Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e comunicação aplicado ao tratamento da informação turística |
Conhecimentos abrangentes sobre a atividade de empresas dos subsetores de alojamento, agências de viagens e operadores turísticos |
Conhecimentos abrangentes sobre a cultura nacional e regional |
Conhecimentos abrangentes sobre destinos e produtos turísticos e respetivas tendências |
Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo |
Conhecimentos especializados para a gestão de conteúdos em redes sociais e blogues relacionados com o sector do turismo |
Conhecimentos especializados sobre a conceção, desenvolvimento, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos |
Conhecimentos especializados sobre as características do património natural e cultural e aplicação de técnicas de valorização |
Conhecimentos especializados sobre o acolhimento ao turista |
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa e inglesa |
Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e tratamento da informação em turismo |
Conhecimentos fundamentais para a compreensão global do fenómeno turístico, que incluam a análise de mercados e diferentes tipos de atividade turística |
Conhecimentos fundamentais sobre as estruturas político-administrativas do sector do turismo |
Conhecimentos fundamentais sobre estratégias de marketing operacional adequadas a organizações do sector do turismo |
Conhecimentos fundamentais sobre os mercados turísticos, a nível doméstico, internacional e global, para análise do geográfica do território e dos recursos turísticos |
Conhecimentos fundamentais sobre programas e ações de informação e comercialização turística |
Aptidões |
Analisar as necessidades de informação turística e as tendências da procura turística |
Aplicar as técnicas de comunicação e de atendimento ao turista de forma a garantir a satisfação e fidelização do cliente |
Aplicar técnicas de acolhimento ao turista com vista à melhoria contínua da qualidade do serviço |
Aplicar técnicas de classificação da oferta turística |
Aplicar técnicas para a elaboração de materiais promocionais e programas informativos |
Aplicar técnicas para criar, definir, comercializar e gerir produtos, serviços e destinos turísticos |
Aplicar técnicas para o desenvolvimento de ações de marketing mix em organizações turísticas |
Disseminar conteúdos promocionais, comerciais e informativos em redes sociais |
Guiar e assistir os turistas durante a viagem ou visita |
Identificar mercados estratégicos da organização numa ótica de marketing turístico |
Identificar oportunidades de negócio e de inovação em produtos e serviços turísticos |
Identificar oportunidades para aproveitamento do potencial turístico de recursos naturais e culturais |
Implementar ações e programas de comercialização e promoção turística |
Implementar técnicas de gestão da relação com o cliente |
Recolher, analisar e sistematizar informação para elaborar documentos de informação, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos |
Atitudes |
Adaptar-se à evolução das tecnologias, processos e conceitos no âmbito do sistema turístico |
Demonstrar capacidade analítica e de síntese que permitam resolver desafios no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir |
Demonstrar capacidade criativa e autonomia na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas no âmbito das organizações turísticas |
Demonstrar capacidade de adaptação a contextos de mudança |
Demonstrar capacidade de adaptação e tolerância a diferenças linguísticas e culturais |
Demonstrar capacidade de agir de acordo com princípios éticos e deontológicos |
Demonstrar capacidade de comunicação em situações e contextos profissionais multiculturais |
Demonstrar capacidade de iniciativa, de proatividade e de integração na organização |
Demonstrar capacidade de inovar e empreender no desenvolvimento de produtos e serviços turísticos |
Demonstrar capacidade de revisão, correção e de desenvolvimento do desempenho do próprio e de terceiros da equipa de trabalho em organizações turísticas |
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e de relacionamento interpessoal, ao nível da gestão de conflito e da multiculturalidade |
Demonstrar responsabilidade, empatia e motivação |