Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Economia; Matemática
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 25
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Póvoa de Santarém Complexo Andaluz - Apartado 279 25 60
Descrição geral Planear, gerir, implementar e avaliar estratégias e ações de marketing digital que permitam otimizar a presença das empresas, produtos e marcas no meio online.
Atividades principais
Criar conteúdos para o meio digital alinhados com as necessidades dos consumidores alvo;
Definir, implementar e avaliar o plano de marketing digital de uma empresa.
Desenvolver e executar o planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;
Elaborar e coordenar campanhas de marketing digital;
Elaborar suportes para ações de campanha de marketing digital como websites, landing pages, e -mails, e -flyers, elementos gráficos para redes sociais e formulários para captação de leads;
Executar e planear ações de otimização em websites de forma a melhorar o seu posicionamento orgânico em motores de busca;
Gerir a identidade da marca, posicionamento e principais critérios de segmentação de mercados em âmbito digital;
Gerir conteúdos através de dispositivos móveis;
Gerir e implementar campanhas de marketing outbound e ou inbound nas distintas redes sociais e blogues;
Gerir e utilizar os novos meios digitais disponíveis com recurso a técnicas inovadoras para venda de bens, serviços e ideias;
Monitorizar a aplicação da legislação comercial no planeamento de marketing e comunicação de uma estratégia de mercado online;
Conhecimentos
Conhecimento especializado de legislação comercial;
Conhecimento especializado sobre a adaptação dos novos contextos digitais ao contexto da empresa;
Conhecimentos abrangentes das funções de gestão.
Conhecimentos abrangentes das métricas de desempenho em contexto de marketing digital;
Conhecimentos abrangentes das técnicas de venda e negociação;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre aplicações informáticas de gestão;
Conhecimentos abrangentes e especializados sobre otimização de sítios na internet e monitorização de campanhas;
Conhecimentos abrangentes sobre marketing;
Conhecimentos especializados das técnicas de comunicação online;
Conhecimentos especializados de edição e de animação multimédia, conjugando de forma integrada imagem, som e video;
Conhecimentos especializados em língua inglesa;
Conhecimentos especializados sobre produção de conteúdos digitais e gestão de redes sociais;
Conhecimentos especializados sobre web marketing;
Conhecimentos fundamentais de gestão de empresas, incluindo comunicação e empreendedorismo;
Conhecimentos fundamentais sobre a elaboração de um modelo de negócios;
Conhecimentos fundamentais sobre métodos quantitativos;
Aptidões
Acompanhar tecnicamente a estratégia digital da empresa, nos distintos suportes e plataformas;
Aplicar as técnicas e as ferramentas adequadas à produção de conteúdos multimédia;
Aplicar as tecnologias de informação como suporte de gestão;
Aplicar e dinamizar campanhas de comunicação online, usando as diferentes plataformas e redes sociais para esse efeito;
Aplicar melhorias no portefólio dos produtos, criando novas propostas e otimizando outras dentro dos meios digitais;
Avaliar e interpretar métricas de desempenho digitais de campanhas e websites;
Dinamizar e implementar planos de marketing digital;
Executar técnicas de negociação e de venda na gestão de projetos;
Identificar os recursos necessários, elaborar, controlar e medir os resultados, de uma campanha comunicacional suportada no marketing digital.
Instalar, configurar e gerir sistemas de gestão de conteúdos mais adequados à situação concreta;
Preparar as estratégias de comunicação adequadas às diferentes formas e para diferentes públicos;
Atitudes
Demonstrar autonomia na utilização de ferramentas digitais;
Demonstrar capacidade criativa e facilidade na resolução de problemas técnicos;
Demonstrar capacidade de adapação à evolução dos procedimentos e das tecnologias;
Demonstrar capacidade de diálogo fluente adequado a cada situação;
Demonstrar capacidade de gestão do tempo, com hábitos de rigor no cumprimento do desenvolvimento das tarefas nos prazos definidos;
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal com interlocutores diferenciados;
Demonstrar capacidade para inovar e empreender novos projetos;
Demonstrar capacidade para se integrar em equipas de trabalho de constituição variada;
Demonstrar responsabilidade e capacidade de liderança para trabalhar soluções digitais em equipa;
Demonstrar responsabilidade e iniciativa;
Mostrar autonomia, segurança e responsabilidade no planeamento, organização e controlo dos processos de gestão.

--
Marketing Digital (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 15 0 0 12.5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 5 0 0 4.17%
Comércio (0341) 0341 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 75 0 0 62.5%
Gestão e Administração (0345) 0345 5 0 0 4.17%
Direito (0380) 0380 5 0 0 4.17%
Matemática (0461) 0461 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 280h 0h 60
Semestral Métodos Quantitativos Geral e científica 0461 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Inovação e Empreendedorismo Digital Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Inbound Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Fundamentos de Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Fundamentos de Gestão Geral e científica 0345 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Direito e Ética na Era Digital Técnica 0380 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Web Design e Comunicação Multimédia Técnica 0213 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
Semestral Técnicas de Venda e Negociação Técnica 0341 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Técnicas de Comunicação Digital Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Social Media Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
2º Ano 1530h 210h 0h 60
Semestral Produção de Conteúdos na Web Técnica 0213 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Plano de marketing digital Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Optimização e Publicidade nos Motores de Busca Técnica 0213 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Mobile Marketing Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Métricas em Marketing Digital Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 780h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Digital Branding Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)