Conhecimentos |
Conhecimento aprofundado sobre o processo de relacionamento e de gestão de reclamações. |
Conhecimento especializado sobre a utilização da técnicas de comunicação e da linguagem não verbal, bem como do significado desta no seu interlocutor. |
Conhecimento especializado sobre o funcionamento das plataformas digitais e de gestão de redes sociais. |
Conhecimento fundamental sobre distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento. |
Conhecimento profundo sobre técnicas de vendas e de negociação. |
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos. |
Conhecimentos especializados sobre merchandinsing e animação do ponto de venda. |
Conhecimentos especializados sobre vendas e pagamentos pela internet. |
Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas. |
Conhecimentos fundamentais de marketing. |
Conhecimentos fundamentais sobre a importância das emoções e do funcionamento da mente humana nos processos motivacionais e de decisão. |
Conhecimentos fundamentais sobre a realização de eventos, nomeadamente promocionais. |
Conhecimentos fundamentais sobre fixação de preços. |
Conhecimentos fundamentais sobre gestão da informação. |
Conhecimentos fundamentais sobre liderança. |
Conhecimentos profundos sobre as ferramentas de gestão de equipas comerciais e de fixação de objetivos e indicadores. |
Aptidões |
Analisar as ações determinadas no plano de Marketing. |
Analisar as plataformas digitais, para potenciar a relação com os clientes. |
Analisar dados financeiros para melhor gestão da sua zona de responsabilidade. |
Analisar os fundamentos do funcionamento da distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento. |
Analisar, organizar, avaliar e acompanhar a prospeção. |
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa |
Aplicar as técnicas de gestão de reclamações para que estas sejam uma oportunidade de reforço da relação com os clientes. |
Aplicar as tecnologias de informação para um desempenho mais eficaz na sua atividade profissional. |
Aplicar de forma contínua e estruturada, as técnicas de venda e de negociação junto dos clientes. |
Avaliar o cliente para determinar a melhor forma de desenvolver o processo pós-venda. |
Dinamizar a informação nas redes sociais. |
Identificar e aplicar as técnicas de liderança e processos de motivação para dirigir uma equipa de vendas. |
Identificar e aplicar ferramentas e processos para uma correta definição do orçamento anual e objetivos de desempenho associados. |
Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as necessidades e características específicas dos clientes. |
Preparar a metodologia de fixação do preço para melhor entendimento do mesmo. |
Preparar e organizar a venda. |
Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial |
Atitudes |
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores. |
Adaptar as prioridades em função dos objetivos da organização. |
Assumir um perfil empreendedor. |
Demonstrar autonomia na tomada de decisão. |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade na resolução de problemas, nas ações junto do mercado e nos resultados. |
Demonstrar capacidade de liderança. |
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes. |
Demonstrar capacidade para a utilização de plataformas físicas e digitais. |
Demonstrar flexibilidade para se adaptar a situações e contextos voláteis e disponibilidade para a inovação e a aprendizagem contínua. |
Demonstrar responsabilidade e sentido ético na utilização de técnicas de vendas, indo ao encontro às necessidades da organização e dos clientes. |