Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 65
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Vila do Conde Escola Profissional de Vila do Conde 30 65
Descrição geral Planear e implementar programas e atividades de animação turística e cultural; desenvolver e coordenar atividades em empresas e organizações do turismo, promovendo o desenvolvimento de um turismo responsável e de qualidade em Portugal.
Atividades principais
Desenvolver materiais multilingues de promoção turística, organizar e orientar visitas multilingues a locais de interesse turístico;
Planear e desenvolver recursos de informação digitais para o turismo utilizando as aplicações informáticas adequadas;
Planear e implementar as estratégias de marketing e as novas políticas de gestão dos diferentes canais de venda e perfis de clientes;
Planear, conceber e supervisionar atividades que promovam o potencial e os recursos turísticos regionais no âmbito da atuação das diversas empresas e organizações de turismo.
Planear, gerir e implementar atividades de animação e turismo de acordo com as tendências de mercado;
Planear, gerir e promover programas e atividades de animação turística e cultural, com base no potencial e recursos diferenciadores dos territórios e de acordo com os mercados-alvo;
Planear, organizar e desenvolver estudos de diagnóstico e de análise do mercado das potencialidades turísticas de um contexto específico;
Promover e organizar atividades de informação e promoção turística no sentido de captar e fidelizar diversos públicos-alvo;
Conhecimentos
Conhecimentos abrangentes de história, língua e cultura portuguesa;
Conhecimentos especializados de gestão da informação e da comunicação orientadas para o turismo;
Conhecimentos especializados de língua inglesa, francesa, espanhola e alemã;
Conhecimentos especializados de marketing turístico, promoção e dinamização de destinos, serviços e produtos;
Conhecimentos especializados sobre animação turística e cultural com enfoque nos recursos regionais.
Conhecimentos especializados sobre itinerários turísticos em Portugal;
Conhecimentos especializados sobre o fenómeno turístico e sobre os principais destinos turísticos no contexto nacional e internacional;
Conhecimentos fundamentais de tecnologias de informação e comunicação aplicáveis em diferentes domínios do setor turístico;
Aptidões
Aplicar as principais políticas no âmbito do turismo e as suas estruturas administrativas;
Aplicar os princípios do marketing de serviços, garantindo a oferta de um produto turístico de qualidade.
Aplicar técnicas de comunicação oral e escrita na língua materna, em língua inglesa, francesa, alemã e ou espanhola;
Criar produtos integrados tendo em conta o sistema de relações entre as diferentes atividades turísticas;
Criar programas, eventos e atividades de animação turística adaptados aos diferentes segmentos de mercado;
Desenvolver produtos e itinerários turísticos criativos e inovadores, com base nos recursos e no potencial turístico dos territórios e orientados à especificidade dos segmentos de mercado identificados;
Identificar oportunidades e usar técnicas para comercializar produtos, serviços e destinos turísticos;
Pesquisar, recolher e analisar informação sobre destinos turísticos, definindo a sua tipologia e potencialidades em termos de comercialização;
Propor ofertas de produtos e serviços para mercados turísticos estratégicos;
Atitudes
Demonstrar capacidade de análise das situações e de organização das respostas e das tarefas adequadas às mesmas.
Demonstrar capacidade de iniciativa e comprometimento com as tarefas desenvolvidas;
Demonstrar capacidade de integração em ambientes multiculturais e internacionais;
Demonstrar capacidade de síntese e espírito crítico;
Demonstrar capacidade de trabalho em equipa e integração na organização;
Demonstrar criatividade e capacidade inovadora;
Demonstrar ética no desempenho das funções profissionais;
Evidenciar autonomia no processo de tomada de decisão e na resolução de problemas de complexidade intermédia;

--
Animação Turística (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Belas-Artes (0211) 0211 5 0 0 4.17%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 16 0 0 13.33%
História e Arqueologia (0225) 0225 4 0 0 3.33%
Psicologia (0311) 0311 5 0 0 4.17%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 5 0 0 4.17%
Gestão e Administração (0345) 0345 9 0 0 7.5%
Direito (0380) 0380 3 0 0 2.5%
Ciências Informáticas (0481) 0481 5 0 0 4.17%
Turismo e Lazer (0812) 0812 68 0 0 56.67%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 355h 0h 60
Semestral Dinâmica de Grupos Técnica 0311 125h
 (HEP 95h)
25h 0h
5
Anual Circuitos, Rotas e Territórios Turísticos Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
40h 0h
5
Anual Animação Turística e Cultural Técnica 0812 125h
 (HEP 35h)
40h 0h
5
Semestral Tecnologias da Informação e Comunicação Multimédia Técnica 0481 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Anual Técnica e Prática de Guia-Intérprete Técnica 0812 125h
 (HEP 65h)
55h 0h
5
Anual Planeamento e Desenvolvimento do Turismo Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
45h 0h
5
Anual Organização de Eventos Técnica 0812 125h
 (HEP 65h)
45h 0h
5
Semestral Organização de Empresas Técnica 0345 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Anual Língua Inglesa Aplicada Geral e científica 0222 125h
 (HEP 65h)
0h 0h
5
Anual Língua Francesa Aplicada Geral e científica 0222 125h
 (HEP 65h)
0h 0h
5
Semestral Introdução ao Turismo Técnica 0812 125h
 (HEP 80h)
35h 0h
5
Anual História da Arte Geral e científica 0211 125h
 (HEP 80h)
0h 0h
5
2º Ano 1500h 160h 0h 60
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0812 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Empreendedorismo Técnica 0345 100h
 (HEP 55h)
40h 0h
4
Semestral Cultura e Património Geral e científica 0225 100h
 (HEP 55h)
0h 0h
4
Semestral Produtos e Mercados Turísticos Técnica 0812 100h
 (HEP 55h)
30h 0h
4
Semestral Marketing Turístico Técnica 0342 125h
 (HEP 80h)
30h 0h
5
Semestral Língua Espanhola Aplicada Geral e científica 0222 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Língua Alemã Aplicada Geral e científica 0222 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Legislação do Turismo Técnica 0380 75h
 (HEP 45h)
25h 0h
3
Semestral Geografia do Turismo Técnica 0812 100h
 (HEP 55h)
35h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)