Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Biologia; Psicologia
Descrição geral Colaborar na planificação, organização e prestação de cuidados continuados, bem como no envolvimento dos clientes, com diferentes tipos de disfunções e nas várias faixas etárias, ao nível das atividades funcionais e significativas, em contexto individual e/ou em grupo, sob a orientação de outros técnicos responsáveis pelos contextos e/ou serviços, com vista a promover o bem estar e a qualidade de vida.
Atividades principais
1. Desenvolver ações de promoção da independência funcional e autonomia pessoal, nos diferentes contextos de intervenção institucional e/ou familiar, em conjunto com a equipa e a rede social de apoio.
10. Colaborar na avaliação e implementação de planos organizacionais de espaços e equipamentos, necessários para o desenvolvimento das suas funções profissionais.
2. Colaborar na realização de práticas psicossociais de prestação de cuidados à pessoa ao longo do ciclo vital, implementando as atividades, técnicas, procedimentos e metodologias adequadas às necessidades de intervenção.
3. Atuar na identificação, prevenção e controlo dos riscos psicossociais associados às diferentes faixas etárias.
4. Potenciar ações de envolvimento ocupacional dos clientes, adaptadas às suas necessidades e interesses ocupacionais.
5. Promover o desenvolvimento de estilos de vida saudáveis após análise e identificação das disfunções apresentadas nas diferentes áreas de ocupação.
6. Planear e desenvolver ações promotoras da integração social e comunitária adaptadas às diferentes faixas etárias.
7. Implementar dinâmicas interrelacionais, em contexto institucional, social e familiar.
8. Promover projetos de cuidados continuados e educativos, nos diferentes contextos, de forma a promover o bem-estar.
9. Participar na avaliação da qualidade dos serviços prestados, propondo e implementando medidas que visem a melhoria dessa qualidade, seguindo o código ético da profissão.
Conhecimentos
Conhecimento abrangente acerca da estrutura, funcionamento e políticas relacionadas com os cuidados continuados.
Conhecimento abrangente acerca das estruturas e funções do corpo humano.
Conhecimento abrangente acerca das normas e regras de segurança aplicadas ao profissional e ao utentes.
Conhecimento abrangente acerca do impacto psicossocial decorrente das diferentes incapacidades surgidas no ciclo vital.
Conhecimento abrangente ao nível dos direitos e ética nos cuidados continuados.
Conhecimento aprofundado acerca da análise e desenvolvimento de atividades e ocupações humanas significativas e devidamente adaptadas.
Conhecimento aprofundado acerca da importância da ocupação terapêutica ao longo do ciclo vital.
Conhecimento especializado acerca da importância na implementação de atividades físicas e de movimento.
Conhecimento especializado das disfunções psicossociais ao longo do ciclo vital.
Conhecimento especializado das intervenções psicossociais a implementar no fim de vida.
Conhecimento especializado das medidas de prevenção e controlo dos riscos associados à intervenção psicossocial.
Conhecimento fundamentais sobre as técnicas, procedimentos e metodologias a implementar nos diferentes contextos de intervenção.
Conhecimentos básicos de dietética, nutrição humana e farmacologia.
Conhecimentos especializados acerca da acessibilidade, posicionamento e mobilidade funcional.
Conhecimentos especializados sobre gestão, higiene, segurança no trabalho e qualidade de serviços de apoio nos cuidados continuados.
Conhecimentos fundamentais de comunicação, gestão em saúde e empreendedorismo.
Aptidões
Aplicar atividades lúdicas, recreativas e educativas, em conformidade com a identificação de necessidades realizada pela equipa interdisciplinar, devidamente adaptada à disfunção, de forma a promover o bem-estar.
Atuar segundo os princípios das relações interpessoais nos diferentes contextos.
Atuar segundo os princípios éticos da profissão e segundo as normativas vinculadas com estes serviços, mantendo uma conduta profissional adequada e ajustada em cada situação.
Avaliar e atuar perante os riscos psicossociais identificados e relacionados com a intervenção técnica, nos diferentes contextos de atuação.
Identificar as patologias com maior prevalência e principais disfunções no desempenho no ciclo vital.
Identificar e comunicar possíveis situações de risco relacionados com o contexto ambiental ou humano, propondo alternativas para a sua resolução.
Identificar, analisar e interpretar documentação técnica relacionada com aspetos legais, éticos e deontológicos acerca do trabalho psicossocial em cuidados continuados nos contextos institucionais e/ou de apoio domiciliário.
Identificar, comunicar e aplicar soluções adequadas para a integração comunitária do cliente nos diversos contextos sociais.
