Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Economia; Geografia; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 23
Total de alunos inscritos em simultâneo 55
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Funchal Campus Universitário da Penteada 23 55
Descrição geral Planear, implementar, gerir, monitorizar e avaliar estratégias e campanhas de marketing digital com recurso a novas tecnologias de informação e comunicação, aplicadas ao setor do turismo através de todos os canais digitais.
Atividades principais
Analisar e avaliar as novas tendências do mercado digital e a sua aplicação ao sector turístico
Avaliar o comportamento do consumidor com recurso à utilização de critérios de segmentação facilitados pelas diversas plataformas digitais
Avaliar o desempenho das campanhas de marketing digital com recurso a web analytics e implementar ações corretivas
Definir e implementar campanhas de marketing outbound e inbound nas redes sociais, websites de recomendação e blogues de turismo
Elaborar e executar o planeamento de marketing digital que inclua ações integradas e alinhadas com o meio online aplicadas ao setor turístico
Gerir conteúdos e relacionamento com clientes através de dispositivos móveis, incluindo email, SMS e aplicações móveis
Gerir e selecionar ferramentas de comunicação e plataformas digitais para a implementação de ações de branding e de marketing digital na distribuição, promoção e venda de produtos e serviços turísticos
Gerir e utilizar os novos meios digitais para o desenvolvimento ou inovação dos produtos e serviços turísticos, bem como a sua promoção e comercialização eletrónica
Gerir os recursos e as necessidades digitais da organização de turismo
Participar na prospeção de novos clientes a nível global através de serviços de marketing digital
Planear, coordenar e monitorizar campanhas de publicidade digital baseadas em ferramentas gratuitas ou remuneradas
Produzir e gerir conteúdos em formato de texto, imagem, áudio ou vídeo para o meio digital
Utilizar mecanismos de otimização do posicionamento da marca, produto ou serviço turístico em motores de pesquisa
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e comunicação que incluam as bases das linguagens de programação mais utilizadas na world wide web
Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo
Conhecimentos especializados de design e comunicação para o desenvolvimento e/ou inovação de produtos e serviços turísticos
Conhecimentos especializados em marketing, canais de distribuição e de reserva, comunicação e promoção digital de produtos e serviços turísticos
Conhecimentos especializados em tratamento e pós-produção de imagem, aúdio e vídeo
Conhecimentos especializados para a produção e gestão de conteúdos em websites, redes sociais, aplicações móveis, blogues relacionados com o sector do turismo
Conhecimentos especializados sobre a utilização de algortimos pelos motores de busca, a otimização do website e da presença digital da organização e a monitorização de campanhas
Conhecimentos fundamentais de comunicação, prospeção, negociação e venda no segmento business to business no sector turístico
Conhecimentos fundamentais de estatística descritiva e aplicação por software
Conhecimentos fundamentais em questões de direito de utilização de imagem, privacidade e proteção de dados ao nível digital
Conhecimentos fundamentais para a compreensão global do fenómeno turístico, que incluam a análise de mercados e diferentes tipos de atividade turística
Conhecimentos fundamentais sobre o comportamento consumidor e do turista em ambiente digital
Conhecimentos fundamentais sobre os mercados turistícos, a nível doméstico, internacional e global, para análise do geográfica do território e dos recursos turísticos em contexto digital
Conhecimentos gerais de língua inglesa
Aptidões
Calendarizar, orçamentar, executar e monitorizar campanhas de publicidade digital aplicadas em media, redes e outras plataformas digitais remuneradas ou gratuitas, associadas a motores de busca
Construir e manusear bases de dados, barómetros e sistemas de otimização de marketing e aplicar métricas de desempenho dos websites onde a organização está presente em ambiente digital
Criar e disseminar conteúdos de texto, imagem, áudio e vídeo de acordo com a estratégia de comunicação e promoção dos produtos e serviços turísticos da organização estabelecida no plano de marketing, em todos os meios digitais
Desenvolver e executar ações de promoção digital e de relacionamento com clientes, com recurso a dispositivos móveis
Elaborar um portefólio digital dos produtos e serviços turísticos da oganização e apresentar durante os processos de angariação de novos clientes
Identificar, selecionar e utilizar ferramentas gratuitas ou remuneradas que fornecem informação sobre o comportamento do consumidor no contexto digital, sendo capaz de sistematizar e analisar essa informação para apoio às decisões da organização
Propor e criar novos produtos e serviços turísticos com recurso a técnicas de comunicação e de inovação adaptadas à organização e ao mercado alvo, em contexto digital
Propor, avaliar e selecionar ferramentas, redes e meios de comunicação presentes em contexto digital mais adequados à implementação das ações de marketing e publicidade digital da organização, tendo em conta custos e potencialidades
Atitudes
Demonstrar capacidade de exploração e de adaptação à evolução dos conceitos, dos modelos e teorias, dos métodos e tecnologias
Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico que permitam resolver desafios no âmbito das tecnologias e informação
Demonstrar capacidade criativa e autonomia na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas
Demonstrar capacidade de agir em função de princípios éticos e deontológicos
Demonstrar capacidade de comunicação em ambiente digital e autonomia para gerir conteúdos que propõe ou de que é responsável
Demonstrar capacidade de flexibilidade e adaptação a contextos profissionais
Demonstrar capacidade de inovar e de empreender
Demonstrar capacidade de pensamento e planeamento das estratégias de comunicação em ambiente digital
Demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal e para integrar equipas de trabalho
Demonstrar responsabilidade, empatia, autonomia e motivação

--
Marketing Digital no Turismo (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 6 0 0 5%
Design (0214) 0214 6 0 0 5%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 4 0 0 3.33%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 66 0 0 55%
Gestão e Administração (0345) 0345 5 0 0 4.17%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Estatística (0462) 0462 4 0 0 3.33%
Ciências Informáticas (0481) 0481 5 0 0 4.17%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Turismo e Lazer (0812) 0812 15 0 0 12.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 270h 0h 60
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 140h
 (HEP 76h)
0h 0h
5
Semestral Métodos Quantitativos Aplicados Geral e científica 0462 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Marketing Digital Técnica 0342 168h
 (HEP 104h)
45h 0h
6
Semestral Língua Inglesa Geral e científica 0222 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Introdução ao Marketing Geral e científica 0342 140h
 (HEP 76h)
0h 0h
5
Semestral Geografia e Estrutura dos Mercados Turísticos Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Fundamentos do Turismo Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Empreendedorismo Geral e científica 0345 140h
 (HEP 76h)
0h 0h
5
Semestral Edição de Imagem e Vídeo Técnica 0213 168h
 (HEP 104h)
45h 0h
6
Semestral Direito da Informática Geral e científica 0380 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Design e Comunicação Técnica 0214 168h
 (HEP 104h)
45h 0h
6
Semestral Comportamento do Consumidor Online Técnica 0342 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
2º Ano 1680h 265h 0h 60
Semestral Produção de Conteúdos Web Técnica 0481 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Plano de Marketing 360 Técnica 0342 168h
 (HEP 104h)
45h 0h
6
Semestral Negócios em Turismo B2B Técnica 0342 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Mobile Marketing Técnica 0342 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Gestão de redes sociais Técnica 0342 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0342 840h
 (HEP 776h)
0h 0h
30
Semestral Canais de Distribuição e Reserva Turística Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)