Conhecimentos |
Conhecimentos abrangentes do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). |
Conhecimentos abrangentes de arquivologia. |
Conhecimentos abrangentes de biblioteconomia e museologia. |
Conhecimentos abrangentes de legislação, organização e recursos militares. |
Conhecimentos abrangentes de Métodos de Apoio à Decisão. |
Conhecimentos abrangentes dos procedimentos de controlo de riscos associados às condições de higiene e segurança no trabalho. |
Conhecimentos abrangentes e especializados da língua inglesa. |
Conhecimentos abrangentes e especializados em secretariado. |
Conhecimentos abrangentes em gestão das organizações. |
Conhecimentos abrangentes em recrutamento e comunicação. |
Conhecimentos especializados da Técnica e Tática de Pequenas Unidades. |
Conhecimentos especializados de gestão de recursos humanos. |
Conhecimentos especializados de justiça e disciplina. |
Conhecimentos especializados de legislação. |
Conhecimentos essenciais de Português e Comunicação. |
Conhecimentos fundamentais de formação militar geral. |
Conhecimentos fundamentais de história, liderança e ética militar. |
Aptidões |
Aplicar as regras de funcionamento do arquivo. |
Analisar a resolução de processos disciplinares e de averiguações. |
Analisar processos administrativos em curso no âmbito da secção de pessoal. |
Aplicar as capacidades de comunicação, interpretação e produção textual na língua inglesa. |
Aplicar e coordenar o cumprimento das leis, normas e regulamentos e demais legislações. |
Aplicar os conceitos e princípios do direito do trabalho. |
Aplicar os conhecimentos técnicos da área de administração de pessoal. |
Aplicar os fundamentos da legislação fiscal. |
Aplicar os métodos de apoio à decisão. |
Aplicar os princípios e fundamentos da Organização Militar. |
Aplicar os procedimentos relativos à segurança social. |
Aplicar procedimentos de âmbito do pessoal e secretariado. |
Aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento de público. |
Aplicar técnicas de planeamento num sistema de gestão da prevenção de riscos profissionais. |
Atuar em Operações de Resposta a Crises (ORC). |
Avaliar o Processo de Mudança nas Organizações. |
Comandar uma Secção de Atiradores (SecAt). |
Desenvolver as fases do recrutamento militar. |
Desenvolver processos de gestão e organização de eventos no Exército. |
Efetuar a inventariação, conservação e controlo de bens museológicos no Exército. |
Efetuar Combate em Áreas Urbanas (CAU). |
Elaborar estudos, relatórios, pareceres, documentação técnica e administrativa e comunicações ou apresentações escritas e orais. |
Executar um Exercício de Campo. |
Interpretar os critérios de redação das propostas de concessão de condecorações e louvores. |
Operar a aplicação informática de gestão e controlo de uma biblioteca. |
Operar o sistema de gestão documental do Exército. |
Operar o sistema informático Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). |
Operar um sistema de informação arquivística. |
Praticar a técnica, tática e procedimentos da SecAt. |
Praticar as funções atribuídas a um Sargento na área da prática de comando. |
Realizar ações de Patrulhas. |
Atitudes |
Colaborar com a equipa de trabalho, assumindo um papel ativo e cooperante na coordenação das tarefas. |
Demonstrar capacidade de adaptação em contexto de trabalho. |
Demonstrar capacidade de organização do trabalho e de coordenação dos seus subordinados nas tarefas a realizar. |
Demonstrar capacidade para estabelecer prioridades de ação e para gerir o tempo e os recursos necessários de forma eficaz face aos objetivos estabelecidos. |
Demonstrar capacidade para gerir as emoções e o stress perante situações adversas. |
Demonstrar capacidade para gerir conflitos e dificuldades e para interagir de forma adequada a diferentes contextos e pessoas. |
Demonstrar capacidade para se expressar e comunicar com clareza, precisão e de forma estruturada e adaptada aos diferentes contextos. |
Demonstrar confiança e firmeza na realização das suas tarefas mesmo perante situações de adversidade. |
Demonstrar espírito crítico e capacidade de análise orientada para identificação e resolução expedita de problemas e para a procura de soluções mais eficientes e inovadoras. |
Demonstrar iniciativa e disponibilidade para a consecução dos objetivos, agir de forma proativa e autónoma no seu dia-a-dia, propor soluções e desenvolver novas metodologias de atuação. |
Demonstrar responsabilidade e diligência no exercício das suas funções e incutir o sentido de responsabilidade nos seus subordinados. |
Desenvolver um sentido de missão no grupo promovendo um ambiente de confiança, respeito e inspirar e motivar o grupo na persecução dos objetivos. |
Respeitar as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho. |