Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes das características e propriedades dos materiais. |
Conhecimentos abrangentes de ferramentas de matemática. |
Conhecimentos abrangentes de inglês técnico. |
Conhecimentos abrangentes de eletricidade e eletrónica industrial. |
Conhecimentos abrangentes de controle de qualidade do produto. |
Conhecimentos abrangentes de custeio e orçamentação. |
Conhecimentos abrangentes de desenho de construção mecânica. |
Conhecimentos abrangentes de ligações mecânicas. |
Conhecimentos abrangentes de língua portuguesa. |
Conhecimentos abrangentes de manutenção industrial. |
Conhecimentos abrangentes de órgãos e elementos de máquinas. |
Conhecimentos abrangentes de resistência de materiais. |
Conhecimentos abrangentes de segurança e higiene no trabalho. |
Conhecimentos abrangentes sobre gestão de stocks. |
Conhecimentos abrangentes sustentabilidade energética e ambiental. |
Conhecimentos especializados de desenho assistido por computador. |
Conhecimentos especializados de estruturas e construções metalomecânicas. |
Conhecimentos especializados de fabrico assistido por computador. |
Conhecimentos especializados de maquinação com máquinas equipadas com controlo numérico computorizado. |
Conhecimentos especializados de programação de máquinas equipadas com controlo numérico computorizado. |
Conhecimentos especializados de tecnologias e processos de fabrico. |
Aptidões |
Analisar circuitos elétricos e eletrónicos. |
Analisar, avaliar e auditar situações de risco e atuar preventivamente nas situações de trabalho lesivas para a integridade do trabalhador, procurando contribuir para uma gestão do risco profissional mais eficaz. |
Aplicar as normas e regulamentos ao projeto de estruturas metálicas. |
Assegurar práticas que promovam a sustentabilidade energética e ambiental. |
Calcular os custos dos materiais, de mão de obra, gastos gerais, energia, sobras e subcontratações. |
Calcular ou selecionar os parâmetros, selecionar as ferramentas e definir as estratégias de maquinação. |
Caracterizar e selecionar elementos e órgãos de máquinas. |
Caracterizar os materiais metálicos em função das suas propriedades. |
Colaborar na gestão do stock de materiais e consumíveis. |
Comunicar correta e eficazmente, através da expressão oral e escrita. |
Consultar e interpretar informações de catálogos, manuais e outros documentos técnicos redigidos em inglês. |
Consultar e interpretar informações de catálogos, manuais e outros documentos técnicos redigidos em português. |
Coordenar todas as fases do processo de maquinação. |
Desenhar peças, equipamentos e estruturas metálicas com recurso a software de modelação tridimensional. |
Desenvolver raciocínios matemáticos lógicos. |
Dimensionar elementos estruturais e estruturas simples submetidas a carregamento estático. |
Dimensionar órgãos e elementos de máquinas. |
Efetuar medições elétricas e interpretar as grandezas associadas em ambientes de sistemas de produção industriais. |
Estabelecer e executar o procedimento para a realização das verificações de qualidade. |
Executar as técnicas de diagnóstico e reparação de equipamentos. |
Executar os procedimentos adequados de gestão de resíduos industriais. |
Garantir a fiabilidade dos dados determinantes para a qualidade do produto e/ou do processo. |
Gerir ficheiros de desenho assistido por computador de acordo com o tipo de projeto e software utilizado. |
Identificar e executar as principais técnicas de lubrificação, manutenção e calibração. |
Interpretar e executar desenhos técnicos relativos a peças, componentes e conjuntos mecânicos. |
Interpretar e modelar desenhos técnicos tridimensionais e a partir destes gerar, otimizar e simular programas de comando numérico computorizado. |
Interpretar, elaborar e otimizar os programas de comando numérico computorizado. |
Participar na elaboração de orçamentos e de caderno de encargos. |
Participar no planeamento e execução da manutenção de equipamentos, máquinas, ferramentas. |
Participar no projeto e na montagem de estruturas metálicas. |
Planear e gerir o processo produtivo. |
Proceder de acordo com normas e as práticas de higiene, segurança e saúde no trabalho. |
Programar máquinas ferramenta e outros equipamentos de fabrico utilizados em metalomecânica. |
Realizar operações matemáticas e resolver equações e sistemas matemáticos. |
Selecionar e executar as tecnologias e os processos, as ferramentas, os procedimentos e os parâmetros de trabalho associados ao fabrico. |
Selecionar e executar os processos de ligação mecânica de acordo com os materiais a ligar, características geométricas e funcionais da ligação mecânica. |
Selecionar os materiais de acordo com as aplicações e requisitos pretendidos para o produto. |
Utilizar as tecnologias, os materiais e executar os procedimentos mais adequados a minimização dos impactes ambientais decorrentes do processo produtivo. |
Utilizar os elementos fundamentais da gestão orçamental na elaboração de orçamentos. |
Utilizar os instrumentos e equipamentos de medição e verificação no controlo de qualidade do produto final e no controlo das diferentes fases do processo produtivo. |
Atitudes |
Reconhecer a importância da correta comunicação oral e escrita. |
Adotar uma postura observacional, analítica e crítica no âmbito do desenvolvimento das atividades profissionais. |
Demonstrar autonomia, proatividade, e sentido empreendedor, mas reconhecer as suas limitações. |
Demonstrar capacidade de adaptação a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos, reagindo com propósito a eventuais imprevistos. |
Demonstrar iniciativa decisória na obtenção de soluções adequadas para a resolução de problemas. |
Demonstrar sensibilidade para as questões de sustentabilidade energética e ambiental. |
Estar ciente das situações de risco decorrentes da atividade profissional |
Estar disponível para a aquisição de conhecimentos, competências e experiências de desenvolvimento pessoal e profissional. |
Reconhecer a importância das novas ferramentas tecnológicas, dos novos materiais e dos novos procedimentos. |
Valorizar a partilha de conhecimentos e competências, o trabalho em equipa e as relações interpessoais. |