Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes da Legislação, Organização e Recursos Militares. |
Conhecimentos abrangentes de Métodos de Apoio à Decisão. |
Conhecimentos abrangentes de Reconhecimentos de Engenharia. |
Conhecimentos abrangentes do enquadramento doutrinário da Tática Geral e da Tática de Engenharia. |
Conhecimentos abrangentes e especializados de língua inglesa. |
Conhecimentos abrangentes em gestão das organizações. |
Conhecimentos especializados da Técnica e Tática de Pequenas Unidades. |
Conhecimentos especializados de coordenação de trabalhos de construções verticais em campanha,de manutenção de edifícios em campanha, proteção da força e de construção de uma estrada de campanha. |
Conhecimentos especializados de elevado nível de qualificação profissional e adaptabilidade à situação real de trabalho. |
Conhecimentos especializados de Pontes e da Defesa NBQR, das Construções Verticais e Horizontais e Engenharia de Combate. |
Conhecimentos especializados de técnicas e procedimentos da defesa NBQR em Operações. |
Conhecimentos especializados de técnicas e procedimentos de intervenção dos Sapadores Pontoneiros. |
Conhecimentos especializados de técnicas e procedimentos no emprego da Viatura Blindada Lança Ponte. |
Conhecimentos especializados de trabalhos de Mobilidade, Contramobilidade e Sobrevivência. |
Conhecimentos essenciais de Português e Comunicação. |
Conhecimentos fundamentais abrangentes de técnicas e procedimentos de Contra-Bombismo. |
Conhecimentos fundamentais das medidas ambientais de forma a minimizar os impactos ambientais decorrentes das atividades da unidade . |
Conhecimentos fundamentais de formação militar geral. |
Conhecimentos fundamentais de História, Liderança e Ética Militar. |
Conhecimentos fundamentais de técnicas e procedimentos no âmbito dos Explosivos, Destruições, Minas e Armadilhas. |
Conhecimentos fundamentais dos materiais e ferramentas de sapadores. |
Aptidões |
Empregar técnicas e procedimentos de intervenção dos Sapadores Pontoneiros. |
Analisar os Métodos de Apoio à Decisão. |
Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
Aplicar e coordenar o cumprimento das leis, normas e regulamentos e demais legislação. |
Aplicar os conhecimentos e saberes da Engenharia de Combate. |
Aplicar os conhecimentos e saberes das Construções Verticais e Horizontais. |
Aplicar os conhecimentos e saberes das Pontes e da Defesa NBQR. |
Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
Atuar em Operações de Resposta a Crises (ORC). |
Avaliar o Processo de Mudança nas Organizações. |
Comandar uma Secção de Atiradores (SecAt). |
Comandar uma Secção de Engenharia em Operações. |
Comandar uma Secção em Operações. |
Coordenar os trabalhos de construção de uma estrada de campanha. |
Coordenar trabalhos de construções verticais em campanha |
Coordenar trabalhos de manutenção de edifícios em campanha. |
Coordenar trabalhos proteção da força. |
Desenvolver as atividades e tarefas do Núcleo de Proteção Ambiental. |
Efetuar Combate em Áreas Urbanas (CAU). |
Elaborar estudos, relatórios, pareceres, documentação técnica e administrativa e comunicações ou apresentações escritas e orais. |
Empregar técnicas de camuflagem e deceção. |
Empregar técnicas e procedimentos da defesa NBQR em Operações. |
Empregar técnicas e procedimentos de Contra-Bombismo. |
Empregar técnicas e procedimentos no âmbito dos Explosivos, Destruições, Minas e Armadilhas. |
Empregar técnicas e procedimentos, no âmbito do emprego da Viatura Blindada Lança Ponte. |
Executar Reconhecimentos de Engenharia. |
Executar trabalhos de Mobilidade e Contramobilidade. |
Executar trabalhos de sobrevivência. |
Executar um Exercício de Campo. |
Implementar um Sistema de Gestão Ambiental. |
Praticar a Técnica, Táctica e Procedimentos da Secção de Atiradores. |
Praticar os conhecimentos e saberes adquiridos no âmbito das funções atribuídas a um Sargento de Engenharia em ações de formação. |
Realizar acções de Patrulhas. |
Usar os materiais e ferramentas de sapadores. |
Atitudes |
Colaborar com a equipa de trabalho tendo um papel ativo e cooperativo na coordenação das tarefas com os restantes elementos do grupo. |
Compreender e analisar um problema ou situação de forma sistemática e estabelecer prioridades numa base racional. |
Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações de adversidade. |
Demonstrar iniciativa e disponibilidade para a consecução dos objetivos, agir de forma proactiva e autónoma no seu dia-a-dia e propor soluções e desenvolver novas metodologias de atuação. |
Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos. |
Exercer as suas funções de forma diligente e responsável e incutir nos seus subordinados o sentido de responsabilidade. |
Expressar-se de diferentes formas com clareza e precisão e de forma estruturada adaptada aos diferentes contextos. |
Identificar problemas e realizar análises para obter melhores soluções respondendo rapidamente aos novos desafios. |
Interagir de forma adequada em diferentes contextos e com pessoas de diferentes características, apresentar uma atitude facilitadora do relacionamento e gerir as dificuldades e eventuais conflitos de forma ajustada. |
Organizar o seu trabalho e coordenar com os seus subordinados as tarefas a realizar e estabelecer prioridades de ação fazendo uma gestão de tempo e de recursos necessários para o alcance dos objetivos de forma eficaz. |
Recuperar rapidamente quando confrontado com situações de stress e/ou emocionalmente descompensatórias e manter-se calmo conseguindo encontrar alternativas para resolver uma situação ou minimizar seus impactos negativos. |