas de comunicação entre os dispositivos de iluminação, vídeo e controlo do espetáculo.
Operar a consola de luz durante um espetáculo
Preparar o trabalho a realizar, no sentido de identificar as características da iluminação pretendida e os meios necessários à sua concretização
Programar o sistema de iluminação cénica
Supervisionar a montagem e a afinação do equipamento de iluminação, de acordo com a planta de luz e/ou o desenhador de luz.
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes da tecnologia envolvida nos automatos de iluminação
Conhecimentos abrangentes de iluminação cénica
Conhecimentos abrangentes de linguagens de programação, com foco no Python e Touchdesigner
Conhecimentos abrangentes de maquinaria de cena e rigging
Conhecimentos abrangentes de redes informáticas
Conhecimentos abrangentes de rigging
Conhecimentos abrangentes do vocabulário e gramática dos espaços de espetáculo, históricos e atuais
Conhecimentos abrangentes dos diferentes processos de produção de conteúdos, com destaque para o videomapping e pixelmapping.
Conhecimentos abrangentes dos espaços e momentos fulcrais de criação cénica na história ocidental.
Conhecimentos abrangentes factuais de maquinaria de cena
Conhecimentos abrangentes factuais de rigging
Conhecimentos abrangentes sobre a metodologia de criação de um espetáculo
Conhecimentos abrangentes sobre a segurança e riscos na instalação e operação dos equipamentos nas diferentes áreas tecnológicas presentes num espaço de criação cénica
Conhecimentos abrangentes sobre as características gerais da iluminação cénica em relação à tipologia do espetáculo
Conhecimentos abrangentes sobre as tecnologias aplicadas às artes cénicas
Conhecimentos abrangentes sobre composição visual de fotografia
Conhecimentos abrangentes sobre imagem digital.
Conhecimentos especializados de programação de sistemas de iluminação cénica
Conhecimentos especializados de programação de sistemas de iluminação digital
Conhecimentos especializados de afinação de projetores.
Conhecimentos especializados de análise e interpretação de uma planta de luz.
Conhecimentos especializados de montagem de projetores.
Conhecimentos especializados dos equipamentos de iluminação e suas características (projetores de luz, filtros, outros)
Conhecimentos especializados em protocolos de comunicação de iluminação cénica.
Conhecimentos especializados em software informático aplicado à iluminação cénica
Conhecimentos especializados nas linguagens de programação LUA e Arduino
Conhecimentos especializados sobre a evolução das técnicas e das tecnologias associados à construção de imagens e sons
Conhecimentos especializados sobre as tecnologias aplicadas e/ou associadas à iluminação cénica
Conhecimentos especializados sobre desenho técnico aplicado à iluminação técnica
Conhecimentos específicos do programador de sistemas de iluminação na hierarquia de criação cénica
Conhecimentos factuais das características gerais diferenciadas entre os diferentes tipos de espetáculo
Conhecimentos factuais de afinação de projetores
Conhecimentos factuais de iluminação cénica
Conhecimentos factuais de montagem de projetores
Conhecimentos factuais de práticas de palco
Conhecimentos factuais de programação de sistemas de iluminação digital.
Conhecimentos factuais do vocabulário e gramática dos espaços de espetáculo atuais
Conhecimentos factuais do vocabulário e gramática específico de iluminação cénica
Conhecimentos factuais dos equipamentos de iluminação e suas características (projetores, filtros, outros equipamentos
Conhecimentos factuais em análise e interpretação de uma planta técnica de luz
Conhecimentos fundamentais sobre os elementos que permitem identificar sons e imagens
Conhecimentos fundamentais sobre os novos contextos e dinâmicas de utilização dos media e suas implicações éticas
Aptidões
Identificar os vários momentos que marcaram a história da música.
Responder às necessidades dos espetáculos de acordo com o espaço e tipologia de cena.
Aplicar as funções e as propriedades da luz cénica;
Aplicar as principais técnicas de leitura de uma imagem e de uma composição sonora.
