| Conhecimentos |
| Conhecimentos especializados de Inglês em contexto socioprofissional |
| Conhecimentos abrangentes de ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho. |
| Conhecimentos abrangentes de gestão comercial (processos, equipas e clientes). |
| Conhecimentos abrangentes de Matemática geral. |
| Conhecimentos abrangentes de órgãos e elementos de máquinas. |
| Conhecimentos abrangentes de sistemas digitais. |
| Conhecimentos abrangentes em mecânica geral. |
| Conhecimentos abrangentes em Microprocessadores/Microcontroladores. |
| Conhecimentos especializados de circuitos óleo hidráulicos. |
| Conhecimentos especializados de circuitos pneumáticos. |
| Conhecimentos especializados de eletricidade em veículos automóveis híbridos e elétricos. |
| Conhecimentos especializados de eletrónica em veículos automóveis híbridos e elétricos. |
| Conhecimentos especializados de motores de combustão interna, elétricos e a sua combinação (hibridização). |
| Conhecimentos especializados de sistemas de transmissão, direção, suspensão e travagem. |
| Conhecimentos especializados de técnicas de diagnóstico, análise de avarias e ensaio em veículos automóveis híbridos e elétricos. |
| Conhecimentos especializados em materiais metálicos. |
| Conhecimentos especializados em materiais não metálicos. |
| Conhecimentos especilizados de multiplexagem automóvel. |
| Conhecimentos gerais de mecânica aplicada. |
| Conhecimentos gerais em mecânica dos materiais dimensionamento. |
| Conhecimentos teóricos de desenho geral. |
| Aptidões |
| Analisar documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos/eletrónico, electropneumáticos e electro hidráulicos, de modo a orientar os trabalhos de manutenção, deteção e reparação de avarias em veículos automóveis ligeiros e pesados |
| Analisar e avaliar os resultados financeiros da oficina. |
| Comprovar o correto funcionamento dos veículos automóveis ligeiros e pesados híbridos e elétricos, após os trabalhos de manutenção ou reparação, controlando os respetivos testes e ensaios necessários. |
| Coordenar a assistência aos clientes, com vista a garantir um serviço de qualidade. |
| Definir e implementar procedimentos de planeamento e controlo de processos. |
| Definir, organizar e preencher documentação técnica de suporte às atividades da oficina, providenciando a sua atualização. |
| Elaborar relatórios técnicos de análise de desempenho dos trabalhos efetuados. |
| Fornecer indicadores técnicos sobre a utilização de materiais metálicos e não metálicos. |
| Gerir a carteira de clientes, verificando se os ficheiros de gestão de informação sobre os clientes se encontra atualizada. |
| Identificar as necessidades da oficina em termos de equipamentos e ferramentas, propondo a sua aquisição, bem como a manutenção ou atualização dos existentes. |
| Identificar e dimensionar sistemas e subsistemas eletrónicos em aplicações de pequena complexidade aplicados ao automóvel. |
| Identificar o funcionamento dos vários tipos de circuitos elétricos/eletrónicos, electropneumáticos e electro hidráulicos de automóvel, de modo a fornecer indicadores técnicos com vista à deteção de funcionamentos anormais, relacionando os com as possívei |
| Identificar o funcionamento dos vários tipos de motores de automóvel, de modo a fornecer indicadores técnicos com vista à deteção de funcionamentos anormais, relacionando os com as possíveis avarias. |
| Identificar o funcionamento dos vários tipos de sistemas mecânicos do automóvel, de modo a fornecer indicadores técnicos com vista à deteção de funcionamentos anormais, relacionando os com as possíveis avarias. |
| Implementar medidas corretivas de gestão, com vista à otimização de receitas. |
| Implementar um sistema de gestão de custos e receitas com vista ao controlo da faturação da oficina. |
| Informar os clientes sobre a existência de produtos/serviços novos ou alternativos. |
| Organizar a documentação relativa a reclamações de garantias. |
| Organizar o trabalho da oficina, designando os meios técnicos e humanos necessários à realização do trabalho. |
| Proceder à avaliação do grau de satisfação dos clientes relativo ao serviço prestado, assegurando a política de qualidadedo serviço. |
| Proceder à interpretação de códigos de avarias. |
| Utilizar o equipamento de diagnóstico para apoio à deteção de avarias. |
| Atitudes |
| Cumprir e assegurar o cumprimento de normas e procedimentos de segurança ambiental e de segurança, higiene e saúde no trabalho. |
| Demonstrar adaptabilidade à dinâmica e desenvolvimento contínuo da tecnologia automóvel. |
| Demonstrar capacidade de comunicação e de negociação. |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas e de situações imprevistas. |
| Demonstrar responsabilidade, iniciativa e autonomia. |
| Promever a realização do trabalho em equipa. |
| Revelar espírito criativo e abertura à inovação. |
| Trabalhar com orientação para objetivos e sob pressão de prazos. |