Conhecimentos |
Conhecimentos especializados de conceção e implementação de estratégias e de conteúdos de animação cultural e de eventos |
Conhecimentos abrangentes sobre interculturalidade e sociedades social e culturalmente diversas |
Conhecimentos abrangentes sobre Literatura Tradicional, com dimensão etnográfica |
Conhecimentos especializados de conceção e implementação de roteiros temáticos ou generalistas que interliguem diferentes áreas do saber |
Conhecimentos especializados sobre o desenvolvimento pessoal e social, em diversas faixas etárias |
Conhecimentos fundamentais de aplicação da Língua Portuguesa, nomeadamente nos domínios da comunicação oral e escrita |
Conhecimentos fundamentais de tecnologias e de ferramentas de informação e comunicação |
Conhecimentos fundamentais de tratamento de dados, resolução de problemas, raciocínio matemático e métodos quantitativos |
Conhecimentos fundamentais sobre Património Cultural e Natural, nomeadamente tipologias, elementos e técnicas de valorização |
Conhecimentos fundamentais sobre recursos técnicos e artísticos das formas de expressão local (educação plástica, dramática e musical) |
Conhecimentos fundamentais sobre serviços educativos, sua função, organização e competências fundamentais no tecido social e cultural |
Conhecimentos técnicos de expressão física e motora, visando um desenvolvimento integral do ser humano |
Conhecimentos técnicos do processo de comunicação humana e relações sociais |
Aptidões |
Implementar atividades que promovam a valorização e a proteção do Património |
Aplicar adequadamente a linguagem oral e escrita em distintas situações de comunicação |
Aplicar métodos de trabalho técnico em educação patrimonial e ambiental |
Aplicar práticas e procedimentos em consonância com a diversidade cultural e social das comunidades locais |
Aplicar técnicas de empreededorismo para delinear e implementar projetos. |
Aplicar técnicas de expressão artística, utilizando diversos recursos e métodos de trabalho, valorizando saberes e artefactos locais |
Coadjuvar na implementação de atividades lúdico-motoras diversas |
Identificar obras de literatura tradicional e promover momentos de animação da leitura |
Participar em iniciativas de valorização do património, nas suas várias dimensões |
Resolver problemas e tratar dados que envolvam a aplicação do raciocínio lógico-matemático |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na implementação de atividades relacionadas com o Património e a Herança Cultural |
Demonstrar autonomia na resolução de problemas associados ao contexto |
Demonstrar autonomia no tratamento de mensagens e informação de natureza diversa |
Demonstrar capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e espírito de integração em equipas de trabalho interdisciplinares e multiculturais |
Demonstrar empatia e proximidade no relacionamento com os públicos |
Demonstrar flexibilidade perante as exigências da multiculturalidade e da inclusão em sociedades diversas |
Demonstrar iniciativa e criatividade em diferentes situações e contextos diversificados |
Demonstrar sentido de responsabilidade na implementação e acompanhamento das diversas atividades de extensão educativa |
Demonstrar uma prática profissional regulada pela ética e deontologia. |
Demonstrar uma prática profissional socialmente responsável e consciente |