Aplicar as regras e os procedimentos de segurança fundamentais em qualquer trabalho de palco
Aplicar as regras gerais de composição visual de fotografia em iluminação cénica
Aplicar as técnicas e métodos de comunicação entre consolas de luz e softwares de pré-visualização de iluminação cénica
Aplicar as técnicas e métodos de montagem de automatos de iluminação e outros acessórios de iluminação controlados por dmx512
Aplicar as técnicas e métodos de montagem e/ou de planeamento dos sistemas de iluminação cénica tendo em conta a interdependência entre as outras áreas de palco, considerando sempre os riscos, normas e métodos associados à segurança no trabalho;
Aplicar métodos de trabalho interdisciplinar durante a produção de espetáculos.
Aplicar os diferentes processos de produção de conteúdos, com relevância maior para o videomapping e pixelmapping.
Aplicar os diferentes tipos de filosofia de programação das principais consolas de luz de acordo com o tipo de espetáculo
Aplicar os fundamentos da programação e operação de luz às necessidades de um projeto artístico
Desenvolver plug-ins básicos em LUA para consolas de luz
Desenvolver programas básicos em Arduino
Desenvolver programas básicos personalizados para manuseamento e integração de sistemas de luz/vídeo
Desenvolver sistemas básicos de interação com integração de sistemas de luz, vídeo, som e outros
Desenvolver sistemas simples de interação
Dominar a instalação e configurações de software envolvendo servidores de video, lasers e painéis de LED
Dominar as técnicas e métodos de videomapping e pixelmapping existentes ao nível das consolas de luz e servidores de video
Dominar o controlo e a programação de servidores de video, lasers e painéis de LED
Dominar o controlo e a programação dos autómatos de iluminação em diferentes consolas de luz e para diferentes tipos de espectáculo
Efetuar a montagem dos sistemas de comunicação entre os dispositivos de iluminação, vídeo e controlo do espetáculo
Elaborar desenhos técnicos de sistemas de iluminação cénica, com recurso a aplicações informáticas.
Elaborar um registo técnico de programação e operação de luz de um espetáculo
Interpretar a planta de luz de um espetáculo.
Manipular características da imagem digital.
Planear e executar circuitos básicos de eletrónica
Reconhecer a iluminação cénica de acordo com a tipologia do espetáculo.
Reconhecer a organização dos espaços cénicos: fichas técnicas, implantação dos meios técnicos, oficinas anexas e recursos humanos
Reconhecer a tecnologia envolvida nos automatos de iluminação
Reconhecer as diferentes fases do processo criativo teatral
Reconhecer e aplicar os diferentes suportes de comunicação visual.
Reconhecer os diferentes tipos de espetáculo.
Reconhecer os diferentes tipos de filosofia de programação das principais consolas de luz e saber aplicar as noções básicas de programação de acordo com o tipo de espectáculo
Reconhecer os marcos mais relevantes da história das consolas de luz e dos autómatos de iluminação
Reconhecer os riscos, os equipamentos e os métodos associados à segurança no trabalho
Recriar, em ambiente virtual, os elementos básicos da arquitetura de palcos simples.
Recriar, em ambiente virtual, sistemas de iluminação cénica.
Responder adequadamente às atividades específicas da iluminação cénica;
Saber aplicar os equipamentos de iluminação cénica adequados
Saber aplicar os protocolos de comunicação utilizados na indústria do entretenimento.
Saber planear e executar redes de comunicação entre periféricos de iluminação e vídeo.
Saber planear e implementar desenhos técnicos de sistemas complexos de iluminação cénica de grande dimensão, podendo criar ou não uma planta de luz
Saber planear e implementar desenhos técnicos de sistemas complexos de iluminação cénica, podendo criar ou não uma planta de luz
Saber propor as melhores soluções para a comunicação e controlo de dispositivos cénicos.
Utilizar a terminologia elementar das principais tecnologias de palco: maquinaria, iluminação, som e vídeo.
