Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes em Pedagogia da Infância e Psicologia social |
Conhecimentos abrangentes em higiene e segurança |
Conhecimentos abrangentes em competências comunicativas orais e escritas |
Conhecimentos abrangentes sobre a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais |
Conhecimentos especializados em métodos e técnicas de intervenção sócio-educativa |
Conhecimentos especializados na gestão das relações interpessoais em contextos multiculturais |
Conhecimentos especializados na planificação, desenvolvimento e avaliação de atividades e de projectos |
Conhecimentos especializados na planificação, gestão e dinamização de atividades de tempos livres |
Conhecimentos profundos nos domínos cognitivo, psico-motor e sócio-afectivo |
Conhecimentos profundos na elaboração de projectos de intervenção educativa |
Aptidões |
Adequar as relações interpessoais a contextos interculturais. |
Analisar os problemas sociais de crianças e jovens que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social e avaliar as possibilidades de reinserção social, aplicando programas adequados, tendo em conta a bibliografia e investigação recentes sobr |
Analisar, aplicar, avaliar e acompanhar programas de intervenção socioeducativa com vista à inclusão social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais |
Aplicar e avaliar projetos para crianças e jovens em colaboração com outros profissionais de diferentes áreas do saber |
Assegurar acções de acompanhamento de crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano da instituição com vista ao seu desenvolvimento integral |
Intervir em projetos para crianças e jovens, nomeadamente para públicos vulneráveis e em colaboração com outros profissionais da área social e da educação. |
Pesquisar, tratar e sistematizar a informação para organizar projectos socioeducativos decorrentes da análise sócio-histórica da instituição e em função do público-alvo e dos contextos de trabalho |
Preparar atividades promotoras da higiene, da segurança e do bem-estar de crianças e jovens |
Preparar materiais de apoio sócio-educativo adequados às diferentes faixas etárias com que desenvolvem a sua intervenção, mobilizando recursos artísticos e de multimédia |
Preparar projetos e atividades de recreação educativa para crianças e jovens aplicando técnicas e recursos adequados |
Selecionar e avaliar projectos de intervenção educativa com crianças e jovens, em diferentes contextos sócio-educativos, e tendo em linha de conta o ambiente e a sustentabilidade. |
Atitudes |
Demonstrar autonomia e liderança para organizar, avaliar e acompanhar programas de intervenção socioeducativa e cívica com vista à inclusão social de crianças e jovens com necessidades educativas especiais |
Demonstrar autonomia e responsabilidade para desenvolver projetos e atividades de recreação educativa para criançase jovens aplicando técnicas e recursos adequados |
Demonstrar capacidade de planear e desenvolver atividades promotoras da higiene, da segurança e do bem-estar |
Demonstrar capacidade para adaptar o discurso e a linguagem às características dos diferentes públicos |
Demonstrar capacidade para identificar as pedagogias da infância e problemas sociais em crianças e jovens e em grupos sociais vuneráveis com vista à reinserção social. |
Demonstrar capacidade e flexibilidade para se adaptar e gerir relações interpessoais em contextos interculturais. |
Demonstrar capacidade, disponibilidade e criatividade na elaboração de materiais de apoio sócio-educativo adequados às diferentes faixas etárias e tendo em linha de conta o ambiente e a sustentabilidade |
Demonstrar capacidade, disponibilidade e iniciativa para programar e implementar projectos de intervenção educativa com crianças e jovens, nomeadamente com públicos vulneráveid |
Demonstrar disponibilidade e iniciativa para planear, implementar e avaliar projetos decorrentes da análise sócio-histórica da instituição e direccionados a crianças e jovens em colaboração com outros profissionais |
Demonstrar disponibilidade, autonomia e responsabilidade profissionais para intervir em acções de acompanhamento de crianças e jovens nos diversos momentos e nas rotinas do quotidiano da instituição com vista ao seu desenvolvimento integral |