Identificar, interpretar e implementar planos de resposta a situações de emergência.
Identificar, organizar e manusear os materiais, equipamentos e ferramentas necessários para a prestação de cuidados continuados.
Interpretar os planos de intervenção individuais de cuidados, implementando as intervenções adequadas para cada uma das situações.
Prestar cuidados inerentes à saúde e higiene, adaptados ao ciclo vital do cliente e às disfunções apresentadas.
Propor reajustes nos processos e procedimentos das intervenções terapêuticas, com vista à melhoria contínua.
Reajustar hábitos e rotinas adaptativos, promovendo o bem-estar e a participação ocupacional do cliente nas atividades seu do dia-a-dia.
Atitudes
Demonstrar atitude de responsabilidade perante o manuseamento e conservação dos materiais, ferramentas e equipamentos a utilizar.
Demonstrar capacidade de análise, compreensão e interpretação das normas legais e regulamentares específicas da área.
Demonstrar capacidade de comunicação interpessoal, espírito crítico, construtivo, flexibilidade e adaptabilidade nas relações interpessoais.
Demonstrar capacidade de gestão de situações sujeitas a alterações imprevisíveis.
Demonstrar criatividade e capacidade de integração da família e da rede social de apoio no processo de intervenção.
Demonstrar determinação e responsabilidade na adoção de medidas de segurança necessárias à implementação das atividades.
Demonstrar interesse em adotar práticas sociais inclusivas.
Demonstrar interesse na formação contínua, adotando proatividade e atitude crítica.
Demonstrar preocupação e rigor na qualidade das funções desenvolvidas em contexto profissional.
Demonstrar responsabilidade e na tomada de decisões com base na perceção das suas capacidades e limitações;.
Demonstrar responsabilidade perante o cumprimento das normativas éticas da profissão e dos contextos profissionais.
Desenvolver interesse no trabalho em equipa.

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Apoio em Cuidados Continuados Integrados (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 6 0 0 5%
Língua e Literatura Materna (0223) 0223 6 0 0 5%
Filosofia e Ética (0226) 0226 6 0 0 5%
Psicologia (0311) 0311 12 0 0 10%
Biologia e Bioquímica (0421) 0421 6 0 0 5%
Enfermagem (0723) 0723 6 0 0 5%
Terapia e Reabilitação (0726) 0726 72 0 0 60%
Segurança e Higiene no Trabalho (0862) 0862 6 0 0 5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 346h 0h 60
Semestral Generalidades na prestação de cuidados à pessoa ao longo do ciclo vital I - Criança e Jovens Técnica 0723 81h
 (HEP 43h)
38h 0h
3
Semestral Direito e Ética nos cuidados continuados integrados Técnica 0226 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Comunicar em Língua Portuguesa Geral e científica 0223 162h
 (HEP 87h)
0h 0h
6
Semestral Ciências do Comportamento Geral e científica 0311 162h
 (HEP 87h)
0h 0h
6
Semestral Bases Anatómico-fisiológicas Geral e científica 0421 162h
 (HEP 87h)
0h 0h
6
Semestral Atividade Física e do Movimento Técnica 0726 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Prevenção e Controlo dos riscos associados ao contexto terapêutico Técnica 0862 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Nutrição Humana Técnica 0726 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Introdução aos cuidados integrados: políticas e intervenções Técnica 0726 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Intervenção Funcional I - Crianças e Jovens Técnica 0726 81h
 (HEP 43h)
38h 0h
3
Semestral Inglês Técnico Geral e científica 0222 162h
 (HEP 87h)
0h 0h
6
2º Ano 1560h 292h 0h 60
Semestral Gestão e qualidade de serviços de apoio nos cuidados continuados Técnica 0726 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Generalidades na prestação de cuidados à pessoa ao longo do ciclo vital II - Adulto e Idoso Técnica 0723 81h
 (HEP 43h)
38h 0h
3
Semestral Fundamentos de Acessibilidade, posicionamento e mobilidade funcional para uma vida independente Técnica 0726 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0726 750h
 (HEP 750h)
0h 0h
30
Semestral Cuidados Psicossociais no domicílio Técnica 0311 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Análise e Apoio na planificação das atividades e ocupações Técnica 0726 162h
 (HEP 87h)
54h 0h
6
Semestral Intervenção Funcional II - Adulto e Idoso Técnica 0726 81h
 (HEP 43h)
38h 0h
3
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Português; Biologia; Psicologia
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 40
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Braga Edifício Espaço Vita 20 40

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Apoio em Cuidados Continuados Integrados (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)