Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Funchal Campus Universitário da Penteada 20 50
Descrição geral Desenvolver, comunicar e comercializar produtos e serviços turísticos de organizações públicas ou privadas (alojamento, animação turística, agências de viagens, entidades públicas, entre outras), através da gestão dos serviços de informação (receção, acolhimento e informação ao cliente) e do planeamento e dinamização de ações de comercialização turística adequadas aos respetivos mercados.
Atividades principais
Analisar e avaliar as tendências do sector turístico
Comunicar fluentemente, de forma oral e escrita, em língua inglesa, adaptando o vocabulário ao setor do turismo
Coordenar a atividade comercial em diversas organizações do setor do turismo, nomeadamente agências de viagens, unidades de alojamento, empresas de animação turística e outros organismos e empresas que efetuam operações turísticas diversificadas
Criar e promover programas e atividades de informação e comercialização de produtos e serviços turísticos, em consonância com a interpretação dos planos gerais da organização
Desenvolver ações de promoção nas redes sociais, websites de recomendação e blogues de turismo
Desenvolver e gerir produtos, serviços, espaços e equipamentos turísticos promovendo a sua dinamização e comercialização
Desenvolver, implementar e monitorizar estratégias e ações de marketing para a comercialização dos produtos e serviços turísticos
Gerir a relação com o cliente
Gerir os serviços de informação turística
Identificar, definir, planear e utilizar novas tecnologias e sistemas de informação na comercialização de produtos e serviços turísticos
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de tecnologias de informação e comunicação aplicado ao tratamento da informação turística
Conhecimentos abrangentes sobre a atividade de empresas dos subsetores de alojamento, agências de viagens e operadores turísticos
Conhecimentos abrangentes sobre a cultura nacional e regional
Conhecimentos abrangentes sobre destinos e produtos turísticos e respetivas tendências
Conhecimentos abrangentes sobre empreendedorismo
Conhecimentos especializados para a gestão de conteúdos em redes sociais e blogues relacionados com o sector do turismo
Conhecimentos especializados sobre a conceção, desenvolvimento, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos
Conhecimentos especializados sobre as características do património natural e cultural e aplicação de técnicas de valorização
Conhecimentos especializados sobre o acolhimento ao turista
Conhecimentos fundamentais de língua portuguesa e inglesa
Conhecimentos fundamentais de planeamento, organização e tratamento da informação em turismo
Conhecimentos fundamentais para a compreensão global do fenómeno turístico, que incluam a análise de mercados e diferentes tipos de atividade turística
Conhecimentos fundamentais sobre as estruturas político-administrativas do sector do turismo
Conhecimentos fundamentais sobre estratégias de marketing operacional adequadas a organizações do sector do turismo
Conhecimentos fundamentais sobre os mercados turísticos, a nível doméstico, internacional e global, para análise do geográfica do território e dos recursos turísticos
Conhecimentos fundamentais sobre programas e ações de informação e comercialização turística
Aptidões
Analisar as necessidades de informação turística e as tendências da procura turística
Aplicar as técnicas de comunicação e de atendimento ao turista de forma a garantir a satisfação e fidelização do cliente
Aplicar técnicas de acolhimento ao turista com vista à melhoria contínua da qualidade do serviço
Aplicar técnicas de classificação da oferta turística
Aplicar técnicas para a elaboração de materiais promocionais e programas informativos
Aplicar técnicas para criar, definir, comercializar e gerir produtos, serviços e destinos turísticos
Aplicar técnicas para o desenvolvimento de ações de marketing mix em organizações turísticas
Disseminar conteúdos promocionais, comerciais e informativos em redes sociais
Guiar e assistir os turistas durante a viagem ou visita
Identificar mercados estratégicos da organização numa ótica de marketing turístico
Identificar oportunidades de negócio e de inovação em produtos e serviços turísticos
Identificar oportunidades para aproveitamento do potencial turístico de recursos naturais e culturais
Implementar ações e programas de comercialização e promoção turística
Implementar técnicas de gestão da relação com o cliente
Recolher, analisar e sistematizar informação para elaborar documentos de informação, promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos
Atitudes
Adaptar-se à evolução das tecnologias, processos e conceitos no âmbito do sistema turístico
Demonstrar capacidade analítica e de síntese que permitam resolver desafios no âmbito do sistema turístico em que pretendem intervir
Demonstrar capacidade criativa e autonomia na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas no âmbito das organizações turísticas
Demonstrar capacidade de adaptação a contextos de mudança
Demonstrar capacidade de adaptação e tolerância a diferenças linguísticas e culturais
Demonstrar capacidade de agir de acordo com princípios éticos e deontológicos
Demonstrar capacidade de comunicação em situações e contextos profissionais multiculturais
Demonstrar capacidade de iniciativa, de proatividade e de integração na organização
Demonstrar capacidade de inovar e empreender no desenvolvimento de produtos e serviços turísticos
Demonstrar capacidade de revisão, correção e de desenvolvimento do desempenho do próprio e de terceiros da equipa de trabalho em organizações turísticas
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e de relacionamento interpessoal, ao nível da gestão de conflito e da multiculturalidade
Demonstrar responsabilidade, empatia e motivação

--
Informação e Comercialização Turística (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 8 0 0 6.67%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 4 0 0 3.33%
História e Arqueologia (0225) 0225 4 0 0 3.33%
Sociologia e Outros Estudos (0312) 0312 4 0 0 3.33%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 9 0 0 7.5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Hotelaria e Restauração (0811) 0811 4 0 0 3.33%
Turismo e Lazer (0812) 0812 77 0 0 64.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1680h 350h 0h 60
Semestral Gestão de Equipas Técnica 0345 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Geografia e Estrutura dos Mercados Turísticos Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Fundamentos do Turismo Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Etnografia Regional e Nacional Técnica 0312 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Estrutura Politico Administrativa do Turismo Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Empreendedorismo Geral e científica 0345 140h
 (HEP 76h)
0h 0h
5
Semestral Tecnologias de Informação e Comunicação Geral e científica 0482 140h
 (HEP 76h)
0h 0h
5
Semestral Produtos e Destinos Turísticos Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Português e Técnicas de Comunicação Turística Geral e científica 0223 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Planeamento e Organização da Informação em Turismo Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Património Natural e Cultural Geral e científica 0225 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Marketing em Turismo Técnica 0342 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Língua Inglesa I Geral e científica 0222 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
2º Ano 1680h 250h 0h 60
Semestral Gestão de Animação Turística Técnica 0812 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0812 840h
 (HEP 776h)
0h 0h
30
Semestral Desenho e Comercialização de Produtos Turísticos Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
Semestral Atendimento em Turismo Técnica 0812 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Operações em Agências de Viagens e Operadores Turísticos Técnica 0812 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Operações de Alojamento Técnica 0811 112h
 (HEP 64h)
40h 0h
4
Semestral Língua Inglesa II Geral e científica 0222 112h
 (HEP 64h)
0h 0h
4
Semestral Informação em Turismo e Técnicas Comerciais Técnica 0812 140h
 (HEP 76h)
45h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)