Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Biologia; Português
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 24
Total de alunos inscritos em simultâneo 56
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto Rua Carlos da Maia, 296 24 56
Descrição geral Planear e implementar atividades promotoras do desenvolvimento, da saúde e do bem-estar de crianças e adolescentes com necessidades especiais (NE), em colaboração com a família e equipa multidisciplinar, nos seus diferentes contextos de vida.
Atividades principais
Acompanhar crianças/adolescentes com NE em diversos contextos de vida, valorizando os seus interesses e atividades significativas.
Adotar estratégias que se adequem às singularidades dos diferentes contextos de atuação, nomeadamente, contexto domiciliário, contexto clínico e contexto escolar.
Aplicar os saberes de natureza científica, técnica e prática capacitadores de uma ação profissional integrada e participada.
Facilitar a comunicação entre os diferentes agentes envolvidos na intervenção da criança/adolescente com necessidades especiais, nomeadamente, família, escola, equipa técnica multidisciplinar, entre outros.
Implementar atividades, técnicas, procedimentos e metodologias que visam o aumento da participação e funcionalidade da criança/adolescente com NE, garantindo a utilização eficiente dos recursos a que a família tem acesso.
Implementar medidas de prevenção e promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento de crianças/adolescentes com necessidades especiais, após planeamento em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar.
Implementar técnicas e estratégias para promoção da saúde, bem-estar e desenvolvimento de crianças/adolescentes com necessidades especiais, após partilha de competências com equipa técnica multidisciplinar.
Integrar uma equipa multidisciplinar de apoio a crianças e adolescentes com NE, colaborando na planificação e implementação de programas de intervenção individualizados.
Prestar apoio às famílias de crianças/adolescentes com necessidades especiais, mediante orientação da equipa técnica multidisciplinar, promovendo a melhoria da qualidade de vida da família.
Prestar apoio bio-psico-social à criança/adolescente com necessidades especiais.
Programar e implementar a aplicação de técnicas e de metodologias que envolvam as linguagens artísticas enquanto ferramentas para a intervenção.
Registar e organizar dados que caracterizem situações observadas nos diferentes contextos do quotidiano, permitindo a partilha com a equipa alargada e a monitorização do processo.
Conhecimentos
Conhecimento abrangente do impacto das necessidades especiais na qualidade de vida das crianças e jovens e impacto psicológico no processo de reabilitação
Conhecimento abrangente sobre estratégias de prevenção face aos principais problemas de saúde
Conhecimento especializado acerca de questões relacionadas com a ética profissional
Conhecimentos abrangentes da língua portuguesa e da língua inglesa ao nível oral e escrito
Conhecimentos abrangentes de processos de literacia emocional e de promoção de saúde
Conhecimentos abrangentes sobre consulta e utilização de fontes de informação e documentação em função da especificidade de um tema
Conhecimentos abrangentes sobre os cuidados na infância, no âmbito da formação pessoal, social e da promoção da saúde e do bem-estar das crianças e jovens
Conhecimentos abrangentes sobre primeiros socorros e suporte básico de vida em crianças e jovens com necessidades especiais
Conhecimentos especializado sobre o desenvolvimento psicológico, motor, comunicacional, cultural e social de crianças e jovens com de desenvolvimento típicas e atípicas na infância e na juventude
Conhecimentos especializados de características e de estratégias de aprendizagem ao longo do ciclo do desenvolvimento humano
Conhecimentos especializados de concepções, práticas e estratégias de ação no campo da educação inclusiva
Conhecimentos especializados de estratégias motivacionais e de dinâmicas de grupos
Conhecimentos especializados de procedimentos sobre comunicação e comunicação alternativa, bem como estratégias facilitadoras ou produtos de apoio neste âmbito
Conhecimentos especializados de processos de observação, de planificação e de intervenção com crianças e jovens com necessidades especiais, em diferentes contextos profissionais
Conhecimentos especializados dos diferentes processos de prevenção e intervenção com crianças e jovens de risco
Conhecimentos especializados sobre a importância das experiências como as expressões artísticas no contexto do desenvolvimento do indivíduo
Conhecimentos especializados sobre a saúde mental, física e social de crianças e adolescentes com necessidades especiais
Conhecimentos especializados sobre adaptação de experiências para aumentar a participação do indivíduo
Conhecimentos especializados sobre cuidados em saúde, suporte social, educação e pedagogia
Conhecimentos especializados sobre diferentes metodologias de trabalho de equipa e compreensão e promoção de dinâmicas interrelacionais
Aptidões
Adaptar expressões artísticas às NE da criança ou adolescente 
Aplicar diferentes técnicas de comunicação, de relacionamento interpessoal e de motivação
Aplicar técnicas de intervenção no apoio a várias atividades com crianças e adolescentes com NE, com vista à promoção da saúde, desenvolvimento e bem-estar
Aplicar técnicas de mediação e de cooperação no trabalho em equipa com pares, outros profissionais e família
Executar técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida, em caso de necessidade
Identificar as necessidades individuais das crianças e adolescentes, nas diversas dimensões do seu quotidiano nos contextos formais e informais
