Conhecimentos |
Conhecimento abrangente sobre os conceitos fundamentais dos média audiovisuais, os seus modelos de gestão e a sua articulação com a área do som. |
Conhecimento abrangente sobre os fundamentos da gestão e empreendedorismo aplicáveis à indústria audiovisual. |
Conhecimento conceptual sobre design de microfones e processos de aplicação em contexto real. |
Conhecimento especializado da língua inglesa, com vista à sua utilização em processos de produção áudio. |
Conhecimento especializado sobre o processo técnico de captação e mistura de som aplicado à música em estúdio e ao vivo. |
Conhecimento factual especializado sobre as tecnologias utilizadas no design de som para videojogos. |
Conhecimento factual sobre a história da tecnologia de registo e reprodução musical e tecnologia de som para cinema. |
Conhecimento procedimental sobre a prática do design sonoro para meios não lineares interativos. |
Conhecimento procedimental sobre captação de som em produções audiovisuais, adotando sempre que necessário termos técnicos em língua inglesa. |
Conhecimento teórico sobre os conceitos físicos subjacentes ao fenómeno acústico e audição humana. |
Aptidões |
Captar e misturar performances musicais em estúdio e ao vivo, comunicando, se necessário, especificações técnicas em lingua inglesa. |
Captar som em rodagem, com qualidade profissional, adotando as técnicas e tecnologias que melhor servem as especificidades do guião. |
Conceptualizar identidades sonoras para diferentes média, coerentes com a missão e especificidades de cada marca/entidade. |
Configurar sistemas áudio e vídeo, de complexidade média, em estúdio e ao vivo. |
Construir e reparar cabos e outro equipamento eletrónico de áudio, numa lógica DIY. |
Desenvolver a edição de video e design de som para uma obra audiovisual. |
Desenvolver um plano de negócio para um produto ou serviço na área dos audiovisuais. |
Proceder ao tratamento e isolamento acústico de espaços de captação e reprodução sonora. |
Produzir a faixa sonora para videojogos e outros conteúdos não lineares interativos, adoptado ferramentas de edição e programação informática. |
Selecionar o equipamento de captação audiovisual adequado aos diferentes tipos de utilização. |
Atitudes |
Adotar uma atitude crítica e sistemática na avaliação de artefactos mediáticos. |
Assumir uma atitude crítica e cientificamente sustentada na resolução de problemas tecnológicos. |
Assumir uma atitude de experimentação como parte integrante de um processo de trabalho técnico-criativo. |
Cultivar uma atitude de gestão de recursos responsável e eficaz. |
Demonstrar capacidade na resolução de problemas, sustentando-se na literatura de referência. |
Demonstrar capacidade para rever e desenvolver o seu desempenho profissional. |
Desenvolver capacidade de comunicação e adaptação a ambientes/equipas multiculturais, incorporando feedback no processo de trabalho e adotando, sempre que necessário, a língua inglesa. |
Desenvolver capacidade de escuta crítica. |
Desenvolver mecanismos de autonomia na busca de soluções para problemas complexos, nomeadamente com pesquisa nas comunidades em linha. |
Desenvolver resiliência e capacidade de trabalho em situação de pressão. |