| Conhecimentos |
| Conhecimentos abrangentes, teóricos e factuais sobre farmacologia. |
| Conhecimentos abrangentes, teóricos, factuais e procedimentais sobre alimentação, hidratação, nutrição e dietética. |
| Conhecimentos conceptuais e fundamentais em anatomia e fisiologia. |
| Conhecimentos conceptuais e fundamentais sobre o desenvolvimento da pessoa e família ao longo do ciclo vital. |
| Conhecimentos especializados da promoção do bem-estar e qualidade de vida à pessoa, família e comunidade. |
| Conhecimentos fundamentais de comunicação, relações interpessoais, língua materna e inglesa aplicada. |
| Conhecimentos fundamentais de empreendedorismo. |
| Conhecimentos fundamentais de estratégias de recreação/ocupação à pessoa, família e comunidade. |
| Conhecimentos fundamentais de higiene e segurança no trabalho e ergonomia. |
| Conhecimentos fundamentais e conceptuais sobre princípios éticos e responsabilidade profissional. |
| Conhecimentos fundamentais sobre contextos e situações vulneráveis. |
| Conhecimentos fundamentais sobre família e comunidade. |
| Conhecimentos fundamentais sobre políticas sociais e gestão de serviços. |
| Conhecimentos fundamentais, conceptuais e procedimentais de higienização e gestão de espaços, materiais e equipamentos. |
| Conhecimentos fundamentais, conceptuais e procedimentais sobre primeiros socorros. |
| Conhecimentos teóricos, factuais, procedimentais e especializados sobre prestação de serviços e cuidados à pessoa, família e comunidade ao longo do Ciclo vital. |
| Aptidões |
| Aplicar cuidados individualizados, seguros e de qualidade, promovendo o autocuidado. |
| Aplicar estratégias de intervenção à pessoa, família e comunidade de acordo com as necessidades/problemas identificados. |
| Aplicar princípios e técnicas de comunicação e relação interpessoal. |
| Aplicar princípios e técnicas de farmacologia. |
| Aplicar princípios e técnicas de nutrição e dietética. |
| Aplicar princípios e técnicas de prestação de serviços e cuidados à pessoa, família e comunidade, em diferentes contextos. |
| Aplicar princípios e técnicas de trabalho em equipa. |
| Aplicar técnicas de primeiros socorros em situações de doença súbita ou acidente. |
| Consultar e interpretar documentação sobre questões éticas e legais inerentes à sua atividade profissional. |
| Identificar alterações do funcionamento normal dos sistemas do corpo humano. |
| Implementar os princípios de higiene, segurança no trabalho e ergonomia na prevenção de acidentes/incidentes laborais. |
| Propor estratégias recreativas e de ocupação que estimule o utente. |
| Utilizar os recursos de forma eficaz e eficiente. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de adaptação e integração nas equipas e locais de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de autonomia, iniciativa e responsabilidade. |
| Demonstrar capacidade de resolução de conflitos, de problemas e de situações imprevistas. |
| Demonstrar capacidade para adequar as atitudes de ajuda e competências comunicacionais às diferentes características da pessoa, família e comunidade. |
| Demonstrar capacidade para ajustar os princípios éticos e legais no exercício das suas funções. |
| Demonstrar capacidade para fundamentar a sua prática profissional. |
| Demonstrar capacidade para organizar as suas tarefas de forma metódica. |
| Demonstrar espírito crítico, adaptabilidade e flexibilidade no exercício das suas funções. |
| Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos de segurança e higiene no trabalho. |