Identificar as patologias com maior prevalência, e principais disfunções no desempenho na infância e adolescência
Identificar dificuldades ou problemas de saúde, de comportamento e de desenvolvimento da criança e adolescente com NE, comunicando-as à equipa e à família
Identificar e comunicar possíveis situações de risco decorrentes do contexto ambiental e/ou humano onde as crianças e os adolescentes estão inseridos
Implementar processos de avaliação da ação, que permitam identificar os fatores de sucesso e as limitações observadas
Organizar e preparar os recursos necessários para a implementação de técnicas e estratégias partilhadas pela equipa
Possibilitar a generalização de técnicas de intervenção partilhadas por outros profissionais de saúde aos contextos naturais de crianças e adolescentes com NE
Promover a inclusão educativa e social de crianças e adolescentes com necessidades
Propor e apoiar a realização de experiências socio-educativas em espaços naturais e culturais diversificados
Selecionar e utilizar diferentes formas de comunicação (incluindo alternativa) na criança e adolescente, e outros interlocutores
Utilizar técnicas facilitadoras da construção de parcerias com as famílias
Atitudes
Atuar segundo as normas de ética, mantendo uma conduta profissional assertiva
Demonstrar assertividade e rigor na execução dos procedimentos, cuidados de saúde e atividades
Demonstrar autonomia, sentido crítico, criatividade e proatividade, perante as especificidades do desenvolvimento e da aprendizagem de crianças e adolescentes com NE
Demonstrar capacidade de comunicação, adaptando a linguagem aos diferentes interlocutores
Demonstrar capacidade de reflexão sobre a sua ação e intervenção, numa lógica de desenvolvimento pessoal e profissional
Demonstrar capacidade relacional e de adaptação aos contextos institucionais e sociais
Demonstrar compreensão e respeito pelas diferenças que caracterizam a diversidade cultural das famílias e dos contextos, onde as crianças e adolescentes com NE se inserem
Demonstrar cooperação, solidariedade, capacidade de partilha e respeito pelo outro, no trabalho de equipa e no trabalho com as crianças/adolescentes
Demonstrar disponibilidade para a participação efetiva das famílias no processo de intervenção e apoio dos seus filhos
Demonstrar flexibilidade, adaptando- se a diferentes situações e contextos de intervenção, evitando ou mediando situações de conflito ou confronto
Demonstrar respeito, princípios, valores éticos e relacionais e capacidade de ação na promoção da inclusão social da criança e adolescente com NE
Demonstrar sentido de organização e de  responsabilidade, no trabalho com os diversos interlocutores
Demonstrar uma atenção constante no desenvolvimento integral das crianças e jovens com NE
Investir na relação e na interação com a criança/adolescente com NE, sua família e equipa de intervenção
Manifestar curiosidade intelectual na atualização de conhecimentos e competências

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Apoio a Crianças e Adolescentes com Necessidades Especiais (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Ciências da Educação (0142) 0142 12 0 0 10%
Línguas e Literaturas Estrangeiras (0222) 0222 3 0 0 2.5%
Filosofia e Ética (0226) 0226 3 0 0 2.5%
Psicologia (0311) 0311 8 0 0 6.67%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 3 0 0 2.5%
Saúde (0720) 0720 10 0 0 8.33%
Terapia e Reabilitação (0726) 0726 20 0 0 16.67%
Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (0761) 0761 61 0 0 50.83%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1500h 294h 0h 60
Semestral Promoção da saúde e bem estar na criança e adolescente Técnica 0761 100h
 (HEP 60h)
28h 0h
4
Semestral Lingua estrangeira – Inglês Geral e científica 0222 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Educação especial Técnica 0142 200h
 (HEP 120h)
56h 0h
8
Semestral Dinâmicas de grupo e gestão de conflitos Técnica 0761 100h
 (HEP 60h)
28h 0h
4
Semestral Diferentes formas de comunicar Técnica 0761 100h
 (HEP 60h)
28h 0h
4
Semestral Desenvolvimento Psicomotor e suas perturbações Técnica 0726 125h
 (HEP 75h)
35h 0h
5
Semestral Desenvolvimento e perturbações da Linguagem Técnica 0726 200h
 (HEP 120h)
56h 0h
8
Semestral Crianças e Adolescentes em risco Técnica 0761 75h
 (HEP 45h)
21h 0h
3
Semestral Atividades e diferentes expressões artísticas e físicas Técnica 0761 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Técnicas de Comunicação Geral e científica 0482 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Saúde Pública e Epidemiologia Geral e científica 0720 100h
 (HEP 60h)
0h 0h
4
Semestral Psicologia Geral e do Desenvolvimento Geral e científica 0311 200h
 (HEP 120h)
0h 0h
8
2º Ano 1500h 147h 0h 60
Semestral Promoção da Literacia em crianças e adolescentes com NE Técnica 0761 100h
 (HEP 60h)
28h 0h
4
Semestral Intervenção precoce Técnica 0142 100h
 (HEP 60h)
28h 0h
4
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0761 750h
 (HEP 720h)
0h 0h
30
Semestral Educação e gestos básicos em saúde Geral e científica 0720 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Cuidados de Saúde em Pessoas com Necessidades especiais Geral e científica 0720 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Bioética Geral e científica 0226 75h
 (HEP 45h)
0h 0h
3
Semestral Atividades adaptadas para crianças com NE Técnica 0761 150h
 (HEP 90h)
42h 0h
6
Semestral Alterações do desenvolvimento e Necessidades especiais em crianças e adolescentes Técnica 0726 75h
 (HEP 45h)
21h 0h
3
Semestral Alimentação e Nutrição Técnica 0726 100h
 (HEP 60h)
28h 0h
4
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)