Conhecimentos |
Conhecimentos especializados de Inglês em contexto socioprofissional |
Conhecimentos abrangentes de ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho. |
Conhecimentos abrangentes de gestão comercial (processos, equipas e clientes). |
Conhecimentos abrangentes de Matemática geral. |
Conhecimentos abrangentes de órgãos e elementos de máquinas. |
Conhecimentos abrangentes de sistemas digitais. |
Conhecimentos abrangentes em mecânica geral. |
Conhecimentos abrangentes em Microprocessadores/Microcontroladores. |
Conhecimentos especializados de circuitos óleo hidráulicos. |
Conhecimentos especializados de circuitos pneumáticos. |
Conhecimentos especializados de eletricidade em veículos automóveis híbridos e elétricos. |
Conhecimentos especializados de eletrónica em veículos automóveis híbridos e elétricos. |
Conhecimentos especializados de motores de combustão interna, elétricos e a sua combinação (hibridização). |
Conhecimentos especializados de sistemas de transmissão, direção, suspensão e travagem. |
Conhecimentos especializados de técnicas de diagnóstico, análise de avarias e ensaio em veículos automóveis híbridos e elétricos. |
Conhecimentos especializados em materiais metálicos. |
Conhecimentos especializados em materiais não metálicos. |
Conhecimentos especilizados de multiplexagem automóvel. |
Conhecimentos gerais de mecânica aplicada. |
Conhecimentos gerais em mecânica dos materiais dimensionamento. |
Conhecimentos teóricos de desenho geral. |
Aptidões |
Analisar documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos/eletrónico, electropneumáticos e electro hidráulicos, de modo a orientar os trabalhos de manutenção, deteção e reparação de avarias em veículos automóveis ligeiros e pesados |
Analisar e avaliar os resultados financeiros da oficina. |
Comprovar o correto funcionamento dos veículos automóveis ligeiros e pesados híbridos e elétricos, após os trabalhos de manutenção ou reparação, controlando os respetivos testes e ensaios necessários. |
Coordenar a assistência aos clientes, com vista a garantir um serviço de qualidade. |
Definir e implementar procedimentos de planeamento e controlo de processos. |
Definir, organizar e preencher documentação técnica de suporte às atividades da oficina, providenciando a sua atualização. |
Elaborar relatórios técnicos de análise de desempenho dos trabalhos efetuados. |
Fornecer indicadores técnicos sobre a utilização de materiais metálicos e não metálicos. |
Gerir a carteira de clientes, verificando se os ficheiros de gestão de informação sobre os clientes se encontra atualizada. |
Identificar as necessidades da oficina em termos de equipamentos e ferramentas, propondo a sua aquisição, bem como a manutenção ou atualização dos existentes. |
Identificar e dimensionar sistemas e subsistemas eletrónicos em aplicações de pequena complexidade aplicados ao automóvel. |
Identificar o funcionamento dos vários tipos de circuitos elétricos/eletrónicos, electropneumáticos e electro hidráulicos de automóvel, de modo a fornecer indicadores técnicos com vista à deteção de funcionamentos anormais, relacionando os com as possívei |
Identificar o funcionamento dos vários tipos de motores de automóvel, de modo a fornecer indicadores técnicos com vista à deteção de funcionamentos anormais, relacionando os com as possíveis avarias. |
Identificar o funcionamento dos vários tipos de sistemas mecânicos do automóvel, de modo a fornecer indicadores técnicos com vista à deteção de funcionamentos anormais, relacionando os com as possíveis avarias. |
Implementar medidas corretivas de gestão, com vista à otimização de receitas. |
Implementar um sistema de gestão de custos e receitas com vista ao controlo da faturação da oficina. |
Informar os clientes sobre a existência de produtos/serviços novos ou alternativos. |
Organizar a documentação relativa a reclamações de garantias. |
Organizar o trabalho da oficina, designando os meios técnicos e humanos necessários à realização do trabalho. |
Proceder à avaliação do grau de satisfação dos clientes relativo ao serviço prestado, assegurando a política de qualidadedo serviço. |
Proceder à interpretação de códigos de avarias. |
Utilizar o equipamento de diagnóstico para apoio à deteção de avarias. |
Atitudes |
Cumprir e assegurar o cumprimento de normas e procedimentos de segurança ambiental e de segurança, higiene e saúde no trabalho. |
Demonstrar adaptabilidade à dinâmica e desenvolvimento contínuo da tecnologia automóvel. |
Demonstrar capacidade de comunicação e de negociação. |
Demonstrar capacidade de resolução de problemas e de situações imprevistas. |
Demonstrar responsabilidade, iniciativa e autonomia. |
Promever a realização do trabalho em equipa. |
Revelar espírito criativo e abertura à inovação. |
Trabalhar com orientação para objetivos e sob pressão de prazos. |