Conhecimentos |
Conhecimentos especializados de estratégias e técnicas de comunicação e relacionamento interpessoal. |
Conhecimentos abrangentes de psicologia do desenvolvimento e das estruturas e funções do corpo humano. |
Conhecimentos abrangentes na abordagem à pessoa em situação vulnerável em contexto de unidades de saúde. |
Conhecimentos abrangentes na comunicação com língua inglesa e com recurso às tecnologias de informação e comunicação na saúde. |
Conhecimentos abrangentes na interpretação e analise de dados matemáticos e estatísticos. |
Conhecimentos abrangentes no estudo da biologia e das ciências afins como a microbiologia e parasitologia. |
Conhecimentos especializados em higiene e segurança e primeiros socorros no ambiente profissional. |
Conhecimentos especializados em higienização de unidades de saúde e prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde. |
Conhecimentos fundamentais de politicas e sistemas de saúde que envolvem a organização, gestão e prestação de cuidados de saúde. |
Aptidões |
Analisar dados matemáticos e estatisticas de modo a propor soluções de melhoria na prática de saúde. |
Aplicar atividades promotoras da prevenção e controlo de infeção associadas aos cuidados de saúde. |
Aplicar os saberes inerentes à manutenção de um ambiente limpo e seguro e atuar de forma responsável e segura no desempenho das suas funções. |
Aplicar técnicas de comunicação ao contexto e destinatário. |
Avaliar e utilizar os produtos necessários à promoção de um ambiente limpo e seguro nas unidades de saúde. |
Criar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional em função de circunstâncias e contextos. |
Identificar as características dominantes de cada fase de desenvolvimento do ser humano, identificando os limites entre o saudável e o patológico. |
Identificar o seu papel dentro dos principais sistemas de saúde. |
Realizar tarefas associadas aos cuidados de saúde adequados às necessidades da pessoa, integrados numa equipa multiprofissional. |
Atitudes |
Demonstar capacidade de usar a autoreflexão como mecanismo para a autoformação. |
Demonstar capacidade e disponibilidade para trabalhar integrado numa equipa multiprofissional. |
Demonstrar capacidade de comunicação e relação interpessoal, adaptando a linguagem ao recetor. |
Demonstrar capacidade de gestão de atividades e tempo em contexto de trabalho. |
Demonstrar capacidade de refletir sobre a ação numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Demonstrar iniciativa, interesse, criatividade e autonomia no desempenho das suas funções. |
Demonstrar respeito e cuidado com a pessoa, evidenciando compromisso ético. |