Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes de comunicação em língua inglesa |
Conhecimentos abrangentes de interpretação e análise de dados estatísticos |
Conhecimentos abrangentes e conceptuais da terminologia das estruturas e funções do corpo humano |
Conhecimentos abrangentes em Ética, Moral, Direito e Deontologia. |
Conhecimentos abrangentes sobre ergonomia e sua relação com a saúde e produtividade |
Conhecimentos abrangentes sobre estratégias de intervenção em primeiros socorros e suporte básico de vida. |
Conhecimentos abrangentes sobre logística, aprovisionamento e gestão de stocks |
Conhecimentos abrangentes sobre os subsistemas do serviço nacional de saúde, acordos e comparticipações |
Conhecimentos abrangentes sobre políticas e sistemas de saúde públicos, semiprivados e privados que apoiam a pessoa ao longo do ciclo de vida |
Conhecimentos especializados de secretariado clínico no contexto organizacional em que está inserido |
Conhecimentos especializados sobre o processo de comunicação, relações interpessoais e o comportamento da pessoa e a sua saúde/doença |
Conhecimentos especializados sobre os principais sistemas de informação clínicos |
Conhecimentos especializados sobre técnicas de secretariado, gestão de processos e proteção de dados |
Conhecimentos especializados sobre tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde |
Aptidões |
Adequar a postura ao público alvo com base no comportamento da pessoa e necessidades específicas de saúde |
Aplicar as técnicas de comunicação na relação com a pessoa, família e equipa multiprofissional |
Aplicar os princípios ergonómicos no local de trabalho |
Cumprir as normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos, inerentes ao exercício da atividade. |
Prestar os primeiros socorros, executar posição lateral de segurança e Suporte Básico de Vida |
Produzir análise de dados resultantes do serviço de secretariado clínico |
Realizar atividades de secretariado clínico e atendimento ao público |
Realizar o registo de dados nos respetivos sistemas no seu contexto de trabalho |
Saber operar os sistemas de informação clínicos para os cuidados de saúde |
Usar os diferentes subsistemas no sistema nacional de saúde, acordos e comparticipações |
Atitudes |
Demonstrar autonomia na diferenciação de dados dos vários subsistemas, acordos e comparticipações. |
Demonstrar autonomia nos registos nos diferentes sistemas de informação |
Demonstrar autonomia, iniciativa e responsabilidade nas atividades de secretariado clínico no seio de uma equipa multiprofissional. |
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal com os utentes dos serviços de saúde e equipa multiprofissional |
Demonstrar capacidade de execução de projetos inovadores e gestão da qualidade |
Demonstrar capacidade de reconhecimento precoce de situações urgentes, de alertar o 112 e de realizar o Suporte Básico de Vida |
Demonstrar capacidade de reflexão numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional |
Demonstrar capacidades para respeitar normas, regulamentos, procedimentos e princípios éticos e deontológicos. |
Demonstrar responsabilidade na gestão de processos, na implementação e cumprimento do regulamento geral de proteção de dados |
Organizar autonomamente os dados estatísticos em saúde nas diferentes plataformas informáticas |
Respeitar a pessoa, cuidadores formais/informais e equipa multiprofissional nas instituições de saúde |