Curso


Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto Rua Manuel Pinto de Azevedo n.º 748 - Ramalde 30 60
Descrição geral Gerir, planear, organizar e coordenar, de forma autónoma ou sob orientação/integração em equipa, as diferentes actividades que compõem a operação de venda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da empresa e para a satisfação e a fidelização dos clientes
Atividades principais
Avaliar os produtos da empresa, caraterizar o tipo de clientes, recolher informação sobre a concorrência e o mercado e propor melhorias de forma a satisfazer e fidelizar os clientes
Desenvolver e implementar uma estratégia de comércio eletrónico
Desenvolver, organizar e dinamizar os espaços de vendas
Elaborar estratégias de serviço pós venda e de apoio ao cliente e gerir a receção e o tratamento de reclamações
Elaborar relatórios de atividades comerciais
Gerir clientes, de forma a propor o produto adequado, aplicando técnicas de negociação e vendas adequadas
Organizar e gerir a força de vendas
Realizar a prospeção de mercado, recorrendo a diversas fontes de informação
Conhecimentos
Conhecimento aprofundado sobre o processo de relacionamento e de gestão de reclamações.
Conhecimento especializado sobre a utilização da técnicas de comunicação e da linguagem não verbal, bem como do significado desta no seu interlocutor.
Conhecimento especializado sobre o funcionamento das plataformas digitais e de gestão de redes sociais.
Conhecimento fundamental sobre distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento.
Conhecimento profundo sobre técnicas de vendas e de negociação.
Conhecimentos especializados sobre desenvolvimento e lançamento de produtos.
Conhecimentos especializados sobre merchandinsing e animação do ponto de venda.
Conhecimentos especializados sobre vendas e pagamentos pela internet.
Conhecimentos fundamentais de análise estatística das vendas.
Conhecimentos fundamentais de marketing.
Conhecimentos fundamentais sobre a importância das emoções e do funcionamento da mente humana nos processos motivacionais e de decisão.
Conhecimentos fundamentais sobre a realização de eventos, nomeadamente promocionais.
Conhecimentos fundamentais sobre fixação de preços.
Conhecimentos fundamentais sobre gestão da informação.
Conhecimentos fundamentais sobre liderança.
Conhecimentos profundos sobre as ferramentas de gestão de equipas comerciais e de fixação de objetivos e indicadores.
Aptidões
Analisar as ações determinadas no plano de Marketing.
Analisar as plataformas digitais, para potenciar a relação com os clientes.
Analisar dados financeiros para melhor gestão da sua zona de responsabilidade.
Analisar os fundamentos do funcionamento da distribuição, gestão de stocks e aprovisionamento.
Analisar, organizar, avaliar e acompanhar a prospeção.
Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa
Aplicar as técnicas de gestão de reclamações para que estas sejam uma oportunidade de reforço da relação com os clientes.
Aplicar as tecnologias de informação para um desempenho mais eficaz na sua atividade profissional.
Aplicar de forma contínua e estruturada, as técnicas de venda e de negociação junto dos clientes.
Avaliar o cliente para determinar a melhor forma de desenvolver o processo pós-venda.
Dinamizar a informação nas redes sociais.
Identificar e aplicar as técnicas de liderança e processos de motivação para dirigir uma equipa de vendas.
Identificar e aplicar ferramentas e processos para uma correta definição do orçamento anual e objetivos de desempenho associados.
Identificar e selecionar os mercados-alvo, de acordo com as necessidades e características específicas dos clientes.
Preparar a metodologia de fixação do preço para melhor entendimento do mesmo.
Preparar e organizar a venda.
Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial
Atitudes
Adaptar a linguagem às características dos interlocutores.
Adaptar as prioridades em função dos objetivos da organização.
Assumir um perfil empreendedor.
Demonstrar autonomia na tomada de decisão.
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade na resolução de problemas, nas ações junto do mercado e nos resultados.
Demonstrar capacidade de liderança.
Demonstrar capacidade de persuasão e de estabelecer relações estáveis com clientes.
Demonstrar capacidade para a utilização de plataformas físicas e digitais.
Demonstrar flexibilidade para se adaptar a situações e contextos voláteis e disponibilidade para a inovação e a aprendizagem contínua.
Demonstrar responsabilidade e sentido ético na utilização de técnicas de vendas, indo ao encontro às necessidades da organização e dos clientes.

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Gestão Comercial e Vendas (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Psicologia (0311) 0311 8 0 0 6.67%
Comércio (0341) 0341 86 0 0 71.67%
Marketing e Publicidade (0342) 0342 11 0 0 9.17%
Direito (0380) 0380 4 0 0 3.33%
Estatística (0462) 0462 6 0 0 5%
Informática na Ótica do Utilizador (0482) 0482 5 0 0 4.17%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1620h 270h 0h 60
Semestral Técnicas de Vendas Técnica 0341 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Técnicas de Comunicação Geral e científica 0311 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Sistemas de Informação Técnica 0482 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Psicologia da Venda Geral e científica 0311 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Introdução às Vendas Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Gestão de Marketing Técnica 0342 162h
 (HEP 102h)
45h 0h
6
Semestral Gestão de Leads Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Estudos de Mercado Técnica 0342 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Direito Comercial Geral e científica 0380 108h
 (HEP 78h)
0h 0h
4
Semestral Análise e Tratamento de Dados Geral e científica 0462 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
Semestral Vendas em Canal Digital Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Venda Omnicanal Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
2º Ano 1580h 190h 0h 60
Semestral Promoções e Merchandising Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Projeto Técnica 0341 270h
 (HEP 210h)
60h 0h
10
Semestral Gestão de Equipas de Vendas Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0341 770h
 (HEP 770h)
0h 0h
30
Semestral Direção Comercial Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
40h 0h
5
Semestral Comércio Internacional Técnica 0341 135h
 (HEP 90h)
30h 0h
5
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Diploma de técnico superior profissional
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 30
Total de alunos inscritos em simultâneo 60
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Porto Rua Manuel Pinto de Azevedo n.º 748 - Ramalde 30 60

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Gestão Comercial e Vendas (Percurso Geral) 120 ECTS
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)