Utilizar as diferentes tecnologias de comunicação aplicadas ao controlo dos diferentes aparelhos de iluminação cénica
Utilizar as técnicas de afinação do equipamento de iluminação analógico.
Utilizar as técnicas de montagem e desmontagem do equipamento de iluminação analógico.
Utilizar as técnicas de operação e controlo para equipamento de iluminação analógico
Utilizar diferentes linguagens de programação implicadas nos sistemas da indústria do entretenimento.
Utilizar funcionalidades acrescidas de sistemas ou programas que integram funções de user-scripting
Utilizar o vocabulário e gramática dos espaços de espetáculo atuais
Utilizar o vocabulário e gramática específico de iluminação cénica;
Utilizar os equipamentos de iluminação (projetores, filtros, mesas de luz, etc.) adequados.
Utilizar os formatos de imagem digital e os seus algoritmos de compressão e aplicar em sistemas de iluminação cénica.
Utilizar os métodos e técnicas de produção de efeitos de luz através de projectores analógicos.
Utilizar os métodos e técnicas de programação das consolas de luz computorizadas envolvendo autómatos de iluminação
Atitudes
Adaptar-se à variedade de estilos e exigências das produções.
Demonstrar adaptação a sistemas com diferentes linguagens de programação.
Demonstrar autonomia na tomada de decisão e resolução de problemas técnicos.
Demonstrar autonomia no uso e desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas
Demonstrar capacidade de adaptação a novas tecnologias.
Demonstrar capacidade de planificação metódica e algorítmica
Demonstrar capacidade de planificação, organização e método.
Demonstrar capacidade de polivalência e espírito de iniciativa.
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados.
Demonstrar consciência da necessidade de pesquisa constante, em busca da atualização de conhecimentos sobre a sua área de especialização técnica contextualizada no universo das artes do espectáculo.
Demonstrar criatividade na programação de sistemas digitais
Demonstrar discernimento em situações de finalização de prazos ou de operação em directo.
Demonstrar eficácia e autonomia na resolução de problemas elementares que aconteçam na realização de uma produção/espectáculo.
Demonstrar rigor, sentido de responsabilidade e comportamento ético.
Demonstrar sentido crítico e poder de argumentação em assuntos relacionados com a iluminação cénica.
Deverá demonstrar autonomia na procura e sistematização de informação histórica e actual para uma resposta mais consciente no seu desempenho.
Trabalhar em equipa.

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Programação de Sistemas de Iluminação Cénica (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Belas-Artes (0211) 0211 4 0 0 3.33%
Artes do Espetáculo (0212) 0212 74 0 0 61.67%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 8 0 0 6.67%
Ciências Informáticas (0481) 0481 34 0 0 28.33%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 440h 0h 60
Semestral Tipologias do Espetáculo e Práticas Aplicadas Geral e científica 0212 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
Semestral Tecnologias do Espetáculo Geral e científica 0212 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
Anual Projeto I Técnica 0212 250h
 (HEP 150h)
100h 0h
10
Anual Programação I Técnica 0481 250h
 (HEP 150h)
100h 0h
10
Semestral Práticas Profissionais Técnica 0212 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Linguagens de Programação Técnica 0481 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Introdução à Iluminação Cénica Técnica 0212 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Informática Aplicada Técnica 0481 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral História do espetáculo Geral e científica 0211 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
Semestral Controlo e iluminação digital Geral e científica 0212 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
2º Ano 1500h 220h 0h 60
Semestral Projeto II Técnica 0212 250h
 (HEP 150h)
100h 0h
10
Semestral Programação II Técnica 0481 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Linguagens de Programação Aplicada Técnica 0481 150h
 (HEP 90h)
60h 0h
6
Semestral Imagem Digital Geral e científica 0213 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0212 750h
 (HEP 740h)
0h 0h
30
Semestral Cultura Visual e Musical Geral e científica 0213 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)