Curso


Diploma de técnico superior profissional
Um dos seguintes conjuntos de áreas: Matemática; Português; História da cultura e das artes; Técnicas de Multimédia; Tecnologias da Informação e Comunicação
Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo 20
Total de alunos inscritos em simultâneo 50
Localidade Morada Total de novos alunos a admitir em cada ano letivo no local/morada Total de alunos inscritos em simultâneo no local/morada
Portalegre Campus Politécnico 20 50
Descrição geral Conceber, planear, implementar e avaliar - individualmente ou integrado em equipas multidisciplinares - soluções técnico-criativas na área da produção sonora, aplicadas à indústria da música, do audiovisual e das artes do espetáculo.
Atividades principais
Conceptualizar e desenvolver a identidade sonora para videojogos, conteúdos radiofónicos, peças de de teatro e aplicações de software.
Desenvolver som para videojogos e outros artefactos interativos, com recurso a ferramentas de programação informática e edição áudio.
Finalizar produtos áudio e vídeo com as especificações técnicas adequadas aos requisitos de ordem técnica e legal dos meios de distribuição e consumo.
Gerir equipamento técnico de áudio no contexto de uma organização, incluindo processos de aquisição e manutenção.
Gravar som e vídeo, digitalmente, com qualidade profissional, em contextos de produção audiovisual, música e artes do espetáculo.
Gravar, editar, misturar, masterizar e publicar música de diferentes estilos e em diferentes formatos.
Misturar vários sinais áudio - em direto e diferido - observando critérios e boas práticas ao nível estético e técnico.
Planear e configurar um estúdio de som de pequena e média dimensão, incluíndo o seu tratamento e isolamento acústico;
Planear soluções técnico-criativas de produção áudio e vídeo aplicadas à indústria do audiovisual, da música e das artes do espetáculo.
Produzir soluções sonoras criativas com recurso ao estúdio de som virtual (computador), incluído produção e composição musical.
Conhecimentos
Conhecimento abrangente sobre os conceitos fundamentais dos média audiovisuais, os seus modelos de gestão e a sua articulação com a área do som.
Conhecimento abrangente sobre os fundamentos da gestão e empreendedorismo aplicáveis à indústria audiovisual.
Conhecimento conceptual sobre design de microfones e processos de aplicação em contexto real.
Conhecimento especializado da língua inglesa, com vista à sua utilização em processos de produção áudio.
Conhecimento especializado sobre o processo técnico de captação e mistura de som aplicado à música em estúdio e ao vivo.
Conhecimento factual especializado sobre as tecnologias utilizadas no design de som para videojogos.
Conhecimento factual sobre a história da tecnologia de registo e reprodução musical e tecnologia de som para cinema.
Conhecimento procedimental sobre a prática do design sonoro para meios não lineares interativos.
Conhecimento procedimental sobre captação de som em produções audiovisuais, adotando sempre que necessário termos técnicos em língua inglesa.
Conhecimento teórico sobre os conceitos físicos subjacentes ao fenómeno acústico e audição humana.
Aptidões
Captar e misturar performances musicais em estúdio e ao vivo, comunicando, se necessário, especificações técnicas em lingua inglesa.
Captar som em rodagem, com qualidade profissional, adotando as técnicas e tecnologias que melhor servem as especificidades do guião.
Conceptualizar identidades sonoras para diferentes média, coerentes com a missão e especificidades de cada marca/entidade.
Configurar sistemas áudio e vídeo, de complexidade média, em estúdio e ao vivo.
Construir e reparar cabos e outro equipamento eletrónico de áudio, numa lógica DIY.
Desenvolver a edição de video e design de som para uma obra audiovisual.
Desenvolver um plano de negócio para um produto ou serviço na área dos audiovisuais.
Proceder ao tratamento e isolamento acústico de espaços de captação e reprodução sonora.
Produzir a faixa sonora para videojogos e outros conteúdos não lineares interativos, adoptado ferramentas de edição e programação informática.
Selecionar o equipamento de captação audiovisual adequado aos diferentes tipos de utilização.
Atitudes
Adotar uma atitude crítica e sistemática na avaliação de artefactos mediáticos.
Assumir uma atitude crítica e cientificamente sustentada na resolução de problemas tecnológicos.
Assumir uma atitude de experimentação como parte integrante de um processo de trabalho técnico-criativo.
Cultivar uma atitude de gestão de recursos responsável e eficaz.
Demonstrar capacidade na resolução de problemas, sustentando-se na literatura de referência.
Demonstrar capacidade para rever e desenvolver o seu desempenho profissional.
Desenvolver capacidade de comunicação e adaptação a ambientes/equipas multiculturais, incorporando feedback no processo de trabalho e adotando, sempre que necessário, a língua inglesa.
Desenvolver capacidade de escuta crítica.
Desenvolver mecanismos de autonomia na busca de soluções para problemas complexos, nomeadamente com pesquisa nas comunidades em linha.
Desenvolver resiliência e capacidade de trabalho em situação de pressão.

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Design de Som e Produção Musical (Percurso Geral) 120 ECTS
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Área de Educação e Formação Sigla ECTS Peso
Obrigatórios Optativos
Mínimo Máximo
Artes do Espetáculo (0212) 0212 9 0 0 7.5%
Audiovisuais e Produção dos Media (0213) 0213 111 0 0 92.5%
Total 120 0
Plano de Estudos
Plano de Estudos
Duração Op. Unidades Curriculares Componente de formação Sigla - AFE Horas ECTS
Total Aplicação Contacto
1º Ano 1618h 480h 0h 60
Semestral Design de som para videojogos Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
60h 0h
6
Semestral Captação de som para cinema Técnica 0213 160h
 (HEP 100h)
60h 0h
6
Semestral Projeto II - Design de som para cinema Técnica 0213 243h
 (HEP 153h)
90h 0h
9
Semestral Projeto I - Identidades sonoras Técnica 0213 243h
 (HEP 153h)
90h 0h
9
Semestral Produção e linguagem audiovisual Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
60h 0h
6
Semestral Pós produção audio para cinema Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
60h 0h
6
Semestral Identidade sonora para os média Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
60h 0h
6
Semestral História da tecnologia e estética musical Geral e científica 0212 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Semestral História da tecnologia e estética do design de som Geral e científica 0213 81h
 (HEP 51h)
0h 0h
3
Semestral Fundamentos do som e microfonia Geral e científica 0213 162h
 (HEP 102h)
0h 0h
6
2º Ano 1620h 300h 0h 60
Semestral Técnicas de captação musical Técnica 0213 81h
 (HEP 51h)
30h 0h
3
Semestral Som ao vivo Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
60h 0h
6
Semestral Projeto III - Produção musica e som ao vivo Técnica 0213 243h
 (HEP 153h)
90h 0h
9
Trimestral Produção e composição musical em estúdio virtual Técnica 0212 162h
 (HEP 102h)
60h 0h
6
Semestral Mistura e masterização musical Técnica 0213 162h
 (HEP 102h)
60h 0h
6
Semestral Estágio Em contexto de trabalho 0213 810h
 (HEP 808h)
0h 0h
30
T: Ensino teórico, TP: Ensino teórico-prático, PL: Ensino prático e laboratorial, TC: Trabalho de campo, S: Seminário, E: Estágio, OT: Orientação tutorial, O: Outro tipo de contacto, HEP: Horas de estágio protocoladas
Logótipos (COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e UE)