| Conhecimentos |
| Conhecimento abrangente da correta utilização da língua portuguesa e inglesa na elaboração e análise de informação financeira e não financeira. |
| Conhecimento abrangente das obrigações fiscais e laborais das PME. |
| Conhecimentos abrangente do regime jurídico aplicável à atividade empresarial. |
| Conhecimentos abrangentes do sistema de normalização contabilistica e dos diferentes normativos aplicáveis às PME. |
| Conhecimentos abrangentes de análise económica e financeira e de avaliação de investimentos. |
| Conhecimentos especializado sobre ferramentas financeiras, de avaliação económico-financeira e de interpretação das demonstrações financeiras. |
| Conhecimentos especializado de cálculo financeiro. |
| Conhecimentos especializado sobre planeamento, elaboração de orçamentos, planos de negócio e projetos de investimento. |
| Conhecimentos especializados de aplicações informáticas para o cumprimento das obrigações legais e preperação de informação de apoio à gestão |
| Conhecimentos especializados de contabilidade de gestão e de ferramentas de apoio à gestão. |
| Conhecimentos especializados de gestão e finanças empresarias |
| Conhecimentos especializados sobre a elaboração das demonstrações financeiras e demais documentos de relato e prestação de contas. |
| Aptidões |
| Analisar a entidade do ponto de vista económico e financeiro e avaliar oportunidades de investimento e necessidades de financiamento. |
| Aplicar os modelos de contabilidade de gestão, participar no processo orçamental e no seu controlo. |
| Aplicar as técnicas de elaboração de orçamentos e de planos de investimento, assim como avaliar as diferentes fontes de investimento e financiamento. |
| Conceber informação financeira, contabilística e fiscal com recurso a aplicações informáticas específicas. |
| Enquadrar as entidades nos respetivos normativos contabilísticos e fiscais. |
| Enquadrar as técnicas de cálculo financeiro na análise de financiamentos e de investimentos. |
| Executar trabalho contabilístico e fiscal e de prestação de contas. |
| Identificar as exigências legais das entidades em matéria de contabilidade, fiscalidade e índole laboral. |
| Identificar potenciais oportunidades de melhoria dos sistemas de informação contabilística, de acordo com as exigências legais e necessidades de informação das entidades. |
| Preparar as demonstrações financeiras, ridigir relatórios e outra informação, aplicando a língua técnica da área da contabilidade, de fiscalidade e de gestão de acordo com os diferentes públicos e recorrendo às novas formas de comunicação na era digital. |
| Preparar relatórios da situação económica-financeira de uma entidade. |
| Processar documentação contabilística em softwares de contabilidade e interpretar os seus outputs. |
| Validar planos de contas em conformidade com as especificidades das entidades. |
| Atitudes |
| Demonstrar capacidade de resolução de problemas técnicos na sua área de especialização, nomeadamente na aplicação dos atuais e novos normativos contabilísticos, fiscais e de índole laboral. |
| Demonstrar autonomia na preparação da informação contabilística, fiscal e laboral. |
| Demonstrar autonomia no trabalho com aplicações informáticas. |
| Demonstrar capacidade de adaptação à evolução tecnológica. |
| Demonstrar capacidade de adaptação às especificidades das organizações e de adequação aos diferentes modelos de controlo de gestão. |
| Demonstrar capacidade de análise crítica quanto à situação da empresa , às diferentes fontes de financiamento e oportunidades de investimento. |
| Demonstrar capacidade de análise e de sistematização de informação contabilística, económica e financeira. |
| Demonstrar capacidade de liderança e motivação em contexto de trabalho. |
| Demonstrar capacidade de organização para o cumprimento integral das obrigações contabilísticas, fiscais e laborais. |
| Demonstrar capacidade para trabalhar com orientação para objetivos e cumprimento de prazos. |
| Demonstrar confiança e proatividade nas suas ações. |
| Demonstrar cortesia e capacidade de adaptar a linguagem aos diferentes utilizadores da informação. |
| Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e procedimentos dos sistemas de contabilidade e de gestão. |
| Revelar consciência da confidencialidade no acesso à informação. |