Conhecimentos |
Conhecimento abrangente e conceptual de anatomia e fisiologia Humana; |
Conhecimento abrangente e conceptual de controlo de qualidade (espaços, equipamentos, materiais |
Conhecimento abrangente e conceptual de ética e direito em saúde |
Conhecimento abrangente e conceptual de farmacologia |
Conhecimento abrangente e conceptual de nutrição e saúde oral; |
Conhecimento abrangente e conceptual de técnicas e informação e comunicação em saúde; |
Conhecimento abrangentes e conceptual de biologia; |
Conhecimento especializado de higiene segurança no trabalho em saúde; |
Conhecimento especializado de materiais dentários; |
Conhecimento especializado de procedimentos clínicos, e primeiros socorros; |
Conhecimento especializado de secretariado clínico; |
Conhecimento especializado nas diferentes valências em medicina dentária |
Conhecimento especializado sobre morfologia oral; |
Conhecimentos abrangentes de documentação técnica e administrativa (procedimentos, organização e arquivo); |
Conhecimentos abrangentes de gestão de stocks e aprovisionamento; |
Conhecimentos abrangentes de gestão e organização de consultórios; |
Conhecimentos abrangentes e conceptual de microbiologia; |
Conhecimentos abrangentes e conceptual de procedimentos de contabilidade; |
Conhecimentos abrangentes e conceptual de técnicas de comunicação e atendimento e gestão de reclamações; |
Conhecimentos especializados de rotinas de manutenção dos materiais e equipamentos; |
Conhecimentos especializados em instrumentos, técnicas e etapas de tratamentos clínicos; |
Conhecimentos especializados em limpeza, desinfeção e esterilização (instalações, equipamentos, instrumentos e materiais); |
Conhecimentos especializados em procedimentos de prótese dentária; |
Aptidões |
Planear e implementar medidas de gestão de recursos humanos e financeiros; |
Analisar as informações dos utentes, preencher documentação técnico-administrativa e emitir faturação do serviço prestado; |
Aplicar normas e técnicas de qualidade, de acordo com as regras de higiene e segurança; |
Aplicar técnicas de organização, classificação e arquivo do ficheiro dos utentes; |
Dinamizar e supervisionar a verificação e controlo de materiais e equipamentos de acordo com os requisitos e normas previstos na qualidade; |
Dinamizar a receção, o atendimento, e o registo das informações dos utentes, dirigindo os utentes de acordo com as diferentes áreas clínicas; |
Gerir e resolver pedidos elaborados pela equipa de saúde, relativos aos equipamentos, materiais, utensílios e produtos químicos e farmacológicos utilizados no consultório; |
Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes em relação à consulta e processo terapêutico. |
Identificar e aplicar os procedimentos técnicos, administrativos e logísticos à função de aprovisionamento; |
Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda, de acordo com as normas e procedimentos definidos; |
Planear e assegurar a requisição de materiais e equipamentos; |
Planear e gerir as atividades clínicas de acordo com cada área clínica; |
Planear, coordenar e assegurar os procedimentos adequados à preparação e esterilização dos instrumentos e materiais, e aplicar técnicas e condições de assepsia nas zonas de trabalho e equipamentos; |
Supervisionar e assegurar a seleção e preparação dos equipamentos, instrumentos e materiais necessários para a realização do ato médico; |
Supervisionar o registo de pedidos, informações, orientações e ocorrências médicas; |
Atitudes |
Assumir a melhoria contínua como um elemento de desenvolvimento organizacional |
Demonstrar auto controlo emocional e cuidado com a imagem e apresentação pessoal |
Demonstrar capacidade crítica e de auto-reflexão |
Demonstrar capacidade de autonomia na tomada de decisão |
Demonstrar capacidade de comunicar verbalmente de uma forma clara, estruturada e fluente; |
Demonstrar capacidade de iniciativa e responsabilidade na realização das suas atividades |
Demonstrar capacidade de organização e de gestão do tempo |
Demonstrar capacidade de relação interpessoal |
Demonstrar capacidade para comunicar de forma respeitosa e eficaz com o doente, a sua família e ouros profissionais |
Demonstrar capacidade para participar ativamente em equipas multidisciplinares |
Demonstrar capacidade para resolução de problemas de forma ética e responsável |